Nossa Senhora Czestochowa


Nossa Senhora Czestochowa


“Jasna Gora”
“A Padroeira da Polônia”


26 de Agosto


“Recomendo a nossa Pátria, toda Igreja e a mim mesmo a sua proteção maternal, totu tuus”! (João Paulo II – escreveu este bilhete à Jasna Gora 1 dia antes de morrer)
Jasna Gora em polonês significa: “Montanha de Luz” ou “Monteclaro”; e Czestochowa é o nome da cidade que ao longo dos séculos, cresceu e tornou-se um ponto de referência. Portanto Nossa Senhora de Czestochowa, ou Monte Claro é a mesma Rainha e Padroeira da Polônia.
Os Monges Paulinos construíram um Mosteiro no Monte Claro ou Montanha de Luz e foi para este mosteiro que foi doado o famoso quadro da Virgem Maria.
O quadro esta cercado de histórias e lendas, uma muito interessante nos diz que foi São Lucas Evangelista quem o pintou utilizando, inclusive, a madeira de uma pequena mesinha da casa de Nazaré.
Alguns historiadores chegam até afirmar que o quadro, depois de longas viagens foi entregue a Santa Helena, Mãe do Imperador Constantino e, no Palácio Imperial de Constantinopla, permaneceu até o ano de 431.
Porém o que se pode afirmar com certeza é que o quadro lembra alguns ícones Bizantinos do V século. A tradição nos diz também que o famoso quadro foi doado pelo Rei de Constantinopla ao Príncipe Russo Lew, que o levou para sua casa, e com sua família permaneceu até os ataques dos Tátaros.
Com a invasão e os ataques dos Tátaros o quadro foi levado para Polônia e lá permanece até os dias de hoje.
Segundo algumas fontes, o quadro foi doado ao Mosteiro dos Paulinos, de Montes Claros em 1382 e desde que lá chegou recebeu o título de “Porta dos Milagres”. Um grande número de Príncipes e também o povo simples começaram a peregrinas até o Santuário, em busca de milagres.
Quando contemplamos o quadro da Santíssima Virgem de Czestochowa percebemos que sobre o seu rosto encontram-se dois cortes que segundo a tradição, foram feitos pela espada do Chefe do Exército dos Hussistas (Sectários da Heresia de João Huss).
Conta-se que no ano de 1430, o quadro foi quebrado e o templo saqueado e praticamente destruído. Os religiosos juntaram os pedaços do quadro, e a pedido do Rei Jagielo trouxeram vários pintores estrangeiros para restaurá-lo. Achou-se por bem deixar as marcas na face como sinal de vitória.
Em 1655 foi a vez dos Suécos invadirem a Polônia, e também tinham o desejo de destruir o Mosteiro Luminoso e seus Monges (Aproximadamente 200). Eis que o Exército Suéco com 3000 homens foi derrotado pela intercessão da Jasna Gora. No ano seguinte o Rei Polonês oficialmente declarou Nossa Senhora de Monte Claro – Rainha e Padroeira da Polônia.
A Polônia tornou-se o Baluarte da Santa Sé na Europa Oriental, permanecendo ao lado do Papa todas as vezes que a Igreja precisou de seu auxílio. Desde 966 quando o Príncipe Miesko I, sob a influência de sua esposa tcheca, Dobrowa, a Polônia converteu-se ao Cristianismo.
No ano de 1966, em pleno regime Comunista, os Poloneses corajosamente fizeram peregrinações e romarias ao Santuário de Jasna Gora e participaram de todos os festejos em Czestocjowa apesar das proibições e boicotes do governo comunista polonês. Afinal estavam celebrando o milênio do Cristianismo de sua pátria.
O Rosto da Virgem Maria é escuro, e este detalhe explica-se pelo fato do quadro ter sido pintado sobre uma madeira que no decorrer do tempo escureceu. Os poloneses e todos os peregrinos carinhosamente a chamam de “Madona Preta”.
O mais expressivo devoto da Virgem da Czestochowa foi sem dúvida o Polonês Karol Wojtyla, eleito Papa como João Paulo II. Nos últimos tempos mais de 4 milhões de peregrinos visitam anualmente o santuário, e centenas vão a pé.
Foi aos pés da Virgem que João Paulo II entregou seu pontificado. Foi aos pés da Nossa Senhora Czestochowa, que os poloneses iniciaram o 1º Cerco de Jericó em preparação da visita do Papa à sua terra natal em 1979. Ainda sob o regime comunista.
João Paulo II em 4 de Junho de 1979, em sua consagração a Nossa Senhora de Jasna Gora assim falou: “Ó Mãe da Igreja! Faz que a Igreja goze de liberdade e Paz cumprimento da sua missão santifica, e que para este fim atinja nova maturidade de Fé e de unidade interior ajuda-nos a vencer as oposições e dificuldade. Ajuda-nos a descobrir de novo toda a simplicidade e dignidade da vocação Crista”! “Santifica as Famílias”. “Olha pelos jovens e pelas crianças”.
Que a Virgem de Jasna Gora de Czestochowa nos oriente e nos conduza!
Amém
Paz e Bem!

Comentários

Unknown disse…
complicado é a coordenadora do bosque (Dona Danuta) e seus funcionarios da tecnolimp os quais impedem de fotografar.
Unknown disse…
complicado é a coordenadora do bosque (Dona Danuta), e seus funcionários da tecnolimp os quais impedem de fotografar um local público

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo