São Judas Tadeu


São Judas Tadeu

28 de Outubro

“Mas vós carrísimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santissíma fé. Orai no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”. (Judas 1,20)

Lemos na escrita de Mateus 13,55 a respeito dos “Irmãos” de Jesus... “Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria tua mãe? Não são teus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” Para muitos, pouco esclarecidos, é a confirmação de que Maria Santissíma teve outro filhos após o nascimento de Jesus. Afinal é o apóstolo que assim afirma.
A mãe de Jesus foi virgem antes, durante, e depois do Parto! Nisso nós cremos e confessamos nossa fé. Todos os irmãos que Jesus teve, foram gerados por Maria aos pés da Cruz, e resgatados com seu sangue precioso, o sangue do Cordeiro, que nos dignificou como filhos de Deus.
Portanto toda a humanidade foi gerada em Maria, aos pés da Cruz, e os ditos “Irmãos” Jesus.
No hebraico não existem palavras apropriadas para designar “Irmão, Tio, Sobrinho”, então para qualquer parentesco usa-se a palavra “Irmão”. Lemos em (Gn 13,8) “Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti pois somos irmãos”, discutiam Abraão e Lot, que era respectivamente Tio e Sobrinho.
Os pais de Judas, Tiago e Simão; na verdade eram Cleófas ou Alfeu que é a mesma pessoa, e que era irmão de São José, e Maria, a Maria de Cleófas que estava com a Mãe de Jesus aos pés da Cruz, chamada de “Irmã de sua Mãe” (Jo 19,25) é na verdade concunhada de Nossa Senhora.
O irmão de São Judas também foi chamado por Jesus para ser apóstolo: São Tiago Menor. Dois de seus sobrinhos que eram filhos de sua Irmã Maria Salomé, casada com Zebedeu, foram igualmente chamados por Jesus eram eles: São Tiago Maior e São João Evangelista.
Diz também a tradição que seu pai Cleófas, era um dos discípulos, a quem o Senhor aparaceu no dia da Ressureição a caminho de Emaus.
No evangelho de São João 14,22 , há um episódio em que Jesus estava revelando aos apóstolos as maravilhas do amor do Pai e lhes garantia uma especial manifestação de si próprio, quando São Judas Tadeu perguntou: “Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?” Jesus lhe respondeu, afirmando que teriam a manifestação dele todos os que guardassem sua palavra e permanecessem fiéis a seu amor.
Por esse fato, São Judas demonstra sua generosa compaixão por toda a humanidade, querendo que todos se salvem.
Com a descida do Espírito Santo no cenáculo, os apóstolos sentiram-se revigorados na fé, e com um novo entusiasmo saem para anunciar o evangelho, testemunhando Jesus Cristo, se preciso fosse, com a própria vida.
“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16,15)
São Judas Tadeu dirigiu-se para a Síria, Mesopotânia e Armênia. Nicéforo grande historiado, diz que ele morreu martirizado em Edessa, a golpe de machado. Seus restos mortais repousam na Basílica de São Pedro em Roma.
Por ter sido martirizado a golpes de machado, São Judas Tadeu é representado segurando um machado e a palavra de Deus. Morreu pelo evangelho.
Em todo o mundo São Judas Tadeu é invocado e venerado, muitos devotos o tem como patrono nos casos desesperados e nas causas impossíveis.
São Judas Tadeu é o patrono dos servidores públicos, rogamos que a seu exemplo nos tornemos mais santos.

Oremos

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu te saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpriste tua missão.
Chamado e enviado por Jesus, Tu és uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Jesus. Inúmeras pessoas, imitando teu exemplo e auxiliadas pela tua intercessão, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal.
Quero imitar-te, glorioso Santo, comprometendo-me com Cristo em com sua Igreja, por um decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre, e com isso convertido(a) assumirei a missão de viver e anunciar o evangelho, como membro consciente da Santa Igreja.
Espero assim, alcançar de Deus, as graças de que necessito nesta terra e poder, um dia, gozar das eternas alegrias no Céu.
São Judas, eu conto com tua poderosa intercessão.
Roga por mim, junto ao Senhor!
Amém!

Paz e Bem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo