Nossa Senhora da Piedade:

 15 de setembro.

ELE  agora repousa, inerte, em teus braços.É carne da tua carne, sangue do teu sangue.Tuas lágrimas secaram Maria? Engoles o pranto e entre sussurros e soluços acaricias o teu menino, agora novamente só teu, tão desfigurado, tão pálido e tão frio, mas ainda assim, o teu JESUS, ali só teu...A ultima cena, eis alguns poucos que ainda persistem e lá permanecem para ver a consumação de um ato de amor aparentemente encerrado ali...

Sempre nos chama a atenção a imagem da Virgem da Piedade, ou como A Pietá. É a imagem de uma mãe, que como tantas espalhadas por todos os cantos da terra, recebe o corpo sem vida de seu filho, vitima de injustiças, violência, intolerância etc.Todas encontram na Senhora das Dores o consolo para as suas próprias dores.Buscam como que uma resposta naquela que é silencio, um silencio cheio de esperança.

Em Jesus e em  Maria o sofrimento e a dor se tornam sinal de redenção, a dor  que o Filho sente no corpo a Mãe sente no coração.É um pulsar de dois corações que se amam e que nesse amor envolvem toda a humanidade. Era dor de quem crê na esperança, era dor de quem acredita no que lhe foi prometido e confia.

Devemos lembrar que o Senhor se compadece quando vê uma mãe de joelhos e entre lágrimas, pois lágrimas de mãe lembram as de Maria aos pés da cruz, lágrimas que caíram como bálsamo nas feridas abertas de Jesus.O olhar de Maria sempre firme e terno deu a Jesus a certeza de que por traz de toda aquela dor e daquelas lágrimas estava a mulher do Gênesis que pisaria a cabeça da serpente  infernal.

Humanamente falando devemos lembrar que a maior preocupação de Jesus, nos momentos finais da cruz, era a sua Mãe, a Virgem Maria, irmãos Ele não tinha pois se assim fosse essa não seria uma preocupação. Maria ficaria sozinha, viúva, sem filho, sem ninguém.O que seria de sua Mãe?

Jesus olha para João Evangelista, o Apóstolo do amor e que era seu primo em segundo grau por parte de São José, e lhe confia todo o seu bem maior, o cuidado com sua Mãe, eis ai tua mãe...João a leva consigo e com ela fica ate sua assunção ao céu.João teve o privilegio de beber da fonte da historia da salvação, no coração de Maria estavam guardadas todas as coisas.

A vida de Maria foi sempre marcada pelas alegrias e pelas dores, assim como nós também temos nossos tempos de luto e dores e também de júbilo e alegrias. Se os últimos momentos da dor lhe foram reservados aos pés da cruz, também os primeiros momentos da alegria da ressurreição de Jesus, também lhe foram reservados com especial privilégio.

A Imagem da Virgem da Piedade.

Uma antiga tradição portuguesa datada do século XII, nos conta que um lavrador possuía dois bois que faziam o trabalho de transportar uma pequena carroça que lhe servia no trabalho da roça.Sempre que chegava em casa tratava dos animais e lhes dava alimento, água e descanso. Por algum tempo  percebeu que um dos bois, volta e meia desaparecia, e logo voltava para junto do outro.Intrigado, certo dia resolveu segui- lo, e qual foi sua surpresa quando o  encontrou  com a cabeça enclinada diante de uma imagem da Virgem da Piedade,que estava entre os galhos secos de  um troco velho de arvore.Toda população veio ver o acontecido, e logo em seguida construíram uma pequena Ermida para colocar a Virgem da Piedade.  Assim a devoção espalhou-se por todo Portugal e suas colônias, inclusive no Brasil, principalmente nas Minas Gerais onde é Padroeira daquele belo e piedoso estado. Invoquemos a Virgem da Piedade em todos os momentos de nossa existência terrena e principalmente quando a dor e o sofrimento bater a nossa porta.Ontem como hoje, ela é sinal de amor e seu olhar esta sempre a nos lembrar que o sofrimento redentor de Jesus, foi por amor a cada um de nós em particular.

Paz e bem!
Marcio Antonio Reiser OFS

.






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo