Santa Maria Goretti

Santa Maria Goretti
6 de julho
No outono de 1890, o vento frio parecia impiedoso a soprar nos campos de Corinaldo; o céu apresentava um espetáculo de cores e luzes em tons dourados, era um lindo final de tarde daquele 16 de outubro, quando veio ao mundo o sétimo filho do casal Luís Goretti e Assunta Carlini; nasceu uma linda menina, que na pia batismal recebeu o nome de Maria (em homenagem a Virgem Mãe do Senhor); Maria Goretti.
Seus pais eram trabalhadores braçais, na agricultura encontravam o meio de sustento da numerosa família. A luta era sempre muito árdua...
A busca pela sobrevivência fez com que, por várias vezes buscassem em outras terras o sustento por meio do trabalho pesado no campo.
Foi na aldeia de Agro Pontinho, que depois de uma curta enfermidade, o senhor Luís Goretti veio a falecer; era o dia 6 de maio de 1900. A pequena Maria Goretti com apenas 9 anos, era quem consolava a mãe e lhe dizia para confiar na providência.
Foram tempos de muita penúria e dificuldades. Dona Assunta, com o coração despedaçado, e os olhos lavados pelas lágrimas da dor, encontra na mesa da eucaristia e aos pés da Ssma. Virgem, a coragem necessária para dar segurança aos seus filhos.
O trabalho se torna muito pesado, Dona Assunta, sozinha, não tem como lavrar a terra. É ai que surge a oportunidade de partilhar o trabalho e o lucro da terra com um viúvo e seus dois filhos. Eram eles: o Pai João e seus filhos, Gaspar e Alexandre.
Devemos esclarecer que o que uniu as duas famílias, foi tão somente o trabalho.
Com o trabalho partilhado, ambas as famílias saíram lucrando. Tudo, parece correr bem! Dona Assunta, sempre, muito determinada só tem olhos para o trabalho e as lidas da casa.
Maria Goretti, além do trabalho na lavoura, se desdobra em cuidados com a casa e com os irmãos menores apesar da pouca idade, Maria é muito responsável e piedosa. Seus dias são de oração e trabalho.
Durante o varrer do quintal, ouve-se ao longe sua voz e melodiosamente entoando hinos sacros e ladainhas.
No remendar as roupas, unia os pontos as contas do rosário, por fim incontáveis ave-marias eram rezadas ao dia.
O jeito doce e meigo de Maria Goretti despertou a malícia de Alexandre, o filho mais novo de seu João, o sócio de Dona Assunta. Seu olhar perseguia a jovem menina, que percebendo, evitava ficar sozinha com ele.
Os dias foram passando e Alexandre certo dia, solicitou que Maria pregasse os botões de sua camisa. A jovem se dispôs a  consertá-la. Alexandre, com toda a família, foi para o campo.
Tudo foi premeditado, Alexandre arruma uma desculpa e volta para casa. Chegando próximo da casa,  avista Maria, sentada, na porta cantando e pregando os botões.
Alexandre cheio de maldade, toma em sua mãos uma barra de ferro com um ponta de lâmina afiada, e chama por Maria.
Maria treme de medo, o olhar de Alexandre é de fúria, por duas vezes ele já havia tentado agarra-la, porém sempre sem sucesso, o que aumentou a sua paixão louca.
Maria tentou fugir, Alexandre ao ver que a menina não atendeu o seu chamado tomou-a violentamente pelos braços tapou-lhe a boca e com a mão arrastou-a para dentro de casa, enquanto com o pé fechava a porta.
A jovem menina com todas as suas forças implorava: Não! Não! Isso é pecado... Não! Que estas fazendo Alexandre... Por favor não! Irás para o inferno. E com um gesto de coragem lutou varonilmente.
Alexandre, em desespero, agarrou a jovem e cravou a lâmina da barra de ferro, repetidas vezes em seu corpo virginal. Maria com os olhos cheios de lagrimas exclamava:
-Meu Deus! Meu Deus! Estou morrendo... Minha mãe! Minha mãe!
Alexandre descontrolado, aperta a garganta da menina e acerta mais alguns golpes mortais. Alexandre foge, e Maria, com seu sangue, conserva o dom precioso da virgindade.
Alguns vizinhos ouviram uns gemidos e quando chegaram, encontraram a jovem, num mar de sangue. Chega também Dona Assunta, que tomando a filha em seus braços pergunta: Minha filha, o que aconteceu, quem... Foi... Diga-Me? Quase sem forças respondeu: Foi Alexandre! Ele queria fazer coisas más, e eu não quis e não deixei.
Em poucas horas Alexandre foi preso, confessou o seu crime, e foi levado para a prisão antes que o linchassem.
Maria Goretti, levou 14 golpes, foram lesões muito profundas, a pobre menina estava despedaçada. Foi levada ao hospital de Netuno e ainda viveu por mais 24 horas, somente por um milagre.
Naquela noite, cheia de alegria, recebeu a fita e a medalha de Filha de Maria. Aquela medalha suavizou suas dores e seus tremores.
Na manhã seguinte, era um domingo, dia 6 de julho, Maria recebeu a sagrada comunhão. Em seguida sua mãe perguntou-lhe:
-Maria, você perdoa de todo o seu coração o seu agressor (Alexandre)?
-Sim... Perdoo... Lá do céu rogarei para que se arrependa, e quero que um dia esteja comigo na eterna glória.
Ao ouvir tão doce revelação, o sacerdote que a tudo assistia, derramou copiosas lágrimas.
Por volta das 15:45, do dia 6 de julho de 1902, Maria Goretti entregou sua inocente e virginal alma ao Senhor da vida. Seu enterro foi uma verdadeira manifestação de fé e de amor.
Alexandre foi condenado a 30 anos de prisão, ao final dos 30 anos teve um sonho com a jovem mártir e se converteu indo viver com um monge até o final de seus dias.
No ano de 1950, estavam na Praça de São Pedro, Dona Assunta e seus filhos, assim como Alexandre Serenelli, sentado ao seu lado, assistindo a celebração eucarística da canonização de Santa Maria Goretti.

Que neste mês de julho, mês da Jornada Mundial da Juventude, possamos apresentar aos nossos jovens o modelo de Maria Goretti, e que ela interceda por todos. Amém!

Comentários

Anônimo disse…
Santa Maria Goretti, rogai por nós e intercedei pela almas que foram para os céus, principalmente pelo meu amigo Ricardo que aos 38 anos, tb de forma prematura, nos deixou em saudades. Viva Sta. Maria Goretti!!!

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo