Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina de Alexandria

25 de Novembro 305

A protetora e padroeira de nosso Estado!

“... Assim implorei e a inteligência me foi dada; supliquei e o espírito da sabedoria veio a mim. Eu a preferi aos cetros e tronos, e avaliei a riqueza como um nada ao lado da sabedoria”. (Sab. 7, 7-8)

Ó bela Alexandria, és a pérola do mediterrâneo, e uma das mais belas cidades do Egito. Fostes, na antiguidade, o centro de todo o conhecimento humano, quando da criação da célebre biblioteca de Alexandria.
Fostes, também, e com grande orgulho o berço de Catarina, a tua filha mais ilustre, e que apresentou as tuas maravilhas ao mundo.

Santa Catarina

Santa Catarina nasceu em Alexandria, principal cidade do Egito antigo. Era filha do ilustre Rei Costus e de D. Sabinela, nobres descendentes diretos dos reis e governadores do país!
A pequena Catarina era dotada de uma beleza incomparável, porém destacava-se pelo seu espírito alegre e despojado.
Desde muito cedo demonstrou uma inteligência clara e brilhante; teve como mestres os sábios de Alexandria e, tão rápidos foram seus progressos, que aos 13 anos era mestra das sete artes: eloqüência, poesia, música, arquitetura, escultura, plástica e coreografia.
Quando Catarina estava com 15 anos, o Rei Costus, seu pai, faleceu e assim foi com sua mãe para as montanhas das Cilícia, vivendo assim uma temporada de descobertas.
Durante aquele tempo conheceu Ananias, um velho sacerdote amável e comunicativo. Ananias transmitiu a Catarina os mistérios do Cristianismo.
Dona Sabinela, já era cristã batizada, e desejava o mesmo para a sua filha, além de um bom casamento que trouxesse segurança e proteção.
Numa determinada noite, mãe e filha, tiveram um sonho bastante significativo no qual a Santíssima Virgem Maria apresentava o Menino Jesus a Catarina, e este, tomando da mão de Catarina, coloca em seu dedo um anel de ouro, anel de compromisso. Maria pede a Catarina que seja batizada. Quando Catarina desperta do sono, percebe o anel em seu dedo!
Desejosa em cumprir o que prometera em sonho, Catarina procura ainda mais, instruir-se nas verdades da fé, e, assim sendo, recebe o Santo Batismo. Dona Sabinela e a filha confiaram o reino a um governador e voltaram à Alexandria.
Com a morte de sua mãe, Catarina transforma sua residência num lar de acolhida e escola de formação Cristã. A nossa jovem, tendo apenas 18 anos, é capaz de confundir os maiores filósofos de Alexandria e arredores.
Catarina é testemunho de fé e vida incontáveis são os que a seguem, e nela encontram as repostas das verdades do evangelho de Jesus Cristo!
O Imperador Maximiano havia decretado uma perseguição aos cristãos e sua doutrina, tendo Conhecimento e sabedor do grande preparo de Catarina, prometeu um prêmio ao filósofo que conseguisse afastar a jovem da religião Cristã. Numa discussão pública, para a qual Catarina foi convidada, tudo fizeram para desorientá-la. Ela porém, iluminada pelo Espírito Santo, respondeu-lhes com tanta clareza e sabedoria que os próprios filósofos abandonaram o erro.
Surpreendido pelo êxito inesperado da discussão pública, o imperador procurou, por todos os meios, arrancar Catarina do Cristianismo. Adulações e promessas de fazê-la imperatriz: tudo em vão!
Com soberano desdém, a jovem repeliu as ofertas do Imperador, declarando-se esposa de Cristo. Catarina foi lançada em um cárcere escuro, onde ficou doze dias. Quando saiu de lá estava mais bela do que nunca; seus olhos eram como fachos de luz e sua pele alva estava reluzente.
Nossa jovem mártir é entregue aos algozes, condenada ao martírio da roda. No momento em que ia ser estendida sobre a roda, Catarina traçou o sinal da cruz e esta despedaçou-se imediatamente. Este milagre fez com que o povo rendesse louvor ao Deus dos Cristãos e a própria Imperatriz confessasse a sua fé no Filho de Deus. Cada vez mais irritado e enfurecido, Maximiano, percebendo que todos os seus esforços eram em vão, pronunciou a sentença de morte e mandou levá-la ao lugar do suplício. Após uma oração de louvor e súplica e agradecimento ao Deus verdadeiro. Catarina foi decapitada e de suas veias saiu leite ao invés de sangue!
Seu corpo foi levado ao Monte Sinai, onde a sepultaram. Dizem que os próprios anjos levaram seu corpo! Mais tarde sobre sua sepultura foi construído um convento, que ainda hoje existe, e é habitado por monges gregos.
Santa Catarina de Alexandria, por seu grande saber, é padroeira dos estudantes, filósofos e juristas, e com muito orgulho, a padroeira do Estado de Santa Catarina.
“Eu olhei ainda. Havia ao lado dos querubins, quatro rodas, uma junto a cada um deles!” (Ez. 10, 9). Um dos querubins não será Santa Catarina?!

Oração que Santa Catarina recitou na hora do martírio:


“Jesus, Meu Senhor e Meu Deus, peço que seja socorrido em vós todo aquele que em momentos de aflição, invocar a lembrança de meu martírio. Livrai da morte súbita os meus devotos e concedei a eles, por toda a vida, abundância de pão e água, além da saúde. Que as doenças e as tempestades se mantenham longe de suas casas. Que as mulheres não abortem nem morram no parto. Que não haja carestia onde moram e que o orvalho do céu desça sobre suas cabeças dia e noite. Concedei que por fim, se alguém recorrer a meu nome, seja conduzido pelos anjos ao repouso eterno. Amém!”

Paz e Bem!
Marcio Antônio Reiser O.F.S.

Comentários

Anônimo disse…
quero saber sobre a parte onde a santa dominou os homens feroses
Ernesto disse…
Encontrei uma pequena imagem muito bem impressa, deixada no banco da capela azul de Chapecó, e fiquei interessado na história da Santa.
Fiquei surpreso de ser Ela a padroeira de Santa Catarina, e mais surpreso porque tenho o Cristo Pantocrator que está no mosteiro do Monte Sinai onde está seu túmulo.
Ofereci a imagem da santa a minha
filha que é estudante.
Unknown disse…
Há muito tempo tenho um livro de oração e nele contém uma oração de santa Catarina de Alexandria, e sempre me peguei com ela nas horas de exames da escola. Pois o meu marido foi fazer um concurso do estado aqui no RN era muito concorrido, e fiz um voto com ela. eram três vagas no qual ele estava concorrendo, ele foi aprovado em terceiro lugar. eu agradeço primeiramente a Deus segundo a santa Catarina e Alexandria
Angela disse…
Um dia me deram a oraçao de sta catarina para preservar o amor de quem nos ama,ela inicia assim;minha Gloriosa santa catarina vos que sois beata como o sol,formosa como a lua linda como as estrelas...e esta oraçao e a fe que tenho em Sta Catarina me trouxe um homem bom,temente a DEUS.Evitei me casar varias vezes por achar nao ser a pessoa certa,mas no dia 25 de março me caso sem receios,aos 45 anos,graças a minha fe em sta catarina sta terezinha e sto antonio meus intercessores ao PAI.amem. A.M.M FORTALEZA CE
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Boas
Tenho uma capela que só agora soube que é a Santa Catarina é padroeira estou maravilhada com a historia e a vida desta santa tão bela e sábia já tenho a imagem logo vou fazer com que a Santa Catarina seja conhecida e adorada por todos que a visitam.
Chamo-me Maria e sou Meinedo do conselho de lousada :)
Unknown disse…
Estive na missa em louvor a Santa Catarina no dia 30/11/2.014 e fiquei muito contente e admirado em ver a quantidade de fiéis que ali se encontravam, devido a dificuldade, pois a Capela se encontra em bairro bem afastado do centro da cidade de Ibiuna no local chamado de Pocinho. pela 2













Estive na missa em louvor à Santa Catarina no dia 30/11/2014 no bairro do Pocinho em Ibiúna. Muitos devotos e gentes de todos os lugares ali presente.Uma missa muito bonita pois em certo momento o pároco com certa habilidade narra a história de Santa Catarina. Parabéns à Padroeira e a todo àquele povo acolhedor e carismático.
02 de dezembro de 2014 11:40
Anonimo disse…
Santa Catarina é muito poderosa.Obrigada santa Catarina!!
Anonimo disse…
Santa Catarina é muito poderosa.Obrigada santa Catarina!!
Unknown disse…
Linda história de vida! Santa Catarina de Alexandria rogai por nós!
Unknown disse…
Linda história de vida! Santa Catarina de Alexandria rogai por nós!
Unknown disse…
Linda história de vida! Santa Catarina de Alexandria rogai por nós!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Que Santa Catarina interceda junto ao Pai e a Santíssima virgem celeste esta graça. Amem
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Sempre quis colocar o nome de minha filha de Catarina.Agora após a leitura desta linda história tenho a ceteza de que se Deus me permitir ter uma menina será com esse Belo nome que irei batizá-la. Amém
maristela disse…
Moro no Texas USA. Meu interesse surgiu porque tive um sonho no qual me aparecia um lugar chamado Santa Catarina Brasil, e no sonho dizia que eu ia pra lá. Como nunca viajei ppra este lugar ou tinha nenhuma imagem de como se parecia. Só me lembro que na noite anterior peso muito ao Espírito que me enxesse de sabedoria e saúde. Então tive este sonho via tudo Verde plantas e muitas águas Como nunca vi o lugar Santa Catarina, resolvi buscar no YouTube pra minha surpresa alguns do local parecia com o sonho que tive. Logo depois figuei meditando e buscando um significado pra isto! E mme encontrei com a urgência de saber quem foi ou que é Santa Catarina o que me direcionou a este site de informação, nunca ouvi falar desta Santa e sua estória de Divindade. Agora ainda me encontro buscando conceção e Luz para este acontecimento. Obrigado
maristela disse…
Corrigindo: pedi* encher se me*
Unknown disse…
Estou em busca de ajuda a minha filha que não consegue se concentrar nos estudos embora estude bastante não consegue ir bem na hora das provas. Vou fazer orações a Santa Catarina de Alexandria Porque tenho muita fé e espero alcançar mais esta graça.No final do ano
voltarei aqui para postar meus agradecimentos
Unknown disse…
Estou em busca de ajuda a minha filha que não consegue se concentrar nos estudos embora estude bastante não consegue ir bem na hora das provas. Vou fazer orações a Santa Catarina de Alexandria Porque tenho muita fé e espero alcançar mais esta graça.No final do ano
voltarei aqui para postar meus agradecimentos
Unknown disse…
Estou em busca de ajuda a minha filha que não consegue se concentrar nos estudos embora estude bastante não consegue ir bem na hora das provas. Vou fazer orações a Santa Catarina de Alexandria Porque tenho muita fé e espero alcançar mais esta graça.No final do ano
voltarei aqui para postar meus agradecimentos
Unknown disse…
Você fez bem em dar este presente. Uma grande Santa de inteligência admirável. Santa Catarina de Alexandria ora pro Nobis
Unknown disse…
Estaremos no aguardo. Sua filha deve ser uma joia muito especial, ensine a ela os caminhos da fé e mostre a história desta grande Santa. Que ela aprenda a pedir sua intercessão antes das atividades. Que Santa catarina de Alexandria a mostre um método de aprender melhor as matérias e controlar a ansiedade que afeta muitos os alunos no período dos exames. Pax et Bonun
Unknown disse…
Tive um sonho que eu pintava uma Santa, e quando eu vi, um homem transformou a minha pintura, em uma talha na madeira, e era essa Santa. Não conhecia sua história, mto linda! O que eu preciso, é de sabedoria para viver!! No sonho, parecia uma rainha medieval, justamente como ela foi!! Obrigada meu Deus, por nós mostrar através de sonhos, nossas Santas protetoras!!!!
Denise Menezes
Unknown disse…
Eu aprendi com minha mãe a oração de Santa Catarina. Que nos livra dos inimigos. Santa Catarina clara e digna vos fostes, aquela senhora que passou pelas portas de de Abraão e encontraste a sinquenta mil homens e vos abrandastes. Assim pessoas abrande o coração de meus inimigos para que não me faça mal se tiver pés que não me alcancem se tiver olhos que não me veja. E se veja assim tão acorrentados de pés e mãos assim como nosso senhor se viu na cruz para sempre amém Jesus.
Unknown disse…
Eu aprendi com minha mãe a oração de Santa Catarina. Que nos livra dos inimigos. Santa Catarina clara e digna vos fostes, aquela senhora que passou pelas portas de de Abraão e encontraste a sinquenta mil homens e vos abrandastes. Assim pessoas abrande o coração de meus inimigos para que não me faça mal se tiver pés que não me alcancem se tiver olhos que não me veja. E se veja assim tão acorrentados de pés e mãos assim como nosso senhor se viu na cruz para sempre amém Jesus.
eliza araujo disse…
Agradeço a baixo de Deus de largar duas muletas hoje ando perfeitanente capela sta catarina de alexandria em São gonçalo RJ

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo