São Lourenço


São Lourenço
Diácono e Martír

10 de agosto

“ Louvamos teu martirio, Lourenço, Santo irmão, pedindo que da igreja escutes a oração.” (Liturgia das horas).

No livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 6, vemos a preocupação dos mesmos quanto ao crescimento do número dos discípulos, convocaram uma reunião e expuseram sua angústias, dizendo: “Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus para administrar.” (Servir as mesas) pois muitos dos discipulos gregos queixavam-se que suas viúvas, estavam sendo esquecidas e negligenciadas pelos hebreus.
Foram escolhidos entre os irmãos, homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para administrar o cuidado com os pobres, orfãos e viúvas ... Ou seja o tesouro precioso do Senhor.
Estes homens foram chamados de Diáconos.

O patrono dos Diáconos

Astro de primeira grandeza, brilha o nome de São Lourenço no firmamento da Igreja Primitiva.
O nome Lourenço é o mesmo que Laureamtenens, querendo dizer “Coroa feita de Louro”, como a que antigamente os vencedores recebiam após suas vitórias. Lourenço obteve a vitória em sua paixão.
Assim como o Pé de louro, ou seja suas folhas servem para dissolver cálculos, curar infecções dos ouvidos e evitar raios, Lourenço quebra o coração endurecido, devolve a audição espiritual e proteje os condenados de injustas sentenças.
O Diácono Lourenço, de Origem espanhola, foi levado a Roma pelo bem-aventurado Sisto II, em Roma nosso Diácono foi incubido de administrar os bens da Igreja e socorrer os pobres que eram mantidos pela mesma.
O cruel Imperador Valeriano, determinou uma acirrada perseguição a Igreja, seus bispos, sacerdotes e diáconos, e uma das primeiras vítimas foi o Papa Sisto II, este sofreu o martírio em 258. Lourenço acompanhou-o até o lugar do suplício, e com os olhos marejados de lágrimas disse-lhe: “Meu pai, para onde vás sem vosso filho? Para onde o Santo Padre, sem o vosso diácono? Jamais oferecestes o sacrifício, sem que eu vos acolitasse? em que vos desagradei? Encontrastes em mim alguma infidelidade?”
O Papa, comovido com estas palavras de dedicação filial, respondeu: “Não te abandono, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte; velhice e fraqueza fazem com que tenham pena de mim; daqui a três dias me seguirás.” Tendo assim falado, deu ao jovem diácono instruções sobre os tesouros da Igreja, aconselhando que os repartisse entre os pobres.
Lourenço atento a solicitação do Santo Padre, procurou todos os pobres, viúvas e orfãos da Igreja e entre eles repartiu o dinheiro que havia. Objetos de outro, prata, como pedras preciosas, vasos sagrados de grande valor, tudo foi vendido e com o dinheiro sustentou os milhares de pobres da Igreja.
Quando o prefeito da cidade teve conhecimento dos grandes tesouros da Igreja e de que Lourenço era o administrador, mandou chamar-lo em sua presença e disse-lhe: “Nada de ti exijo, que não seja possível realizar. Soube que vossos sacerdotes se servem em vasos de ouro e prata em vossas celebrações e que usais velas de cera, colocadas em castiçais de ouro. Soube, também, que vossa Igreja ordena dar a Cesar o que é de Cesar; trazei-me, pois, todos estes objetos, de que o imperador precisa.”É verdade, - replicou Lourenço, - a Igreja é rica, mais rica que o Imperador. Concedei-me o prazo necessário, e tudo será arranjado em tempo.” O Prefeito supondo tratar-se de riquezas materiais deu-lhe de boa vontade o prazo de três dias.
Lourenço correndo contra o tempo, foi ao encontro de todos os pobres, viúvas, orfãos, cegos, surdos, mudos, paralíticos, peregrinos e desamparados, para que no terceiro dia estivessem todos à porta da Igreja.
No dia e hora marcados, todos em grande multidão, comparaceram à porta da Igreja. Lourenço convidou o Prefeito para inspecionar os tesouros da Igreja e apontou para a multidão reunida: “Eis os tesouros da Igreja : os míseros que levam com resignação a cruz de cada dia, carregam o ouro da virtude; são as almas prediletas do Senhor que valem muito mais que pedras preciosas.”
O Prefeito vendo-se enganado e iludido, cheio de ódio falou: “É assim que te atreves a ludibriar as Autoridades Reais Romanas? Miserável! Se o teu desejo é morrer, pois bem, hás de morrer, mas uma morte longa e cruel.” Deu a ordem para que Lourenço fosse cruelmente açoitado.
Finalmente mandou que trouxessem uma grelha, que foi posta sobre brasas.
O Santo foi despido e colocado sobre a grelha incandescente.
Santo Ambrósio escreveu que eu rosto brilhava como um fogo divino,e de seu corpo exalava um suave perfume que inebriava a todos.
Lourenço demostrava uma paz inigualável; seus lábios esboçavam um discreto sorriso; e com mansidão disse ao Juiz: “Se desejares, podeis dar ordem para que me virem, pois já estou bastante assado deste lado!”
O Santo mártir rezava pela conversão de Roma, cidade eterna regada com o sangue dos apóstolos Pedro e Paulo. Seus útimos momentos foram de louvor e adoração; era o dia 10 de agosto de 258.
São Prudêncio era da opinião que a conversão de Roma, foi fruto do martírio de São Lourenço.
São Leão assim expressou seu martírio: “As chamas não puderam vencer a caridade de Cristo; e o fogo que queimava por fora foi mais fraco do que aquele que lhe ardia por dentro.”
Que o exemplo de São Lourenço nos inspire sempre a pratica da caridade verdadeira e perfeita.

Comentários

Mateus Cordoba disse…
Obrigado pela ajuda. meu ajuou bastante com este artigo.
Anônimo disse…
Linda e comovente .Ainda hoje na Igreja com uma amiga ela me perguntou sobre a história de Sao Lourenço,debaixo de sua imagem.Sao Lourenço ,rogai por nós!
Raquel Popadiuk disse…
Possamos nós, católicos termos sempre essa fé ardorosa que combata sempre o inimigo.``As vezes nos deparamos com o perigo e esquecempos de confiar em Deus. Que sejamos e tenhamos essa fé de que S> Lourenço teve, esse ardor, e coragem. Amém
adalberto disse…
Olha Deus age, de um jeito que só Ele entede.
Pois eu estou me sentido atraido para o Diacónato Permanente, E eu não sabia da história de São Lourenço, como é que pode, como Deus é tão sutil, lovado seja São Lourenço.
Paz e bem!
nart disse…
Nasci no dia de São Lourenço e meus pais me deram o nome dele, fico feliz por ter esse nome e saber que São Lourenço foi um grande homem.
Lucker disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex José Adão disse…
Sou padre na cidade de São Lourenço, Minas Gerais e gostei muito de seu texto. Deus te abençoe.
antonio disse…
Hoje festeja-se na Aldeia de Murçós em Portugal Trás-os-Montes, o nosso padroeiro S. Lourenço, foi na pesquisa que aterrei no seu blog. deveras interessante, e um texto sobre S. lourenço que me deixou os cabelos de pé!... parabéns
com os meus respeitosos cumprimentos,
António Braz
Unknown disse…
uma vida dedica em auxiliar aos menos favorecidos , amava ao proximo mais do que a si proprio. exemplo de amor maravilhoso . rogai por mim santo lourenço
Unknown disse…
sao lourenço protegei minha familia
Gabriel Moraes disse…
Belíssima história, essa de São Lourenço!! Que o seu exemplo nos impulsione a se doar mais fielmente pela Santa e amada Igreja! Muito obrigado pela postagem, Paz e Bem irmão!
Que sua tenacidade e retidão de fé seja um exemplo a ser seguido por todos aqueles que procuram por um mundo melhor sem injustiças, sem preconceitos, sem corrupção, sem intolerância, sem inveja e com muito amor. Obrigado
São Lourenço teve morte cruel determinada pelo cruel prefeito da sua cidade natal mas a fé em Jesus Cristo fiel guerreiro divino transcendeu em seu Amor, pois no Céu logo chegou e as chamas da crueldade não lhe atingiram a Fidelidade Divina!!
Naninha disse…
Cresci com meus lendo para mim as vidas dos Santos. Esta prática nunca foi abandonada por mim. O exemplo dos santos nos tornam melhores cristãos.
Naninha disse…
Cresci com meus lendo para mim as vidas dos Santos. Esta prática nunca foi abandonada por mim. O exemplo dos santos nos tornam melhores cristãos.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

São Roque

São Miguel Arcanjo