São Luis Maria Grignion De Morfort


"São Luis Maria Grignion De Monfort"

"28 de Abril"

O Doutor Mariano

"Deus reuniu todas as águas do 0ceano e chamou de mar, reuniu todas as graças e virtudes e chamou de Maria." (São Luis Maria G. de Monfort)
No rigoroso inverno do ano de 1673, mais precisamente no dia 31 de janeiro, nasceu Luiz Grignion, filho dos nobres João Batista Grignion de Bachelleraie e Joanha Visuelle de Chesnais, em Monfort na França.
A família dos Grignion era bastante numerosa, eram 17 filhos dos quais 3 (três) se tornaram sacerdotes e 1 religiosa. Um dos sacerdotes foi Luis Grignion.
O jovem Luis acrescentou ao nome "Maria" em homenagem a Ssma. Virgem, de quem era fiel devoto. Passou então a se chamar Luis Maria Grignion.
Seus estudos foram iniciados no renomado colégio dos jesuítas em Rennes, lá se dedicou inteiramente aos estudos, trabalhos e orações.
Foi no colégio de Rennes que o jovem Luis descobriu sua vocação sacerdotal. Dizem, que por uma revelação da própria Virgem Maria. Foi lá que ingressou na congregação Mariana.
Era um jovem destemido, corajoso e de temperamento difícil a ponto de ele dizer que :"se Deus o tivesse destinado para o mundo teria sido um homem terrível." Foi graças a devoção e pela intenção da Virgem Maria que conseguiu dominar seu difícil temperamento.
Luis era um jovem extraordianriamnete forte e robusto, sendo preciso muita penitência e sacrifícios para domar seus impulsos. Descobriu na pintura que, aliás, se saiu muito bem, a fórmula ideal de expressar seus mais belos sentimentos.
Para completar seus estudos em teologia viajou 10 dias até Paris e lá iniciou o curso no seminário de São Sulpício. No seminário foi-lhe confiado o cuidado com os velórios e enterros dos paroquianos.
Foi ordenado em 1700, contando apenas com 27 anos, foram tempos difíceis de penúria e extrema pobreza. Pe. Luis por esse tempo experimentou o amor incondicional de Nossa Senhora, por ela aprofundou seus estudos em mariologia, concluindo que a vida do cristão deve ser uma vida dedicada e unida só a Maria.
Como seminarista Luis Maria, por inspiração divina e com a devida autorização dos superiores, introduziu a "Consagração dos escravos de Jesus em Maria". A referida consagração ocorreu no dia 25 de março (festa da Anunciação do Senhor) e daquele dia em diante passou a assinar simplesmente : "Escravo de Jesus em Maria".
Nos anos seguintes, Pe. Luis Maria experimentou todo tipo de injúrias, calunias e sofrimentos morais. Carregou, com facilidade a sua cruz a ponto de dizer: "No meio do sofrimento estou repleto de gozo".
Pe. Luis Maria iniciou o seu trabalho apostólico como missionário, porém foram tantas as decepções e ingratidões que chegou a experimentar uma terrível crise vocacional. Mais uma vez foi Maria,a  Mãe Ssma .a trazer-lhe consolo e conforto naqueles momentos.
Tomado por um novo ânimo e com um novo sopro do Espírito, fundou uma congregação de irmãs de caridade chamadas: "as filhas da sabedoria".
O trabalho missionário tomou um novo rumo, Pe Luis dedicou-se de corpo e alma as santas missões, que pela graça as conversões eram incontáveis e extraordinárias. Quando falava da Ssma virgem, os ouvintes ficavam encantados e tocados pela graça.
No ano de 1705, Pe. Luis Maria fundou a companhia de sacerdotes cujo carisma seria a dedicação as santas missões militando sob o estandarte da Virgem Maria.
As missões, as pregações os sermões cheios de entusiasmo e encantamento transformavam corações, reatavam relações e enchiam de ternura materna os ouvintes.
O tempo do Pe. Luis era todo ocupado pela oração, penitência, pregações e sacrifícios que em pouco tempo cosumiu todas as suas forças.
Já quase sem forças, fez seu último sermão  falando da ternura de Jesus por nós. As lágrimas corriam dos olhos dos ouvintes, Pe. Luis  não conseguiu terminar a alocução. As forças chegavam ao fim.
Cercado pelos seus mais íntimos beijou o crucifixo, seus lábios pronunciavam os nomes de Jesus e Maria, exclamou: "minha carreira terminou; não pecarei mais." Foram suas últimas palavras...
Era a primavera de 1716, dia 28 de abril o próprio Senhor colhia mais uma flor de seu jardim, talvez a flor mais preciosa do coração de sua Santíssima Mãe, Luis Maria Grignion de Monfort.
Escreveu São Luis Maria, o livro mais primoroso sobre a devoção a Virgem Maria, que ficou quase 200 anos escondido pela astúcia da serpente infernal, chama-se "Tratado da verdadeira devoção a bem aventurada Virgem Maria".
A expressão "Totus Tuos", usada pelo beato João Paulo II, em seu pontificado foi retirada do referido livro e da consagração a Jesus por Maria.
No ano de 1888 foi beatificado por Leão XIII , em 1947 foi canonizado por Pio XII. Foi inserida sua festa no calendário romano universal e sua festa acontece no dia 28 de abril.
"Sou todo teu, ó Maria, e tudo quanto tenho vos pertence..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo