O Santo Menino Jesus de Praga


O SANTO MENINO JESUS DE PRAGA

"25 DE DEZEMBRO"

Pelo ano de 1628, vivia em Praga a princesa Polixena Lobkowitz, que era viúva e tinha um filho único, o príncipe Venceslau.
Certo dia, ao chegar em casa, o príncipe encontrou sua jovem mãe, extasiada, em oração diante da imagem do Menino Jesus.
Ao aproximar-se de sua mãe, ficou encantado com a cena e exclamou:
- Mamãe! Mamãe!
- Como a senhora está linda rezando ao Menino! Parece a própria virgem Maria em adoração ao seu filho.
- Não blasfemes, Wenceslau! Eu estava rezando e meditando e pareceu-me ouvir a voz de uma criança a me fazer um pedido!
- E o que pedia mamãe?
- O Menino recordava todas as bênçãos derramadas em nossa família, desde os tempos em que ele estava na casa de minha mãe; de quem o recebi...
- Sabe Wenceslau, eu senti em meu coração, que o Menino desejava ser venerado por todos, e que as graças derramadas deveriam ser para todos.
O Menino desejava ser o consolo dos aflitos. O alívio dos angustiados, o remédio para os doentes e enfermos etc.
A princesa revela ao filho sua intenção de levar a imagem do Menino Jesus para o Carmelo de Praga, para que tenha um oratório na Igreja de Nossa Senhora da Vitória.
O Carmelo de Praga passava por sérias dificuldades, o que dispunham para comer era tão pouco, que viviam em constante espírito de jejum e penitência. Aguardavam um sinal do céu.
Naquele mesmo dia a princesa Polixena seguiu em direção ao Carmelo com o Menino Jesus ricamente adornado em suas mãos.
Frei João Luis da Assunção, quando abriu a porta do convento, caiu por terra de joelhos, diante da bela imagem do Menino Jesus. Sentiu em seu coração, que era um sinal do céu; a tão esperada resposta de Deus.
Padre! Eu vos ofereço o que de mais precioso tenho no mundo!- Disse a princesa, e ainda - "Honrai esta imagem do Menino Jesus e tende certeza de que enquanto ele aqui for venerado, nada vos poderá faltar".
- Bem sei, princesa, o quanto esta imagem á valiosa para vós e vossa família. Tenho plena certeza de tratar-se de uma inspiração divina, a oferta que a senhora nos faz.
A chegada da milagrosa imagem do Menino Jesus, trouxe alegria e júbilo ao convento. Muitas e incontáveis foram as graças alcançadas.
As parreiras que há tempos não davam frutos, ficaram carregadas. Dia após dia a providência divina manifestava a sua bondade. Chegaram com o Menino, os tempos da abundância e da fartura.
No natal do ano de 1629, vivi no convento o Padre Cirilo da Mãe de Deus que por aquele tempo passava por uma terrível crise de fé.
Padre Cirilo, como uma última tentativa, lançou-se aos pés da imagem do Menino Jesus, e em prantos implorou que o santo Menino lhe devolvesse a fé perdida.
De repente, padre Cirilo vê-se envolto em uma nuvem de luz, o Menino torna-se vivo e luminoso, e no mesmo instante um sentimento de paz, envolve o piedoso padre, e a fé lhe inflama o coração.
O Menino Jesus, o escolhe ,a partir daquele momento, como seu fiel  e dedicado apóstolo.
Pouco tempo depois estourou uma guerra sangrenta, os hereges invadem a cidade de Praga. Conventos, igrejas, oratórios, tudo foi destruído. Os Carmelitas tiveram que fugir e tudo ficou para trás, até mesmo o Menino.
Altares foram destruídos e saqueados, as imagens foram profanadas e mutiladas, fogo e destruição; restavam cinzas e escombros.
Somente em 1635 foi firmado um acordo de paz. Todos os religiosos, sacerdotes etc, tiveram permissão para voltar. Era um novo tempo, um tempo de paz.
Os Carmelitas retornaram ao convento, eram tempos dificílimos. Frei Cirilo voltou somente dois anos mais tarde, e que desespero quando não encontrou a imagem do Santo Menino.
Passou, padre Cirilo, a uma busca incessante da imagem do Santo Menino, até que um belo dia, no meio de escombros e cinzas encontra a imagem com a mão arrancada.
Em lágrimas Pe. Cirilo exclamou!
- "Quanta maldade, cortaram a mão do Menino Jesus."
Padre Cirilo prostrou-se de joelhos a implorar o pedido de perdão ao Menino, por tantas ofensas e ultrajes cometidos.
De repende padre Cirilo ouviu a voz do Menino, uma voz triste! Implorando que lhe fosse restuida a sua mão cortada e disse:
"Quanto mais me amardes, mais eu vos favorecerei".
Padre Cirilo contou ao superior o pedido do Menino, porém o que ouviu não lhe agradou.
O superior explicou a real situação do convento e o quanto seria custoso pagar pela restauração do Menino.
Eis que de repente apareceu no convento o coronel Wolf, seu rosto era triste e abatido. Estava angustiado com uma terrível situação que vivia. Aproximou-se do Santo Menino e, clamou por milagre.
Dias depois retornou o coronel, para agradecer ao Santo Menino a graça alcançada. Em troca ofereceu-se para restaurar a imagem e restituir-lhe a mãozinha.
Incontáveis foram as graças derramadas pelo Santo Menino. O culto ao Menino Jesus difundia-se cada vez mais pela boêmia e  império germano.
Num certo dia Pe. Cirilo estando em oração, apareceu-lhe a  santíssima Virgem Maria a lhe dizer:
"Desejo que o oratório do meu filho seja colocado ali" - apontando para o local.
Algumas dificuldades foram encontradas ao longo do caminho. A imagem do Menino foi roubada e em seguida restituída.
No dia 13 de janeiro de 1741 a Santa imagem foi entronizada na igreja de Nossa Senhora da Vitória, e dali as graças foram abundantemente derramadas.
Depois de 4 anos, em 1675, padre Cirilo com 85 anos, volta para a casa do pai. Morre o apóstolo do Santo Menino Jesus de Praga.
O Carmelo é o berço do Menino Jesus. A confiança que devemos ter no menino Jesus é sem medida, pois nele tudo é grandioso e majestoso, afinal é o nosso reizinho.
"O Santo Menino Jesus defendei-nos e guardai-nos, hoje e sempre".
Amém!

Comentários

Unknown disse…
com vc Marcio aprendi a ter mas fe,pois vc é um homem muito fervoroso,raro de se encontrar.vc nos encanta com sua fe em nossa mae Maria,queria conhecer muitos homens como vc,és muito especial pra nos.te admiramos,que o menino JESUS ilume sua familia.
Márcio disse…
Obrigado! Deus seja louvado por tudo.
Paz e Bem!
Marcio
Márcio disse…
Obrigado! Deus seja louvado por tudo.
Paz e Bem!
Marcio
Unknown disse…
marcio depois que a imagen do menino JESUS DE PRAGA ficou no grupo de oraçao sao miguel grandes graças forao algançadas muito obrigado por tamanhas generosidade com nosco te adimiramos cada veis mais.Que o menino JESUS te abençoe
Unknown disse…
Minha avó Deusalinda e minha mãe Marly têm muita devoção nele... Aprendi a amar e adorar o Menino Jesus de Praga também !!!

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo