Pedro: "O Apóstolo do Senhor, e O Príncipe dos Apóstolos"

Pedro: "O Apóstolo do Senhor, e 
O Príncipe dos Apóstolos"

"Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da provação, como se acontecesse alguma coisa extraordinária. Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no dia em que for manifestada sua glória". (1 Pedro 4, 12-13)

Eis a dispersão! Todos, e cada um em fuga, é quem mais pode fugir para não ser preso também.
Judas, em desespero e atormentado pelo remorso, busca de todas as formas, amenizar a consciência, inclusive tentando devolver as moeda da traição, tudo em vão!
João Evangelista ao que tudo indica, não fugiu pois decidiu acompanhar Maria Salomé, sua mãe e a mãe do Senhor no caminho do calvário. Outra hipótese é a de que não atingira a maior idade. Portanto não poderia ser preso.
E Pedro? Aquele que o Senhor escolheu para ser pedra, aquele a quem o Senhor falou:   " Simão filho de Jonas, de hoje em diante te chamarás Cefas - Pedra = Pedro! Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerá sobre ela!"
Nos momentos finais da última ceia, encontramos um Pedro corajoso dizendo ao mestre: "darei a minha vida por ti!"
Jesus respondeu: "darás a tua vida por mim!....em verdade, em verdade, em verdade te digo, não cantará o galo, até que me negues três vezes."
O mestre falava da traição daquele mesmo que algum tempo atrás havia dito na Cesareia de Felipe: "tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; tudo o que ligares na terra, será ligado no céu; e tudo que desligares na terra será desligado no céu."
Devemos reconhecer que até por um momento, Pedro demonstrou coragem; foi no Monte das Oliveiras quando desembainhou a espada e cortou a orelha de um soldado para defender o Mestre.
Pedro era um homem genial, de temperamento explosivo a doçura das suas ações. Pedro era um pescador da Galileia, um homem de mãos calejadas pelo trabalho, e coração generoso e firme no professar a fé, no Senhor.
Seu nome de família era Simão, o filho de Jonas; o irmão de Andre. Diz-se nascido em Betsaída e morador em Cafarnaum.
Sabemos que Pedro era casado, pois os evangelhos nos falam que o Senhor curou a sogra de Pedro.
Creio que o que mais chamou a atenção em Pedro, foi o caráter decidido. Jesus vê, em Pedro, um diamante bruto que necessita ser lapidado.
As escrituras nos mostram o quanto Jesus estimava, São Pedro. Vemos que em muitos momentos, e principalmente nos momentos decisivos, Pedro estava ao lado do mestre.
A dor que rasgou o coração de Pedro foi a dor de ouvir o cantar do galo, o Senhor falou da negação, falou do galo etc.
Diz a tradição que São Pedro movido pelo remorso, derrama lágrimas de arrependimento, e eram tantas, as lágrimas, que marcaram a face do apóstolo transformando-a num vale de lágrimas.
Lemos nos livros dos atos dos apóstolos que Pedro, em seu discurso de pentecostes chegou a converter mais de 3000 pessoas.
Ainda no livro dos atos dos apóstolos lemos a passagem em que Pedro diz ao enfermo: "olha para nós; não temos ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda."
Logo após pentecostes Pedro torna-se, ao lado de Maria, o elo de união entre Cristo e os apóstolos.
Pedro, percebendo a necessidade de resolver algumas questões referente o futuro da Igreja, convoca o 1º Concílio.
Por vários lugares, Pedro anunciou o evangelho, Jerusalém, Antioquia, e por fim a cidade eterna.
Diz a tradição que no dia 29 de junho de 67', Pedro foi crucificado, de cabeça para baixo e seu corpo foi sepultado onde, hoje está a magnífica Basílica Vaticana.
Que o exemplo e o testemunho do apóstolo Pedro, nos favoreça.
Amém!

Paz e Bem!

Comentários

Sara disse…
Eu gostaria de saber mais sobre as histórias dos santos, mas também gostaria de ir ver os outros países, espero conseguir um Apartamentos em buenos aires para saber mais.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo