Santa Teresa de Calcutá: A Santa das sarjetas

04 de setembro 2016.

“Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos esta preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era peregrino e me acolhestes, estava nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, estava na prisão e viestes a mim...”Mateus 25, 34-36.
O próprio Senhor Jesus, no texto acima, nos ensina o meio mais eficaz de alcançar a santidade, são pequenos gestos, feitos com amor, e que nos apontam  para a posse do reino que para todos foi preparado, a Santidade é para todos, pois o mesmo Senhor disse:”Sede santos”
Santa Teresa de Calcutá nos deixou um legado de obras de misericórdia de grande importância,seu jeito simples, seu olhar terno, suas palavras doces e também cheias de verdade deram ao mundo  um novo vigor evangélico, afinal sua vida era o próprio Evangelho-A boa nova, o reino anunciado e vivido naquela franzina Irmã da Caridade.
Todos nós, cristãos batizados em nome da Trindade Santa, recebemos as  virtudes da Fé,da Esperança e da Caridade no exato momento do nosso batismo e são essas virtudes que nortearam toda a nossa vida no caminho de santidade e quando chegarmos ao final dessa  vida e já diante do trono do Altíssimo, seremos julgados pelos nossos atos e gestos de amor(caridade).

Afinal, quem foi Santa Teresa de Calcutá?

Nascida no dia 27 de agosto de 1910, na Albânia,na Pia Batismal recebeu o nome de Agnese  Bojaxhiu, porem era carinhosamente chamada de Gonxha= Botão de flor.Seus pais eram  Nicolau e Drone,  ele comerciante, construtor e também exercia forte influencia nos meios políticos da cidade, foi eleito vereador.No ano de 1919 foi envenenado pelos seus opositores políticos.Com  a morte de Nicolau, a senhora Drone, ate então dona de casa viu-se obrigada a arregaçar as mangas e partiu para o trabalho informal, vendendo tapetes, bordados e artesanato.Lazar, Agnese, e Agata, tiveram a mais sólida educação baseada nos princípios éticos, morais e  cristãos, Nicolau era rigoroso, porem bondoso e compassivo,Drone era corajosa,meiga e piedosa.Próximo a casa da família tinha uma Igreja e incentivados pela mãe participavam da missa diária e a noite  todos rezavam o rosário.Dona Drone fazia questão de lembrar os filhos a palavra de JESUS que dizia:”O que fizerem a um pobre, por amor a mim, é como se fizessem a mim”.Agnese e seus irmãos, junto com sua mãe, frequentemente visitavam famílias pobres da periferia, a jovem Agnese frequentemente voltava aquelas casas para brincar com as crianças assim como  ensinar as primeiras letras.
Foi na adolescência que Agnese sentiu os primeiros impulsos vocacionais, o desejo de ser Missionária, de estar a serviço dos mais pobres e desvalidos tornou-se uma constante em seu jovem coração! Enquanto ajudava a mãe nos trabalhos domésticos entretinha-se com as leituras de testemunhos de missionários na INDIA. A semente estava sendo plantada...
Agnese foi em busca de seus sonhos e do seu chamado,  assim descobriu que as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora de Loreto tinham uma casa em Bengala na India.Decidida ,partiu para Dublin(Irlanda), sede da Congregação e lá ficou alguns meses em preparação para se tornar uma religiosa.Sendo aprovada, iniciou uma longa viagem para Darjeeling(India), onde em 1928 iniciara o noviciado.
Na Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, dia 24 de maio de 1937, fez sua profissão perpetua e passou a ser chamada Irmã Teresa, daquele dia em diante trabalhou como professora secundaria por dez anos.No dia 10 de setembro de 1946, estando Irmã Teresa em viagem de trem com destino a Darjeeling, sentiu em seu coração, como que a  arder em chamas de amor, era a voz do SENHOR a lhe chamar.Teresa decide deixar a Congregação para ajudar os pobres das sarjetas, os leprosos agonizantes das  vielas, as crianças famintas e os velhos esquecidos..Foi somente no dia 02 de abril de 1948, que o Papa Pio XII, autorizou Teresa a ser freira fora dos muros do Convento, sua casa seria as ruas, escolheu dormir ao relento , comer da mesa dos miseráveis, os tempos primeiros enchiam seus olhos de lágrimas, lagrimas do medo das incertezas, das injustiças, das misérias e do sofrimento alheio.Para se tornar mais próxima, troca o habito preto por um sári branco de listas azuis, tal qual as mulheres indianas!
Quando chegou a India, como Missionária da Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, trabalhou no Colégio St.Mary’s High School, Escola para os filhos dos ricos e poderosos, ao lado ficava a Favela Motijheel e foi justamente nessa favela que Irmã Teresa decidiu iniciar sua obra, Calcutá seria o seu campo de ação e o lugar pelo qual seria conhecida por toda a sua vida,Madre Teresa de Calcutá.
Outras irmãs vieram, sentiram-se chamadas e tocadas pelo amor de Madre Teresa, os gestos de amor e dedicação aos leprosos, dando-lhes banhos, trocando ataduras daquelas feridas  e daqueles membros em decomposição.Teresa era só amor, em cada gesto e em cada situação!
Em pouco tempo, já eram muitas, e assim  foi necessário adquirir um espaço para abrigá-las, assim como os pobres.Viviam da providencia, tudo lhes era dado como esmola, não poderiam as irmãs ter mais do que os pobres, a ninguém foi negado o acolhimento na casa das Irmãs, não importava o estado de saúde, a idade, o que importava era ver JESUS em cada irmão acolhido.
Madre Teresa e as Missionárias da Caridade passaram a ser conhecidas e respeitadas não somente na India mas em todo o mundo.Lideres Religiosos, Chefes de Estado, artistas, ativistas, sacerdotes, religiosos, bispos, cardeais, iam ao encontro de Madre Teresa e nela encontravam meios de ajudar os mais necessitados.
Foi Madre Teresa uma incansável embaixadora da luta contra o Aborto, falou aos lideres mundiais na ONU, criticou chefes de estados que aprovavam a lei do aborto, condenou as ações disfarçadas  das feministas(abortistas), desmascarou falsas intenções, não se curvou diante das ameaças e dos poderosos.Foi sempre um mulher corajosa e um símbolo mundial da luta pela paz, o que lhe conferiu o Premio Nobel da Paz  no ano de 1979.
Madre Teresa foi consumida pelo amor, gastou-se e esgotou-se de amor a DEUS a aos irmãos, sua vida foi apagando-se como uma vela  ate que seu coração cheio de amor e bondade não aguentou mais de saudades de DEUS e parou de bater no dia  05 de setembro de 1997.Calcutá ,a Índia, o mundo parou para se despedir da Missionária da Caridade e já naquele momento chamada por todos como Santa, Santa Teresa de Calcutá!
Foi  beatificada por São João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003 e canonizada pelo Papa Francisco no dia 04 de setembro de 2016.
“Ó meu Deus, por livre escolha e por teu amor, desejo permanecer aqui e fazer o que a tua vontade exige de mim. Não darei nenhum passo para trás. Minha comunidade são os pobres. Sua segurança é a minha. Sua saúde a minha saúde , minha casa é a casa dos pobres dentre os mais pobres.daqueles que ninguém se aproxima por medo de contágio e da sujeira, que esta coberto de micróbios e de ratos.daqueles que não vão rezar porque estão nus.Dos que já não se alimentam porque sequer tem forças para comer.Daqueles que caem nas ruas conscientes de que vão morrer e que , ao lado deles, caminham os vivos, que não prestam a mínima atenção.Daqueles que já não choram porque suas lágrimas já se esgotaram!”
Santa Teresa de Calcutá –Rogai por nós, que recorremos a vos!
Paz e bem!









Comentários

Ciccerus disse…
Muito bom o seu Blog!
Continue sempre trazendo os Santos para os homens de boa vontade.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo