São José


Ide Todos a São José”
19 de Março

“São José escolhido pelo Pai para ser o guarda fiel e providente dos seus dois maiores tesouros: O Filho de Deus e a Virgem Maria, e ele cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis porque o Senhor lhe disse: ‘Servo Bom e Fiel! ’ Vem participar da alegria do teu sonho”. (Mt 25,21) (Sermão de São Bernardino de Sena).
No livro Gênesis 42,25 vemos que José do Egito filho de Jacó, ordenado que se enchessem as sacas de trigo pata saciar a fome de Israel... E provisões para o caminho de volta.
O Papa Leão XIII, na sua famosa encíclica de cinco de agosto de 1889, quando proclamou São José padroeiro da Igreja Universal fez a comparação entre estes dois grandes Josés dizendo: “Esses dois homens assemelham-se extraordinariamente, não apenas pelo nome, mas pelas virtudes e pelas suas vidas, ambas ricas em provações e alegrias”.

Quem foi São José!

Que o Messias havia de nascer da linhagem de Davi, era uma afirmação tão claramente expressa nos profetas que não havia qualquer hesitação a esse respeito. Portanto quando o anjo do Senhor aparece em sonhos a José, antes do nascimento de Cristo, dirigi-se a ele dando-lhe o seu titulo de nobreza: José filho de Davi... (Mt 1,20)
A genealogia de José é enfatizada tanto na narrativa de Mateus como na de Lucas. Em Mateus lemos que Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus Cristo.
Pouco ou quase nada sabemos de sua vida, a não ser que era filho de Jacó e que sua mãe chamava-se Estha. Hegesipo, historiador no século II, que viveu na Palestina, afirmou que José era irmão de Alfeu (Cleófas).
Foi ele também que afirmou que Cleófas casou com Maria (Cleófas), uma das mulheres que estava aos pés da Cruz e que também era mãe de Tiago, José, Simão, Judas e de mais três moças. (Os ditos irmãos de Jesus – Primos).
Provavelmente São José nasceu em Nazaré, tanto na aldeia como nos arredores todos sabiam que ele era descendente do Rei Davi apesar de sua pobreza e humildade.
São José era, conforme os Apócrifos, um Faber Ignarius – Operário de Madeira ou carpinteiro.
São José foi o patriarca da transição do Antigo para o Novo Testamento. O Guardião Providente da Sagrada Família. José –“Aquele que acrescenta”.
José, O Justo, conforme as escrituras foi escolhido por Deus para ser esposo da Virgem Maria e o Pai adotivo do Messias.
Provavelmente o que mais chamou a atenção de Deus sobre José, foi à bondade e o silêncio. Enquanto, em sua carpintaria, manuseava as ferramentas com suas mãos habilidosas e calejadas, seu coração permanecia unido a Deus.
Deus propõe á José a maior de todas as dádivas, a mais importante missão confiada a um homem, e em compensação a maior glória no céu. Isto tudo tendo incontáveis provações.
José entende e de coração atende a Deus, e com toda a sua humildade e pobreza, acolhe Maria, A Virgem de Nazaré, casa-se com ela e com o suor de seu rosto prove o sustento daquele que ao mundo sustenta.
Seguem para Belém, e lá na terá do Rei Davi, o filho de Deus nasce e seus primeiros adoradores são Maria e José.
Em sonho José é avisado a fugir para o Egito, fogem de madrugada para salvar a esperança de um povo.
Retornam a Nazaré, e seguem o curso comum da história de pessoas aparentemente comuns.
São José ensinou Jesus a ser homem, a conhecer as letras, e a manusear com as ferramentas e as madeiras.
São José era a ternura de Deus-Pai, humanado.
É invocado como o patrono da Boa Morte, pois teve a mais privilegiada da humanidade. Tendo de um lado Jesus e de outro Maria e provavelmente recomendou a Jesus que cuidasse bem de sua Mãe!
A devoção a São José é antiqüíssima, o Papa Clemente XI, compôs o oficio com os hinos para o dia 19 de Março.
Dizem que São José é quem confecciona os tronos da glória celeste e que depois são ornados com a Graça de Deus.
Santa Tereza de Jesus dizia: “Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de ter-lhe pedido algo que não me atendesse... quisera persuadir o mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo”.
Lembrai-Vos glorioso São José!
Amém
Paz e Bem!

Comentários

Anônimo disse…
Faço parte da paróquia São José Operarário. Em toda a Humanidade, São José teve o privilégio de viver com Jesus e Maria, os mais Santos de todos. Quanto São José deve ter aprendido com eles.
Unknown disse…
Este ano nós estamos festejando a festa de São José. Que São José nos proteja de todos os males. Todos sabem que ele sempre está perto de todos que mais confia nela.
By: Carol
Unknown disse…
tomo a partir de hoje, São José como meu Protetor da boa Morte e como meu Protetor e Advogado, quando meus adversários quiserem confundir a verdade.
Valner Vaz disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Valner Vaz disse…
São José te proclamo advogado de todas as minhas causas e protetor da Toda a Minha Família, pois tu és o precursor e protetor da Família Divina, invoco Vosso Socorro e a Vossa Proteção, que sejas o elo e interceda por mim junto à Santíssima Trindade,
AMÉM...
Unknown disse…
São José é um padroeiro muito forte. Que ele nos proteja sempre
como foi bom a vida de são jose ser um padrasto de um dono do mundo isto que grasa,isto e so alegria o coração de maria e jose, so bate forte segundo em segundo com o amado filho jesus eu ja tivi alegria mais pasou eu queria que ficase toda minha vida,eu peçoa são jose que me de estas grasas que vos teve com seu filho,mesmo sendo filho d Deuseu ja tivi um padrasto se fose igual são jose eu era bem felis mais não foi igual a jesus minha vida era so coro cru de boi nas minhas costas este homem quese xamava grasiliano,não foi bom pra mim mais mesmo asim eu agradeso a Deus, por eli ter me surado a cada 3 oras nosa eu apahei muito na minha infacia so foi sura de coro crú de boi mais mesmo asim eu agradeso porque eu sai de minha casa com idade de 12 anos sem destino sem documento sem dinheiro sem ter uma moradia digna sai sem dstino sem prente semaderente sai pelo mundo so Deus por mim eu axo que eu ainda sou um homem de sorte mesmo asim meu sobrenome foi mudado com este homem eu sofri de mais pelo mundo mais Deus e nosa senhora me ajudou que eu fui para umas fasendas de cacaú que se matava sem dó moria muitas jentes de facão de podão se matava sem dó mais eu aprendi com o mundo tudo que pasava com os outros era um espelho pra mim mais jesus e maria me ajudou que nada conteseu comigo, porque eu não mexia com niguem so encotrei jentes boas na minha vida ate oje eu nãoqueroser umhomem ruim eu gosto de pas eamor eu gosto de rezar minha vida e asim gosto so de coisa boas tudo que e de rezas eu adoro de rezar na radio imaculada conseição eu rezo as 4 oras por muitas jentes dos pais da faixa de gaza os que esta, derotados pelos seus pais que não pode rezar eu rezo por elis pelos doentes e por muitas jentes minha vida e asim, um grand abraço deste amigo neste ano d 2015 eu desejo tudo de bom pra o mundo inteiro,
este comentario esta escrito no dia 4 de janeiro de 2015 por elivaldo jesu e um amado filho de Deus criado por maria e são jose.Jesus, O Maior Homem da História da Terra nete dia;;Evangelho segundo S. Mateus 2,1-12.
Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém
uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de
nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes
perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do
povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia,
pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor
entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o
meu povo de Israel.» Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes
informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a
Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o
encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter
ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia
adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela,
sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.
Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e
mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por
outro caminho.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anouminus disse…
Venero São José por sua história e por ser o padroeiro da minha paróquia. Ele foi um exemplo, um orgulho de Deus.
È um dos mais importantes santos da igreja católica, foi de grande importância na vida do nosso salvador e da virgem santíssima.
Rogai por nós Santo e fiel José, para que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém!
meu nome everton josé de castilho
Unknown disse…
É engraçado como as coisas acontecem,à anos atrás eu tinha uma loja, e vendia bijuterias entre outros. E as vezes comprava escapulario pra vender.Quando me desfiz da loja , eu sobrei com algumas mercadorias, e entres essas havia um escapulario de São José. Eu não verdade não sabia nem que santo era, não fui ligada nisso.Passaram -se anos e eu ainda tinha esse escapulario comigo, dei muita coisa,e esse nunca era descartado, pensei em usar , cheguei colocar no pescoço. ...mais ai eu pensava, não sei nem quem é o Santo, e se alguém me pergunta? Não seu responder. ..mais continuou ai nas minhas coisas.E anos se passaram. ..quando é um belo dia eu estava no trabalho e conversando com as minhas colegas sobre isso, Porque uma usava uma correntinha com um crucifixo. E eu comentei que tinha um escapulario mais não sabia que santo era,foi quando uma das meninas me disse que só podia ser são José perguntou se tinha um menino no colo, e eu disse sim. Quando cheguei em casa fui pesquisar a vida de São José, e me apaixonei, e a partir desse dia virei sua fã, sua devota..semore que saio de casa peço a sua proteção. Peço que cuide de mim igual cuidou de Jesus.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo