segunda-feira, 6 de abril de 2009

São Luchesio e Buonadona






São Luchesio e Buonadona
Padroeiros dos Bem-Casados
Os primeiros Franciscanos Seculares
28 de abril


“Vende Tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me”

É bem verdade o que diz: “Que a graça aperfeiçoa a natureza”; vejamos no caso do nosso Serafico pai São Francisco de assis . “Certo dia estando na loja de seu pai, entretido na venda de tecidos, veio um pobre pedir esmola pelo amor de Deus”. Absorto como estava, ainda na ganacia das riquezas negou lhe a esmola mas logo tocado pela graça divina , reprendeu-se por tanta dureza dizendo : ‘Se aquele pobre tivesse pedido algo em nome de algum conde ou barão , com certeza terias atendido, quanto mais não deverias ter feito pelo rei dos reis e Senhor de todos!
Daquele dia em diante, propos em seus coração nunca mais negar o que pedissem em nome de tão grande senhor.”
Francisco descobre logo em seguida, o verdadeiro sentido do Evangelho, e decide em seu coração vive-lo radicalmente. Casa-se, como dizia com a Dama Pobreza, e pelas ruas da cidade sai andando como um mendigo de Deus, e de porta em porta, implora o pão de cada dia.
Franciso veste-se com rudes panos e descalço caminha sobre montes, vales e colinas, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo, e promovendo a paz. Francisco é para todos a personificação da paz e da caridade.
Tempos depois, com seu exemplo arrasta os primeiros discipulos: Bernardo e Silvestre, e com eles, e para conhecer a vontade de Deus, abre o Santo Evangelho e por três vezes depara-se com o mesmo versiculo: “Se queres ser perfeito, vai e vende tudo o que tens e da-os aos pobres, e teras um tesouro no céu”
Dai em diante, muitos o seguiram, e em pouco tempo eram milhares que assim como ele anunciavam o evangelho em todos os lugares, e principalmente sendo tudo para todos. Para os indiferentes levavam a palavra, para os enfermos eram o remédio, com pobres e desvalidos eram como iguais.
Francisco com seu carisma, despertou no coração de Clara um desejo de seguir Jesus Cristo. Seguir Jesus nos passos de Francisco. Clara deixa tudo, e vai viver o evangelho, , e em companhia de mais algumas jovens, fundam a Ordem Das Damas Pobres, conforme a regra de Francisco.

Os Fransicanos Seculares

O exemplo dos franciscanos contagiou a sociedade da época, e tambem alguns casais foram ao encontro de Francisco pois desejavam viver da mesma forma que os irmãos, ou frades menores.
Francisco ouviu a solicitação, pediu um tempo, colocou a questão em oração e conforme o Senhor instruiu; assim respondeu aos casal.
-Vocês optaram pela vida matrimonial e é lá que vocês encontrarão a santificação!
-A santificação do casal, está na vivencia do evangelho no lar, no trabalho honesto de cada dia, e na educaçãodos filhos, segundo a vontade de Deus.

O casal Luquésio e Buonadona, insiste e o pai Francisco os acolhe como Irmãos da Penitencia, vivendo no lar, no matrimonio, no trabalho, e com os filhos o Carisma Franciscano, porem com uma regra especifica, era o ano 1221.
Luquésio era um bem-sucedido comerciante da Toscana conhecido por muitos como homem ganancioso. Sua esposa Dona Bona, era uma mulher simples, piedosa e dedicada, ocupava-se em ajudar o marido no comércio e nos trabalhos domésticos. Mulher forte na oração e na caridade.
Seu Luchesio ao conhecer o pobrezinho de Assis, Francisco e dele ouvir exortações, sente-se tocado pela graça e muda radicalmente de vida.
Ele com sua esposa, decidem vender o comércio compraram algumas terras para servir de sustento para a familia, e o que restou distribuiram aos pobres.
Como primeiros irmãos da terceira ordem, os penitentes Luchesio Dona Bona, dedicam-se aos apostalado nas familias e entre os casais. São generosos com todos e para com todos testemunham o amor de Cristo.
Luchesio morreu por volta de 1260 bastante idoso e Dona Bona alguns anos depois.
O nosso casal Franciscano é invocado com o padroeiro dos bem-casados, e quando algum casal esta com dificuldades no relacionamento.
Em alguns lugares as imagens do Santo Casal é apresentada com um prato nas mãos e sobre ele está o queijo do céu. Esse queijo, conforme uma antiga tradição, foi preparado pelos anjos e só pode ser cortado e servido pelos esposos fiéis.
No capitulo II da regra e vida dos franciscanos seculares, quanto a forma de vida lemos:
IV- A regra e a vida dos franciscanos seculares é está: observar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirados e o centro da sua vida com Deus e com os homens.
A ordem Franciscana secular é constituida por fraternidades abertas a todos os Cristãos Seculares. Nelas há lugar pra jovens, homens, mulheres, casados, viuvos e celibatarios no mundo de clerigos e leigos, de todas as profissões enfim para todos os que se dispõem a viver o evangelho no mundo.

Entre os franciscanos seculares no mundo:
Destacam-se Santa Isabel da Hungria e o Rei Luis IX, Rei da França.
Dante Alighieri, Thomas More, Pio IX, Pio X, João XIII, Leão XIII, Chiara Lubich, Dom Helder Camara, Princesa Isabel, Presidente Tancredo Neves, Senador Pedro Simon entre milhares.

Estamos em Balneario Camboriu, Paroquia Santa Inês, somos Franciscanos Seculares, Fraternidade de São Luchesio e Buonadona
Paz e Bem!
Márcio Antônio Reiser O.F.S.

Nenhum comentário: