Maria Auxílio dos Cristãos à Auxiliadora de Dom Bosco
























Maria Auxílio dos Cristãos
À
Auxiliadora de Dom Bosco

24 de Maio

Auxilium Christianorum! – Auxilio dos Cristãos, reza com toda a segurança a ladainha de Nossa Senhora. Experimentastes repetir essa jaculatória nos teus momentos difíceis? Se o fizeres com fé, com ternura, de filha ou filho, verificaras a eficácia da intercessão de tua Santa Mãe Maria, que te levara a vitória.” (São José Maria Escriva).

Auxilia

Os antigos romanos chamavam “auxilia” as tropas aliadas que combatiam com suas legiões. Assim o nome “auxilia”, evoca lutas em campos de batalha, onde a vida pode se tornar heroísmo em defesa de um ideal.
A Igreja aqui na terra é também uma milícia; e os cristãos lutam pela defesa e propagação da fé. Nossa Senhora é o seu poderoso auxilio e é “temível como um exercito em ordem de batalha” (Cant 6,10)
Nos grandes momentos da história, povos e nações inteiras recorrem a Nossa Senhora para pedir seu auxílio no meio de graves calamidades.
A História

No ano de 1571 o então imperador dos turcos - Selim I, após conquistar várias ilhas do mediterrâneo segue em direção a Europa. O Papa Pio V conseguiu unir a Espanha com Veneza sob o comando de João da Áustria, e no estreito de Lepanto, destruiu-se totalmente a força naval da Turquia.
Durante a batalha o Papa rezava com toda sua corte, o Rosário de Nossa Senhora, depois da vitória, Pio V mandou incluir na ladainha Lauretana a invocação: “Maria Auxilio dos Cristãos”, era o dia 7 de outubro do mesmo ano.
O Papa Pio VII foi deportado de Roma por ordem do Imperador Napoleão Bonaparte e aprisionado na França entre os anos de 1809 a 1814. Tendo experimentado o poderoso Auxílio da Mãe de Deus, recuperou a liberdade e no dia 24 de maio de 1814 fez a triunfal e solene entrada em Roma.
A invocação “Auxilio dos Cristãos” é a forma pública e social da mediação que a Ssma. Virgem exerce não só a favor de pessoas, instituições e países, mas também para o bem de toda a Igreja Católica e do Papa, principalmente nos momentos mais trágicos da humanidade.

A Auxiliadora de Dom Bosco

Desde o colo materno que São João Bosco experimentou o carinho e a proteção da Ssma. Virgem. Foi de sua Mãe Margarida que herdou tão confiante devoção.
Quando completou nove anos teve um sonho profético com relação a sua vocação e missão, em que o próprio Cristo lhe diz: “Eu te darei a mestra, sob cuja doutrina podes tornar-te sábio, e sem a qual todo o saber torna-se estultice.”.
São João Bosco colocou a invocação de “Maria Auxilio dos Cristãos” no centro da espiritualidade das congregações que fundara, e carinhosamente a chamava de: “Nossa Senhora Auxiliadora”.
Em honra a Virgem Auxiliadora, Dom Bosco construiu, em Turim, uma belíssima basílica e sem dispor de um centavo. Em tudo Dom Bosco exclamava: “Foi Maria quem tudo fez”.
Outro monumento vivo em honra da Virgem Auxiliadora foi à fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora junto com Santa Maria Domingas Mazzarello.
A todos que recorriam a São João Bosco, ele recomendava a infalível novena a Ssma. Virgem Auxiliadora, e como reconhecimento pelas graças alcançadas oferecer alguma esmola para obras assistenciais.
Na majestosa Basílica de Turim, o monumento maior é a belíssima pintura da Virgem Auxiliadora sobre o Altar-Mor, com sete metros de altura por quatro metros de largura, do célebre pintor italiano Lorenzone, seguindo a orientação de Dom Bosco
Hoje a família Salesiana, espalhada pelos cincos continentes, promove e mantem acesa a chama de tão singular devoção.
Itajaí tem o privilégio de contar com três obras sociais e educativas Salesianas, são elas: Colégio Salesiano, Parque e Paróquia Dom Bosco e lar Pe. Jacó (Filhas de Maria Auxiliadora).
O Papa João XXIII recorreu a Maria Auxilio dos Cristãos na abertura do Concilio Ecumênico Vaticano II.
Vamos recorrer a Virgem Auxiliadora, pelo nosso Papa Bento XVI, e pela Santa Igreja, que sofre e sangra em suas estranhas. É o corpo de Cristo mais uma vez sendo flagelado e escarnecido!
Amém!
Paz e Bem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo