Nossa Senhora de Fatima(1917-2017) , 100 anos de bênçãos e graças.





“Rezai o terço todos os dias...”(A Virgem de Fátima)

No ano de 1996, viajando pela Europa e Terra Santa, tive a oportunidade de ir a Portugal e mais precisamente em Fátima. Ainda hoje lembro de cada momento, foram todos marcados com muita emoção e ternura,A reza do terço na capelinha das aparições, a Santa Missa e em seguida a procissão luminosa deixaram em nossos corações um misto de Fe, amor , gratidão. As lagrimas corriam como  que uma  fonte de graças,  renovação e perdão, sentimentos diversos que se misturavam e davam uma sensação de leveza. De Fátima trouxemos as melhores lembranças e lá  deixamos, no chão ,nossas lagrimas de emoção.(Marcio Antonio Reiser).

E o que tem em Fátima de tão especial para tanta emoção?

O mês de maio e por excelência o mês de Maria, pois Maria é  a Rainha das flores e maio na Europa é primavera,  a estação das flores.De  lá nos veio a tradição, de que maio é sempre o mês de Maria.Mesmo antes do Treze de maio de 1917. A cidade de Fátima tem esse nome tendo em vista ser o nome da filha de Maomé.E um lugar bastante bonito por ser marcado por vales e colinas, sendo predominante ainda a agricultura e e seu imensos pastos para o rebanho de caprinos, ovelhas etc.
As flores primaveris cobriam os campos naquele maio de 1917, os rebanhos de ovelhas pastavam aos milhares, o pasto estava verde.Porem o cenário mundial era de desolação e tristeza, o mundo sofria as consequências da Grande primeira Guerra Mundial.Era fome, miséria, doenças, destruição a Europa, principalmente ,sentia na pele os seu horrores.Porem em Fátima estavam os olhos de  DEUS, de la, como que chamas ardentes, brilharia um novo sol de esperança.
No dia treze de maio de 1917, logo pela manha, e depois da Santa Missa pois era Domingo, Lucia de 11 anos, Francisco com 9 anos e Jacinta com 7 anos, foram pastorear nos campos  onde moravam.Jacinta e Francisco eram primos de Lucia e eram muito afeiçoados a ela, talvez por ser mais velha e muito piedosa.Os três cantavam, brincavam enquanto pastoreavam o rebanho, e na hora da merenda rezavam o terço.
Naquele domingo escolheram os pastos da Cova da iria para levar o rebanho, aqueles pastos pertenciam aos pais de Lucia.Os três moravam em Aljustrel cerca de 100km de Lisboa.Naquele dia perto do meio dia, brincavam alegremente quando, de repente, uma luz intensa brilhou.Pensaram que fosse um relâmpago, começaram a descer as encostas com as ovelhas quando outra luz os deteve.Então avistaram junto da copa de uma azinheira, uma Senhora que Lucia assim descreve:”Era uma senhora vestida toda de branco, mais brilhante que que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal, cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.”
Ficaram os três surpresos pela aparição.Estavam tão perto da Senhora que pareciam estar dentro da luz que a cercava ou que dela espargia.
Nossa Senhora então lhes disse:
- Não tenhais medo, Eu não vos faço mal.
Lucia perguntou à Senhora:
-Donde é Vossemecê?
-SOU DO CÉU(disse apontando para o céu)
--E que é que Vossemecê me quer?
-Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, nos dias 13, a esta mesma hora.Depois vos direi quem sou e o que quero.Depois vos direi quem  sou e o que quero.Depois voltarei ainda aqui uma sétima vez..
- E eu também vou para o céu?
-Sim vais.
- e a Jacinta?
-também.
-E o Francisco ?
-Também...mas tem que rezar muitos terços.
-Quereis oferecer-vos a DEUS para suportar todos os sofrimentos que ELE quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados
com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?
-Sim queremos.
-Ides, pois, tendes muito que sofrer, mas a graça de DEUS será vosso conforto.
Os pastorinhos                                                                                                                                    
caíram de joelhos e por um impulso sobrenatural, repetiam intimamente:
-Ó Santíssima Trindade, eu vos adoro.Meu DEUS, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento.


-E Nossa Senhora acrescentou:-Rezai o Terço todos os dias para alcançardes a paz para o mundo e o fim da guerra..E assim foi se elevando ao céu.
E por meses seguidos Fátima foi visitada pela Santíssima Virgem, e em cada visita uma mensagem uma revelação uma manifestação de ternura. Os três foram com  nossa senhora visitar o Céu, o purgatório e o inferno, foram momentos  de grande emoção, pavor, jubilo e compaixão. Assim sendo , eles logo se dispuseram a fazer sacrifícios e penitencias pela conversão dos pecadores e pelas almas do purgatório.
A Santíssima Virgem prometeu revelar três segredos de interesse de toda a humanidade e assim o fez.. Na segunda aparição Lucia assim falou a Vigem: “Queria pedir-lhe para nos levar para o céu”. Ao que a Virgem respondeu: -“Sim  a Jacinta e o Francisco levo-os em breve, mas tu ficaras ainda um tempo.Jesus quer servi-se de ti para me fazer conhecer e  amar.Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.- “ E eu fico aqui sozinha?”- Exclamou Lucia.-“ Não, filha. E tu sofres muito por isso?Não desanimes .Eu nunca te deixarei.O meu Imaculado Coração será o teu refugio e o caminho que te conduzira a DEUS”.
A noticia das aparições foi-se espalhando, na terceira aparição em 13 de julho, Nossa senhora revelou os segredos e prometeu voltar ate outubro, quando revelaria sua identidade e faria  acontecer um milagre que todos acreditariam. A quarta aparição aconteceu no dia 19 de agosto, pois no dia 13 de agosto as crianças estavam presas, por determinação do administrador local, para” Evitar aglomeiros e tumultos, alegou”.
Quando o administrador  soltou as crianças Nossa Senhora lhes  apareceu em Valinhos, perto de Aljustrel, e pediu que fossem a Cova da iria no próximo dia 13 de setembro. As vésperas da quinta aparição, dia 13 de setembro, as multidões se aglomeravam nas ruas perto da casa das crianças e na Cova da Iria, Nossa Senhora pede novamente que rezem o terço, todos os dias para o fim da guerra.Também  a Santíssima Virgem falou da aparição do dia 13 de outubro, quando revelaria sua identidade.
Lucia apresenta muitos pedidos feitos pelo povo, e que Nossa Senhora assim falou:” Alguns curarei; outros não.Em outubro farei o milagre, para que todos acreditem.E assim desapareceu, elevando-se ao céu. 
Sexta aparição, eis aquela da promessa do Milagre.Era o dia tão esperado, que apesar da chuva que caia sem cessar, o povo anda vinha de todas as partes  de Portugal e parte da Europa, para ver o dito milagre.Conta-se que na ocasião mais de 70 mil pessoas se aglomeravam na Cova da iria, eram sacerdotes, militares, agricultores, jornalistas, fotógrafos, autoridades e ate marinheiros, era gente de todas as classes, idades, credos etc.
Apesar da forte chuva, Lucia pediu que todos fechassem seus guarda-chuvas, para poderem comtemplar melhor a aparição.De repente a Luz e em seguida a Santíssima Virgem Maria.Ao que Lucia logo perguntou:” O que é que vossemecê me quer?- Respondeu Nossa Senhora:”Quero dizer-vos que façais aqui uma capela em minha honra:pois eu sou a Senhora do Rosário; que continuieis sempre a rezar o terço todos os dias.A guerra vai acabar, e os militares voltarão para as suas casas..” Lucia pede por alguns doentes e pecadores:
-“ Uns sim, outros não. É preciso que se emendem, peçam perdão pelos seus pecados.Não ofendam mais a DEUS Nosso Senhor, que já esta muito ofendido.”(Disse Nossa Senhora).



Elevando-se, Nossa Senhora abriu as mãos e fez sua própria luz refletir-se no Sol.Foi quando Lucia exclamou:”  Olhem o sol!” As nuvens se tinham  afastado e o sol brilhava num céu sereno.Assim que Nossa Senhora  desapareceu, os pastorinhos viram  São Jose com o Menino Jesus abençoando a todos.Logo em seguida Lucia viu Nosso Senhor a caminho do calvário e Nossa Senhora das dores.Nosso Senhor traçou o sinal da cruz sobre a multidão. E por fim aos olhos de Lucia apareceu Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus no colo, com aspecto soberano e glorioso.Durante todas essas aparições toda a multidão só via o milagre do SOL, prometido pela Virgem.O Sol aparece como um enorme disco prateado, brilhando com fulgor fora do comum, mas sem cegar a vista.logo começou a girar  rapidamente, de modo vertiginoso...A luz dessas chamas se refletia nos rostos de todos os presentes, mas arvores, nos objetos todos os quais tomavam cores e tons muito diversos, esverdeados, azulados, avermelhados e alaranjados...O fenômeno durou cerca de dez minutos.Todos os que viram não duvidaram jamais, ate mesmo os mais incrédulos e zombadores. O alcance do fenômeno foi de cerca de 40 Km. Um fato curioso, as roupas de todos os que estavam no local ficaram secas, elas que estavam encharcadas, no inicio da aparição.
Multidões visitavam Fatima todos os dias, eram doentes em busca de cura, pecadores em busca de perdão, famílias em busca de reconciliação, enfim tudo corria para o bem comum.Rezava-se o Terço todos os dias na azinheira, e as graças foram acontecendo em abundancia...
Todos queriam conhecer os pastorinhos, Jacinta faleceu em Lisboa no dia 20 de fevereiro de 1920, depois de sofrer muito pelos pecadores e almas do purgatório. Francisco faleceu no dia 04 de abril de 1919, foram beatificados pelo então Papa São João Paulo II em 13 de maio de 2000 e serão canonizados pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017, quando se comemora o centenário das aparições.
Lucia tornou-se Freira da Congregação das Irmãs Doroteias, na cidade do Porto, porem em 1949 foi visitada por Nossa Senhora, quando estava na Espanha, e lá foi incumbida pela Santíssima Virgem de difundir a devoção reparadora dos  cinco primeiros sábados de cada mês.E no dia 31 de maio de 1949, tornou-se carmelita descalça.Foi a principal biografa dos pastorinhos, Jacinta e Francisco, alem das memórias das aparições e dos escritos dos três segredos que por décadas fora motivo de especulação e medo por todo o mundo católico.
Irmã Lucia faleceu no dia 13 de fevereiro de 2005 estava com 95 anos, hoje corre no vaticano o seu processo de beatificação e que esperamos que seja concluído o mais rápido possível.

“ A TREZE DE MAIO NA COVA DA IRIA< NO CÉU APARECE A VIRGEM MARIA...AVE< AVE< AVE


Paz e bem.


Marcio Antonio Reiser OFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo