Nossa Senhora de Dong Lu - CHINA.


06 de maio

Muitas vezes ouvimos o questionamento do quando começou a veneração a Santíssima Virgem Maria. Num primeiro momento lembramos  a saudação Angélica, ou seja o momento da visitação do Anjo Gabriel anunciando a vinda do Messias: “ AVE  MARIA, CHEIA DE GRAÇA”.Ele a saúda  como a cheia da graça de DEUS, sua  beleza e  seu  encanto,  unidos a sua pureza fazem o Embaixador do Céu curvar-se reverente.Ainda nas mesmas páginas do Evangelista Lucas, encontramos a saudação a   Maria  feita por sua prima Isabel, no momento da visitação:” BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE”. Ao que a própria  Virgem responde: “DORAVANTE AS GERAÇÕES ME CHAMARÃO DE BEM-AVENTURADA”.

Entende-se, portanto, que nos primeiros séculos a veneração a Maria não se tornou muito explícita, porque a exemplo de São Paulo, os primeiros Padres da Igreja, em suas pregações, salientavam a figura de Jesus Cristo, no dizer:” Nós anunciamos o Cristo crucificado...(que) é poder de DEUS e sabedoria de DEUS”(I Cor 1,23-24).  Os primeiros  teólogos foram esclarecendo, em resposta aos hereges, algumas questões sobre a Divindade de Cristo e a importância de Maria na obra da salvação.Foi tão somente no Concílio de Éfeso(431), que Maria foi declarada theotókos(=Mãe de Deus), foi uma explosão de júbilo ao culto mariano.
Porém foi na Idade Media que esse amor e o culto se expandiu  grandemente no Ocidente, isso graças aos grandes pregadores como São Bernardo de Claraval,  Domingos de  Gusmão, Antonio de Pádua e o  pobrezinho de Assis, Francisco. Nesse período os sacramentais  como o Escapulário , entregue a Simão Stock, prior dos carmelitas, pela própria Virgem Maria, e o Santo Rosário, ensinado por Ela, a  Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, tornam-se devocionais muito amados por religiosos e pelo em geral.
Basta acompanharmos o curso da Historia para percebermos o quanto de amor a Santíssima Virgem tem dispensado a Igreja e aos seus filhos.Foram tantas e incontáveis aparições, revelações e manifestações que simplesmente mudaram ou acrescentaram à Historia e à geografia de toda a face da terra.Títulos que trazem o nome da cidade, tipo: Lourdes, Fátima, Lujan, Aparecida, Caravagio, Covadonga, Pompeia etc. É sempre a mesma mãe amorosa, derramando suas bênçãos sobre seus filhos.

Nossa Senhora de Dong Lu (China).

O pequeno vilarejo ao norte da China, chamado Dong Lu,  que por volta do ano de 1900 era conhecido como:” A terra dos mendigos” distinguia-se dos outros  vilarejos pelo fato de que ali residiam cerca de 1000 cristãos católicos. Pelos anos de 1899 a 1900, o Movimento chamado “O Levante dos Boxers”,que era um Movimento Yihetuan ou seja um Movimento popular antiocidental e anticristão na China. Eram soldados raivosos que se lançavam contra tudo e contra todos. O vilarejo de Dong Lu foi alvo de um exército de 10000 soldados enfurecidos e prontos a destruir todo e qualquer sinal de Ocidente e cristianismo.
Os ataques seguiam violentos e cruéis  ate que num dia  cinzento do mês de abril de 1900, durante o massacre aos cristãos, uma linda mulher vestida de branco apareceu nos céus toda  envolta em uma luz serena e delicada. Tão logo os soldados a viram passaram a atirar em sua direção, porem as balas e outros projéteis se perdiam no ar.Quanto mais a atacavam mais ela irradiava luz e eles ficaram inebriados com o que contemplavam.Nesse momento surge um  guerreiro solitário montado em um cavalo de fogo e trazendo em suas mãos uma espada brilhante como um raio de trovão. O valente cavaleiro, que acredita-se ser São Miguel Arcanjo, põe pra correr um exercito de 10000 homens, sozinho. Toda a população, ainda extasiada com  a cena, perguntava-se:” De onde vieram  a Senhora e o Valente Guerreiro? Padre WU, um sacerdote chinês do local disse ter se colocado de joelhos e clamado o Auxilio da Virgem Maria, que prontamente  veio em seu auxilio.
Num gesto de gratidão os moradores decidiram construir uma Igreja em homenagem a bela Senhora que lutara em favor de seus filhos.Padre WU conseguiu uma pintura da mãe do imperador vestida com trajes imperiais e pediu a um pintor que retratasse Maria com aqueles trajes e com o menino no colo, nos mesmos trajes.Tendo ficado pronto, o belo quadro foi entronizado na Igreja com muita solenidade.No ano de 1924, o Conselho Episcopal da China declarou Nossa Senhora de Dong Lu, padroeira da China, e seu dia festivo 06 de maio de cada ano.
Quando os comunistas chegaram ao poder na China, e como fazem em todos os lugares que dominam,  baniram todo e qualquer tipo de religião, tentaram destruir a  Fe Cristã  Catolica, destruíram Igrejas e a de Dong Lu também, era o ano de 1951.A bela Imagem da Virgem foi destruída e pisoteada pelos sanguinários comunistas. Ao que se sabe, somente um pequeno Santuario dedicado a Virgem de Dong Lu foi mantido em  Hubei.
No dia 24 de maio de 1995, Católicos de toda a China viajaram ate o local do antigo Santuario para comemorar a festa de Nossa  Senhora Auxilio dos Cristãos, estima que mais de 30 mil peregrinos estiveram no local, apesar das barreiras e tentativas do governo de impedir a peregrinação. La estavam eles, sem medo, prestando seu amor incondicional a Virgem de Dong Lu, aos pés do morro da mãe abençoada.
Foi nesse dia que aconteceu o milagre do sol, o  astro maior, começou a girar em muitas direções e emitir raios multicoloridos e nesse momento apareceu a Virgem no Céu com o Menino Jesus nos braços abençoando a todos, Maria voltava a China para manifestar seu amor.Durante as cerimônias alem das 30000 pessoas, estavam quatro Bispos e quase 100 Padres para as cerimônias.Todos foram testemunhas do acontecido.
Mais uma vez o perverso regime comunista   tenta impedir as manifestações religiosas e manda destruir tudo que restava do Santuário, ameaçando os peregrinos de prisão e de morte, porem nada detém aquele povo de fé.A devoção e a fé a Virgem de Dong Lu, pode não encontrar mais um Santuário para abrigar seus devotos, porem ela esta enraizada nos corações de todos os seus filhos fieis.
Que a Virgem de Dong Lu, abençoe e guarde o povo Chines , sempre defendendo das amarras do sórdido regime Comunista que ainda insiste e espalhar seu tentáculos, também pelo mundo.
Salve Maria.
Paz e bem.
Marcio Antonio Reiser OFS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo