Nossa Senhora da Caridade do Cobre - Padroeira de Cuba


“Assim como a trincheira protege o soldado ou o muro protege uma propriedade, assim é Maria. Ela é o refugio para onde acorrem os pecadores, aqueles que de alguma maneira ofenderam a Deus. Quando cometemos algo errado, nossa tendência e instinto é nos esconder, nos refugiar”.     

A sagrada imagem da Virgem da caridade do Cobre sempre ocupou o coração do povo cubano, o que culminou no decreto de proclamação como Padroeira da Ilha de Cuba no ano de 1916.
Ate os dias de hoje persiste o debate sobre a origem da imagem sagrada.O que se sabe é que  naquela época, em que foi encontrada, não havia na ilha alguém com dotes artísticos e que fosse capaz de esculpir a referida imagem com tanta perfeição.
Nas magníficas  historias da colonização das ilhas do Caribe e de Cuba, uma datada de 1509, nos diz que um soldado espanhol, estando muito doente foi levado para a região da macaca para ser tratado pelos curandeiros da tribo indígena. Durante sua longa recuperação, o soldado aprendeu a língua dos nativos e em troca anunciou-lhes o Evangelho.
Os nativos se sentiram estimulados pelo testemunho do soldado e ergueram , como forma de gratidão, uma pequena Capela e lá colocaram o crucifixo e a pequena imagem da Virgem Maria,  que o soldado lhes dera. Ao redor da referida  Capela cresceu uma vila, hoje conhecida como El Cobre.
A Vila do Cobre encontra-se a 18Km  de Santiago de Cuba, e ao sul dessa região encontra-se o Santuário Basílica de Nossa  Senhora do Cobre. A tradição também nos lembra de um fato acontecido do ano de 1612, quando dois irmãos indígenas, Juan Rodrigo e Juan Diego Hoyos e o negro Juan Moreno, depois de terem  passado três dias e três noites em alto mar, enfrentando terrível tempestade e de terem clamado o auxilio do alto, adormecem exaustos e logo amanhece um dia esplendoroso de sol e o mar sereno.
Decidem partir e lá se vão em busca do sal, que se encontra bem distante do Golfo. Já a uma certa distância avistaram um feixe de ramos secos flutuando, decidem chegar perto para apanha-lo; O feliz surpresa quando no meio daqueles galhos secos encontram uma imagem da Santíssima Virgem.Um  dos tripulantes exclama: “ É a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços”. Quando recolhem a imagem percebem que o manto, de tecido, apesar de estar na água, estava completamente seco, no pedestal da imagem estava escrito: “Eu sou a Virgem da Caridade”.
A emoção foi tão grande, que apanharam só um terço do sal que precisavam e retornaram para a  aldeia levando  o precioso achado. A imagem mede aproximadamente 40cm, tem o rosto redondo e no seu braço esquerdo trás o Santo Menino segurando o globo.Foram recebidos com grande alegria e em poucos dias já tinham construído uma pequena ermida onde a colocaram. Era visitada por muitas pessoas todos os dias.Todos queriam ver a Virgem da Caridade da Vila do Cobre.
O atual Santuário Basílica foi construído em 1703, no exato lugar que a Virgem revelara a um vidente.Na sala dos milagres encontra-se a tábua onde a Imagem estava flutuando na água e também um ex- voto da Mãe do ditador Fidel   Castro, Sra Lina Ruz , mulher fervorosa na fé e Católica  dedicada e comprometida com o evangelho.Os filhos em nada se pareciam com a mãe, alias muito pelo contrário.No ano de 1899 o Santuário foi profanado, todos os objetos sacros foram roubados e a  Imagem  teve a cabeça cortada só para tirar um diamante que estava cravado em sua testa.
A Virgem da  Caridade do Cobre, foi declarada oficialmente  Padroeira de Cuba no ano de 1916 pelo Papa Bento XV e sua festa  datada para 08 de setembro.Com os comunistas tomando o poder no ano de 1960, as manifestações religiosas foram proibidas.Procissões, rezas de terços nas casas, celebrações etc. Tudo proibido pelo tirano Fidel   Castro e seu  fiel Che Guevara.Quantos cristãos foram trucidados por  ordem de Fidel, quanto sangue inocente derramado, Colégios Católicos fechados e tomados pelo Governo, Hospitais que eram administrados por Ordens e Congregações foram tomados, Conventos, Seminários  e Mosteiros incendiados.Quantos religiosos mortos, seminaristas  e Padres eram mortos por não se deixarem submeter ao regime comunista.Enfim um caos...
O então Papa, hoje Santo São Paulo VI, enfrentando Fidel Castro elevou o Santuário a  categoria de Basílica , o que fez aumentar ainda mais a devoção e coragem do povo cubano, frente as perseguições.Durante sua visita a Cuba, o então Papa João Paulo II, solicitou e contra a vontade Fidel  Castro revogou a proibição de cultos públicos e procissões, em todo pais e para todas as crenças e religiões.
Peçamos a Virgem da  Caridade que mantenha sempre seus olhos maternais sobre seus filhos cubanos, e que os ideais de liberdade não se apaguem naqueles corações.
Salve Maria.
Paz e bem

Marcio Antonio Reiser OFS.
                         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo