Nossa Senhora de Coromoto


Padroeira da Venezuela

“ DEUS juntou todas as águas do Oceano e chamo de mar. Junto todas as graças e chamou Maria”(São Luis Maria G. De Monfort)

Quando nos vemos no espelho, contemplamos  a nossa realidade ou seja aquilo que somos fisicamente, quando olhamos, um pouco mais de perto, percebemos  as marcas deixadas pelo tempo. As rugas são as marcas onde já foi um sorriso ou um pranto, porem elas estão ali pra nos lembrar da nossa finitude.Devemos lembrar que as imperfeições são nossas, porem somos obras das mãos de DEUS, criados a Sua imagem e semelhança, e como tal para Ele voltaremos. Lá, na eternidade, não levaremos o que é imperfeito; seremos belos para todo o sempre. 
A Santíssima Virgem Maria é o espelho da divina perfeição de DEUS, pois nela Ele colocou a Santidade Imaculada com todas as virtudes na medida que a criatura pode receber. Ela é o “Espelho da Justiça”, porque nela podemos ver  refletida a perfeição divina. É de Maria  que  se deve dizer:” Muitas filhas ajuntaram riquezas; tu excedeste a todas”(Prov 31, 29).
A santidade de Nossa Senhora é incomparável   e inigualável,  ninguém na face da terra chegou próximo de tanta  beatitude, nenhum dos Santos(as) chegaram perto de tanta beleza e santidade.Como lemos no livro da Sabedoria capitulo sete,  versículo 29, que diz:” Ela é mais formosa do que o sol e  do que todas as constelações das estrelas: comparada com a luz , ela vence”.
“ O  Coração Imaculado de Maria, realmente, é espelho sem mancha do Coração de DEUS, em que se encontram todos os tesouros divinos”.(São João Damasceno).

A Virgem de Coromoto

A   Venezuela, ou Republica Bolivariana da Venezuela,  é um  país localizado na parte norte da América do Sul, possui uma área de 916.445 Km, sendo o trigésimo segundo maior país no mundo em território.O território foi colonizado pelo Império Espanhol   em 1532, apesar da resistência dos nativos; Tornou-se independente em 1811. Na época da colonização a  Venezuela era habitada por vários povos dos quais se destacam os índios caribes, os aruaques e os cumanagotos. A Venezuela é delimitada ao sul pelo Brasil, a oeste pela Colômbia e a lesta pela Guiana. A cultura da Venezuela é uma mistura de  Ameríndios, Africanos e os Espanhóis
Por toda essa diversidade a Venezuela é um país com características e expressões de fé, bastante acentuadas. Calcula-se que hoje o pais tenha aproximadamente 40 Santuários dedicados a Virgem Maria, sendo o mais importante o da Virgem de Coromoto.
 La pelos anos de 1651 e 1652, na aldeia dos índios da tribo  Coromoto, apareceu uma bela senhora ao Cacique e a sua mulher. A bela  senhora falou na língua deles:” Ide á casa dos brancos para que eles joguem água em vossas cabeças e assim possam ir para o Céu.” Todos a começar pelo cacique  sua família, obedeceram; Fizeram catequese, abandonaram a selva, e pediram o batismo católico.
O Cacique, homem difícil de ser domado em seus instintos  selvagens e desordenados, decide voltar para a selva e viver do seu jeito rude e se afundar nos seus vícios. Estava decidido a partir, achava que não era mais livre,  e partiu com sua mulher para a selva.Quando estavam a caminho, a bela senhora aparece, era o dia 08 de setembro de 1652. Junto com o cacique  e sua mulher estavam  sua cunhada Isabel e seu filho.
O cacique ficou tão furioso com a senhora que começou a insultá-la e dizia que deixa-se ele e sua mulher em paz. Nossa Senhora entrou na choça e sorriu-lhes, a esse sorriso o cacique pegou seu arco e flechas  para atingir a Senhora. Ela porem não desistindo, vai ao seu encontro ate que as armas caíram por terra. Nesse momento e ainda mais furioso o cacique pegou a Senhora pelo braço com a intenção de expulsá-la da choça, quando aconteceu o milagre.Naquele momento  Nossa Senhora desparece deixando na mão do índio um pequena imagem.
Ao abrir a mão o cacique percebe que a imagem é igual a que lhe apareceu na primeira vez.Foi a partir daquele momento que uma sequencia de graças e milagres foram acontecendo de uma maneira extraordinária no local do acontecido, ou seja na aldeia. A imagem mede 2, 5 cm, esta impressa numa espécie de compensado de algodão, ao ser examinada percebe-se traços indígenas e também características da tribo coromoto.No ano de 1942 a Virgem de Coromoto foi declarada Padroeira  do Pais.
Apesar do regime socialista tentar abafar a devoção e a fé do povo venezuelano, o amor a Virgem é muito maior e é o que impulsiona seus devotos fiéis a não perderem a esperança de tempos melhores e menos sombrios para o país.Nas horas difíceis é no colo da Virgem que o povo se coloca e e dela que recebe todas as consolações e bênçãos.
A Virgem de Coromoto é também uma imagem  Aquiropita, ou seja não feita por mãos humanas; é um mistério de amor, o imenso amor de DEUS pelos seus filhos espalhados em todos os continentes da terra.
Salve Maria.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

São Roque

São Miguel Arcanjo