Santa Ágatha ou Agueda



Santa Ágatha ou Agueda

5 de Fevereiro

Protetora das enfermidades dos seios!

“Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te ofereceu para amamentar?”
Sta. Agatha


“Com o maior cuidado, a igreja recolheu as lembranças daqueles(as) que foram até o fim para testemunhar a fé. São as ‘atas dos mártires’. Constituem os arquivos da verdade escritos em letras de sangue. O martírio é o supremo testemunho prestado a verdade da fé; designa um testemunho que vai até a morte.”
(Catecismo da Igreja Católica)

A Nossa Santa

A prospera cidade de Catânia, bela por um privilegio da natureza, talvez a mais bela da Sicília, e a mais rica; serviu de berço natal para Agatha, que ao nascer despertou a atenção de todos por sua beleza e pela luminosidade de seus olhos.
Filha de nobres comerciantes que em tudo se empenhavam para a formação de seus filhos. Eram cristãos devotados, educaram e instruíram seus filhos no cristianismo, apesar de às escondidas por causa da perseguição do imperador Décio, pelos anos 250.
Agatha era dotada de uma inteligência invejável, além de uma beleza que encantava a todos. Nossa jovem era muito religiosa, nutria um amor por Jesus e a Ele consagrou sua vida de todo o coração, desejando por Ele renunciar os amores terrenos.
Como não deixaria de ser, uma jovem bela, rica e inteligente; cortejada por muitos jovens da sociedade Siciliana e a todos dispensava com delicadeza, pois seus planos eram outros. Porem, as coisas não são sempre fáceis quando se trata de sentimentos humanos.
Um senador romano ilustre e poderoso apaixonou-se pela jovem Agatha, e por ela era capaz de mover meio mundo. Quando recebeu dela a recusa de seu cortejo, tornou-se intratável e odioso. Seu nome era Quintianus, e, descobrindo que Agatha era cristã e que havia sido trocado por Cristo, deu inicio a uma violenta perseguição contra a jovem, inclusive entregando-a ao imperador Décio.
Pelo imperador, homem cruel e inimigo dos cristãos; foi submetida a um humilhante processo condenatório.
No momento do julgamento, o governador da cidade, vendo-a em sua presença, interrogou-a asperamente: “Tu a que casta pertences?” ao que Agatha respondeu: “Embora de família nobre e rica, tenho a honra e a alegria de ser serva de Jesus Cristo, meu Senhor e meu Deus.”
Condenada! Foi despida, amarrada e arrastada sobre cacos de vasos e brasas acesas e depois lhe arrancaram os seios com ferros cortantes.
Agatha, referindo-se aquela brutalidade, olhou para o juiz e disse: “Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te ofereceu para amamentar?”.
Nenhum remédio ou ataduras foram permitidas que se colocassem nas suas feridas e depois das cruéis torturas foi jogada num calabouço escuro, sujo, sem água e sem comida, para ali morrer.
Segundo a tradição, durante aquela noite Agatha teve uma visão de que São Pedro, acompanhado de um jovem que trazia uma tocha, foram visitá-la. O jovem aplicou óleos e ungüentos sobre os ferimentos e São Pedro impôs as mãos; e na manhã seguinte ela estava milagrosamente curada das feridas e restabelecida de suas forças físicas e espirituais.
O cruel senador Quintianus, ao tomar conhecimento do milagre, solicitou ao imperador que fossem intensificadas as torturas. Novamente a jovem Agatha, permanecendo fiel a Cristo, foi despojada de suas vestes e arrastada sobre brasas, cacos de vasos, marcada com ferro e lançada ao calabouço, onde em lagrimas exclamava: “Meu Senhor Jesus Cristo, vós sois o meu coração e minha vida. Leve-me e faça-me eternamente sua!” Nesse exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela então veio a falecer.
O funeral da virgem mártir Agatha foi bastante movimentado e todos os presentes testemunharam a presença de um jovem com uma tocha na mão.
No primeiro aniversario de sua morte o vulcão Etna entrou em erupção. Os cristãos devotos de Santa Agatha colocaram o véu que cobria o seu tumulo sobre as lavas do vulcão que imediatamente o estancaram, salvando a cidade de Catânia. Era o dia cinco de fevereiro; dia em que foi estabelecida a sua festa e também o seu patronato sobre a cidade.
Segundo também, a tradição, Santa Luzia esteve com sua mãe enferma no tumulo de Santa Agatha e ela foi milagrosamente curada.
Agatha é uma das poucas santas citadas no cânon da missa. Na arte litúrgica da igreja, ela é mostrada como uma mártir, com a palma do martírio e os dois seios em um prato.
Louvemos a Deus em nossos santos e santas, beatos e beatas, e em tantos mártires que regaram com seu sangue, a igreja de Jesus Cristo.
Parece impossível imaginar tantas crueldades contra cristãos nos dias de hoje, porém, em muitos lugares, cristãos são martirizados por defender a fé em Jesus Cristo, o mártir por excelência.
Que possamos, sempre, testemunhar com o exemplo e com a vivencia a nossa fé. Que nossa santa do mês, Agatha, nos ensine que o amor sempre vence!


Oração:

Oh! Santíssima Trindade, nós vos agradecemos pelas graças que concedestes a vossa fiel serva Santa Agatha; e que pela sua intersecessão à vossa infinita misericórdia, apesar de nossas misérias, vos digneis conceder a graça que humildemente imploramos...
Dignai-vos atender o nosso pedido, se assim for da vossa vontade.
Meu Senhor e meu Deus, eu vos ofereço o meu pedido em união com a paixão de Jesus Cristo, e com os méritos e virtudes de Sua Mãe Maria Santíssima.
Amém



Pai Nosso, Ave Maria, Gloria...Salve Rainha!
Paz e Bem!
Marcio Antonio Reiser O.F.S.

Comentários

Anônimo disse…
Olá, eu sou Lidia, e estou fazendo uma série de posts sobre Santas virgens e mártires e gostaria de saber se posso usar esse post no meu blog. Eu indico a fonte.
Pax
Ágatha Pessoa disse…
Ádorei, Meu nome é Ágatha, e então sou uma chará dela. tenho uma correntinha com a foto dela. Ela é muito linda!
facas disse…
Mais uma que sofreu pelo amor a Deus que exemplo, que fé maravilhosa.
Unknown disse…
Oi... não Catania fica na Sicília, que é uma ilha da Itália.
oi sou agda e assim que escrevo meu nome.
meu ex marido se chama décio, mesmo nome do imperador que mandou tortura-la
Maryna disse…
Eu estava passando por muitos problemas de saúde, então, quando fui à Cidade de Aparecida do Norte, na sala de promessas, pedi à Nossa Senhora cura do corpo, da alma e da mente; E no meio da semana de retorna de Aparecida, tive um sonho que me falavam para ir toda semana na Igreja de São Bento. Então eu me lembrei que aqui no Rio tem um convento de São Bento. Porém, no caminho não muito distante, também tem a igreja de Santa Rita, e eu achava esta igreja muito cheia de luz, bonita, alegre, clara, não que as outra não fossem, mas eu sentia algo bom, diferente nesta igreja; então, nas voltas do Convento de São Bento, eu passava na Santa Rita, e passei a entrar nesta igreja durante a semana, e em uma destas entradas, foi comunicado que teria a missa de São Brás e Santa Rita. Pelas caminhos indicados por Nossa Senhora Aparecida eu os conheci. Na época eu estava com vários nódulos no seio e cisto, ( a médica me disse que nunca tinha visto alguém tão jovem com tantos cistos e nódulos no seio). Hoje em dia todo dia 5 eu vou a igreja de Santa Rita para receber a imposição da cruz de Santa Ágatha pelo padre.
O motivo de Nossa Senhora, ter me indicado o convento de São Bento foi porque eu estava passando, tinha sintomas de depressão e não me dei conta. Muita fadiga, sono interrompido. E através das orações e muitas missas fui tendo revelações de ataques das trevas. Entendi que a depressão, ao menos no meu caso, é uma porta, uma falha em que se deixa o mal entrar, o mal espiritual, e ele passar a dominar os seus medos e traumas, de que nem temos consciência. Nossa Senhora não me deu a cura de Imediato, não é porque Ela não quis, ou eu não merecesse; mas o que impedia era a minha falta de fé. Sei disto porque certa vez, durante mais uma missa da libertação, na entrada dos padre e dos coroinhas e música tocando, me veio emoção e bem estar, mas me veio na mente, não adianta. Pensei não adianta. Mas não adianta o que?. Rogo a Deus, vou a missa , faço novenas, tive muitas graças.O mínimo que fazia, desde os 13, rezava o Pai Nosso antes de dormir. Mas de onde vem este não acreditar, bem escondido, lá no inconscientemente, não sei. Não lembro de nenhum trauma em nenhuma fases da vida. E desde que me entendo por gente sempre acreditei em Deus e em Jesus, nunca duvidei, nunca achei que fosse uma história fantástica.
Bom, resumido, recebi muitas graças porque fui obediente. Apesar de estar um bagaço energeticamente, abatida e envergonhada por causa do fisionomia, e envergonhada de ainda estar abatida após tantas graças, fui obediente. Obediente em ir às Missas. Sendo obediente Deus consegue nos tocar, nos libertar do toque do mal. E em muitas das novenas que fiz, uma foi para o Padre Victor Coelho, e durante esta novena, ao abrir os olhos pela manhã me veio à mente " Deus não quer sacrifício mas disciplina ". Se dessem ouvidos, se déssemos ouvido aos apelos de Nossa Senhora em suas aparições o mundo não estaria como está hoje.

Marly disse…
Agatha é nome de minha primeira neta. Ela nasceu em 18 de outubro de 2007

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo