São João Evangelista


São João Evangelista

“Apóstolo e evangelista do amor”
27 de dezembro

“O Senhor Jesus lhe teve predileção e do alto da cruz, quase como testamento, o confiou como filho à Virgem Mãe”.

Da Família de João Evangelista sabemos que era filho de Zebedeu e Maria Salomé, esta era irmã de São Judas Tadeu, de Tiago Menor etc. Tiago Maior era irmão mais velho de João e também discípulo e Apóstolo do Senhor.
Zebedeu e seus filhos viviam da pesca, possuíam algumas embarcações e mantinham um padrão classe média daqueles tempos.
Maria Salomé era filha de Alfeu (Cleófas), irmão de São José (Esposo da Virgem Maria), portanto prima de Jesus. Mulher forte e de grande personalidade, porém de seu coração transbordava ternura e mansidão. Também seguiu Jesus até a Cruz.
João foi discípulo do precursor do Messias, João Batista, junto com seu irmão Tiago, e com os irmãos Simão e André.
Num belo dia, enquanto pregava, João Batista avistou Jesus, que ia ao longe e exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo”. João lhes indicou o novo caminho a seguir: Jesus.
Alguns dias depois, Tiago e João estavam consertando as redes quando ouviram o chamado de Jesus. Logo deixaram seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram. (Mc 1, 16-20)
Simão e André lançavam as redes, quando Jesus passou e lhes disse: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.”
Desde aquele momento foram instituídos como apóstolos escolhidos, Doze ao todo, e preparados pelo próprio Mestre.
Os preferidos dentre os escolhidos eram: “Pedro, Tiago e João”, e foram estes que testemunharam os episódios mais importantes da vida pública de Jesus, como:
-A Ressurreição da filha de Jairo.
-A Transfiguração no Tabor.
-A agonia no horto das oliveiras.
João, por ser o caçula do grupo, sempre esteve muito próximo de Jesus.
O apóstolo Pedro nutria por ele uma afeição quase que filial. Percebemos no livro dos Atos dos Apóstolos, sinais desse afeto, quando lemos que: “Pedro e João foram encarregados de preparar a ceia do Senhor.”
Uma antiga tradição nos diz que: Os Apóstolos quando desejavam saber algo do Mestre, recorriam a João.
O próprio Senhor chamou os irmãos Tiago e João de: “Filhos do Trovão” ou “Boanerges”, tendo em vista o zelo pelo sagrado.

O Devoto Primeiro do Coração de Jesus

Quando o Senhor, na última ceia, revela que dos doze, um irá traí-lo, Pedro faz sinal a João, que estava ao lado do Mestre, para que descubra quem...
Santo Agostinho ao referir-se a esse episódio escreveu: “Que nesse momento, estando tão próximo da fonte da luz, ele absorveu dela os mais altos segredos e mistérios que depois derramaria sobre a Igreja.”
João recosta a cabeça no peito de Jesus, ouve o pulsar incessante e amoroso de seu coração; o coração do Mestre é um manancial de ternura e misericórdia ao instituir o Sacramento da Eucaristia.
O Senhor dá sinais do traidor, e João permanece em silêncio, foi ali que o “Discípulo amado”, fez sua maior experiência com Cristo, o eco das batidas do coração de Jesus, ressoarão em seus ouvidos até seu último suspiro.
Jesus foi para o horto, João foi junto e adormeceu com os outros, não conseguiu vigiar.
Jesus foi preso e João foi ao encontro de Maria, e com ela acompanha a flagelação e crucificação do Mestre. Todos fugiram João sem saber “por que”, permaneceu aos pés da cruz com sua mãe Maria Salomé, sua avó Maria de Cleófas, e Maria Madalena.
Foi ali que João recebeu a sentença do testamento de Jesus, do alto da Cruz que Jesus olhando para João diz: “Filho eis ai tua mãe! E voltando-se para sua mãe - Mulher eis ai teu filho”!
Concluímos que se Jesus tivesse outros irmãos não entregaria sua mãe aos cuidados de João!
João levou Nossa Senhora para sua casa e dela cuidou com responsabilidade, e com zelo filial. O que Jesus tinha de mais precioso, ele confiou aos cuidados de João.
João com os outros Apóstolos, a Mãe do Senhor, e alguns discípulos foram protagonistas do nascimento da Igreja de Jesus Cristo, com a vinda do Espírito Santo o cenáculo.
Quando os apóstolos dispersaram-se pelo mundo, João, de acordo com a tradição partiu para Éfeso (Turquia) e levou consigo a Mãe do Senhor.
Foi à única e inconfundível, a atividade de São João como escritor eclesiástico, como autor de seu evangelho, das suas epístolas e do Apocalipse. O evangelho de João é o mais belo e o mais sublime.
São João tem seu estilo característico que se distingue pela simplicidade, clareza e profundeza. Tudo isso nos parece ser reflexo dele ter sido “O Discípulo predileto do Senhor, e o confidente guardião de Maria Santíssima.”
O que parece claro é que Maria revelou a João tudo aquilo que “ela conservava em seu coração”.
Foi em Patmos mesmo, “arrebatado em êxtase no dia do Senhor”, que João teve visões grandiosas e ouviu mensagens extraordinárias que teriam influência sobre a história da Igreja e sobre toda a cultura ocidental. (Papa Bento XVI)
São João Evangelista bem merece um lugar perto do presépio do Salvador. Qual raio luminoso do céu a sua palavra dissipa as trevas da noite do nascimento de Jesus: “No princípio era o verbo e o verbo estava em Deus, e o verbo era Deus... E o verbo se fez carne e habitou entre nós.”
João foi o único entre os apóstolos a morrer de morte natural com pouco mais de 100 anos. João ainda no fim de seus dias era levado em uma cadeira para a assembléia dos Cristãos e lá repetia muitas vezes: “Filhinhos, Deus é amor”.
Eram tantas as vezes que muitos achavam estar desmemoriado, ao que ele dizia: “Por que é o mandamento do Senhor! Praticar-se isto, é quanto basta!"
São João é representado sempre ao lado de uma águia, dando-nos a entender que o seu evangelho elevou-se o mais alto que pode chegar a nossa humilde compreensão. O vôo da águia alcança as maiores alturas.
João apóstolo do amor!
Roga por nós!
Amém!
Paz e Bem!

Comentários

Sou muito grata, por ter nascido justamente em 27/12. Que o espírito de São João Evangelista possa me influenciar eternamente. Que eu possa ser um instrumento do Sr digna de louvá-lo. Ser filho de Deus já é uma honra à todos nós. Mas... viver esse Deus menino,de amar sem reservas como apregoado pelo ilustre apóstolo não é fácil.Ele era doce como favo de mel,como as palavras divinas. Glória ao Sr por tudo isso!
Amém!!!

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo