Santa Brígida da Suécia


Santa Brígida da Suécia


23 de Julho


Recebi em meu corpo, cinco mil, quatrocentos e oitenta ferimentos. Queres honrá-los em verdade, reze 15 Pais-nossos e 15 Ave-Marias diariamente, durante um ano. Ao terminar, tereis venerado cada uma das minhas chagas.” (Nosso Senhor a Santa Brígida)


Sua Vida!
Brígida nasceu em 1302 na majestosa província de Uppsala(Suécia), no Castelo de Finsta em Norrtälje. Seus pais pertenciam a Família Real, eram cristãos fervorosos e extremamente piedosos, em tudo conciliavam a fé com a vida. Era uma família admirada por toda a corte e até em outros reinos.
A Pequena Brígida até os 3 anos de idade, não falava, de repente falou com facilidade e desenvoltura. Aos 7 anos de idade teve a sua primeira experiência mística, ela viu Nossa Senhora que lhe sorriu e colocou sobre sua cabeça sua majestosa coroa e depois desapareceu.
Com a idade de 10 anos depois de ouvir um sermão na igreja local sobre a Paixão de Cristo, ficou muito impressionada com as crueldades e terríveis sofrimentos.
Alguns dias depois, teve uma visão de Cristo pregado na cruz, coberto de chagas, e o Senhor lhe disse essas palavras: “Olha em que estado me encontro, minha filha.” Ela perguntou: “Jesus quem te fez isto?” – Nosso Senhor respondeu: “Aqueles que me ofendem e não querem o meu amor”. Essa visão deixou uma profunda e indelével marca em seu coração.
Também aos 10 anos, experimentou a dor da separação, sua Mãe adoece gravemente e falece em 1312. Seu pai sentindo-se desorientado, enviou a pequena Brígida a casa de sua cunhada Catarina, em Aspanäs.
Ao completar 14 anos de idade, e atendendo as ordens de seu pai e parentes casa-se com Ulf Ulväsa, príncipe da Nércia. Foi com quem viveu um matrimônio feliz por 28 anos e como frutos desse casamento tiveram 8 filhos (4 meninos e 4 meninas).
Carlos, o mais velho, tornou-se homem de vida desregrada. Dois meninos morreram ainda crianças e o quarto era Gudmaro. As mulheres se casaram porem a terceira ficando viúva tornou-se religiosa e santa e foi canonizada como – Santa Catarina da Suécia e a quarta entrou para a Ordem de Cister, também como religiosa.
Brígida com seu marido, realizaram muitas peregrinações a lugares Santos, inclusive Santiago de Compostela.
Em comum acordo, fazem votos a Deus e a ele se consagram interamente. Foram morar em uma humilde casa perto do Mosteiro de Alvastra. Ulf é acometido de grave enfermidade e não suportando, vem a falecer no ano de 1344. Brígida permanece na mesma casa por mais 4 anos em oração e penitência.
Foi nessa época, e depois de distribuir todos os seus bens, que as visões se tornaram mais numerosas e freqüentes. As revelações Divinas não eram mais através de sonhos, mas sim quando estava desperta e em oração. Muitas vezes ficava em êxtase.
Certa vez Jesus lhe disse: Brígida o que eu te falo, não é somente para ti, ... Mas por meio de ti falarei ao mundo.
Brígida era a primeira na fila à sucessão Real, for indicada a tornar-se Princesa. Invocando o Espírito Santo consegue se esquivar da realeza para se dedicar unicamente ao Reino de Deus.
As visões e revelações de Santa Brígida se referiam aos assuntos mais polêmicos de sua época; muitos reconheceram que graças a essas visões muitos acordos de Paz foram firmados, acertos políticos entre estados, se deram graças as revelações de Brígida. Todas essas visões foram escritas em latim pelo prior do Mosteiro de Santa Maria, Pe. Pedro de Skninge, era o confessor e confidente de Santa Brígida.
Segundo Brígida, e por revelação Divina, fundou-se em Vadstena um Monastério e, mais adiante, a ordem do Ssmo. Salvador. Seu ministério apostólico compreendeu sua austeridade, sua devoção e peregrinação aos Santuários, sua severidade consigo e sua bondade com o próximo e sua entrega e sua entrega total aos cuidados dos pobres e doentes.
Em 1349, Brigída viajou para Roma a fim de conseguir autorização do Papa para fundar a nova ordem. Enquanto aguardava a volta do Papa de Avijnon, ela foi residir perto da Igreja de São Lourenço e nas imediações esmolou em favor dos pobres e necessitados.
Foi nesse tempo de espera que visitou Assis, Nápoles etc. Somente em 1368 conseguiu de Urbano V, que depois de varias modificações; a aprovou das regras.
Em 1371 viajou a Terra Santa, regressou a Roma em 1373, estava com 71 anos, Brígida sente suas forças desaparecer, vindo a falecer logo em seguida, foi sepultada na Igreja de São Lourenço, em Roma, e mais tarde transladado para a Suécia em atenção ao seu pedido. Em 1377, foi publicada a primeira edição de suas “Aparições Celestiais”. Santa Brígida foi Canonizada em 1391, e elevada a categoria de patrona da Suécia e Copatrona da Europa.
A Ordem por ela fundada perdura até hoje com o nome de: “Ordem do Santo Salvador Chamada Ordem Brigidina”.
“Senhor Nosso Deus, que revelastes a Santa Brígida, os mistérios celestes, quando meditava a paixão do vosso filho, concedei-nos exultar de alegria na revelação de vossa glória.”

Amém!
Paz e Bem!

Comentários

Patricia K C disse…
Muito linda a estória de Brígida da Suécia. Muito termos ao alcance rápido sua dedicação e benfeitorias. Parabéns Márcio pela iniciativa on-line. É uma pena que a novena seja tão árdua e por um ano.
Patricia K Cirello
Unknown disse…
Muito interessante a história de santa Brígida. Tive o prazer de conhecê-la através de um aplicativo chamado católicos orantes. Ao lê-la senti em meu coração a necessidade de recitá-las. Pede ao meu noivo que fizesses juntos e apesar de ser longa a vi como uma graça que Deus nos deu para não somente nossa purificação, mas, também aqueles pelos quais nessa oração são lembrados...
Unknown disse…
Muito linda a oração!E como é bom recitá-la!
Unknown disse…
CONHECI SANTA BRIGIDA ATRAVÉS DO APP CATÓLICOS ORANTES !! TBÉM ESTOU FAZENDO AS 15 ORAÇÕES DE JESUS CRUCIFICADO!
Unknown disse…
Muito boa história, e um crescimento na minha Fé, toda vez que leio as história de Santos, sinto um desejo maior pela santidade. Já tinha ouvido falar sobre santa Brígida mas procurei saber mas sobre ela através do aplicativo, Santo de cada dia.
Unknown disse…
comecei ontem a fazer a novena e estou encantada foi uma graca de deus ter sabido de santa brigida atravea do app catolicos orantes

04/02/2015
Unknown disse…
Tirando a historia da vida de Santa Rita de Cassia que foi casada,não sabia que santa Brigida também tinha sido gostei da historia
Sam I see disse…
Uma vida impressionante.
Unknown disse…
Estou fazendo as orações de Santa Brígida, conheci no App Católico. Quando faço meditando e tentando visualizar o sofrimento de Jesus sinto realmente a presença Dele e muita paz...Recomendo.
Unknown disse…
Me sinto em paz e a cada dia que passa tenho grande satisfação em recitar as orações de Santa Brigida,recomendo a todos
Unknown disse…
Já fiz uma vez está maravilhosa experiência de Graças a alguns anos atrás, e estou iniciando novamente esta poderosa novena pois ela nos ajuda a viver intensamente uma vida dedicada ao amor de Jesus por nós e por toda humanidade.
Este comentário foi removido pelo autor.
Nós, eu e minha esposa rezamos todos os dias as orações de Santa Brígida, onde nos leva até ao calvário de Jesus e juntamente nele e com ele podemos sofrer, morrer e após tudo isso em meditação encontramos conforto e perdão dos nossos pecados. Jesus não nos chamou para uma vida fácil, mas quem o seguir conseguirá carregar a sua cruz.
Por N.S.J.C.
Unknown disse…
Eu estava curioso para descobrir a história de santa Brígida, na verdade porque meu data nascimento e 23-07, que linda história
Obrigada
Unknown disse…
Bom dia a todos, quando fiquei sabendo da vida e obra de Santa Brigida gostei muito ,todos os dias rezamos as quinze orações e os sete pais nossos, e maravilhoso ja rezamos a mais de três anos e só temos benção, sugiro que todos rezem sem cessar as estas orações, salve Jesus e Maria.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo