Vida e Missão no Sertão da Bahia


Vida e Missão no Sertão da Bahia

O documento de Aparecida item 145, nos diz que: "A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da igreja a todos os confins do mundo."
Meu nome é Marcio Antonio Reiser, sou natural de Itajaí-SC, tenho 50 anos, sou casado com Graziele Carvalheiro Reiser à 27 anos e sou pai de 3 filhos; Bruno, Gustavo e Fernando. Sou proprietário de uma livraria católica, em Itajaí, chamada Auxílio dos Cristãos.
Como cristão católico pertenço a Ordem Franciscana Secular, Fraternidade São Luchésio e Buonadona de Balneário Camboriú, onde professei em 2004. Sou catequista à 25 anos e sou Legionário de Maria, na Paróquia do Ssmo Sacramento de Itajaí-SC.
O desejo de participar das santas missões populares, foi despertado em meu coração quando li o livro: "Nos sertões do São Francisco", do amigo, Pe. José Artulino Besen. A descrição do mundo de missão me encantou e me deixou inquieto.
Confesso que por várias vezes fui convidado a participar do projeto missionário das dioceses irmãs, Arquidiocese de Florianópolis e a Diocese da Barra, São Francisco das Chagas.
Somente no ano 2010, decidi participar da primeira experiência missionária que aconteceu em Xique-Xique, na margem do rio São Francisco, paróquia do Senhor do Bom Fim. Foi realmente, uma experiência sem igual, um acontecimento que mudou significativamente a minha vida.
Eu, e mais dois jovens, Marcel de Florianópolis e Luzineide de Morpará (BA), fomos designados para a ilha do Mucamo, distante quase 5 horas de barco, do centro da cidade. Um lugar de muita seca, calor e privações, porém cheio da graça de Deus e de Homens e mulheres de fé e de corações generosos.
No olhar das crianças encontramos o brilho da inocência e nos gestos e brincadeiras a pureza e a simplicidade.
Ainda hoje trocamos correspondências, e a cada carta que chega, um aperto de saudade de um tempo que marcou profundamente nossas vidas para sempre...
Em julho deste ano de 2012, o nosso destino foi a cidade baiana de Brotas de Macaúbas, mais precisamente a comunidade do Cocal, foram quase 3 dias de ônibus, mais ou menos 3260 Km para ir e 3260 para voltar.
A comunidade do Cocal ou Pró-Paróquia do Cocal é bastante distante do centro, um povo alegre e acolhedor nos recepcionou na entrada, fogos, cânticos e saudações alegres. O Bispo da Barra Dom Frei Luis Capio, veio ao nosso encontro e a cada um dos missionários, saudou com palavras de gratidão e estímulo; um pastor cheio de bondade.
Os grupos foram definidos, logo após o almoço, servido com muito carinho e generosidade. Todas as equipes receberam de Dom Capio, o envio e a provisão temporária para o tempo de missão.
Nosso grupo foi designado para a comunidade de Santo André, distante 45 minutos do Cocal. Éramos 3 de nossa Arquidiocese e 3 da Diocese da Barra, e mais o Pe. Yuri, também da Diocese da Barra.
Fomos acolhidos com tanto carinho, que parecíamos velhos conhecidos que se reencontravam. O baiano é por natureza um povo que acolhe com alegria.
A cada dia visitávamos as casas e a cada visita os moradores nos acompanhavam, ao final éramos um grupo enorme, e todos se alegravam com as visitas e as bênçãos das casas.
Era um peregrinar, por vezes cansativo, pelo calor de quase 40 ºC, um sol  escaldante e as distâncias bastante longas. Porém o nosso conforto era a alegria dos moradores em receber os missionários e o número cada dia maior de pessoas nas celebrações Eucarísticas a noite.
O dia da missão iniciava com a reza do Santo Terço às 5:00 da manhã, em todas as comunidades, a religiosidade popular é um diferencial do povo do sertão. A beleza das cantigas e o simbolismo dos gestos enriquecem a nossa vida de fé. Somos eternos aprendizes!
Um povo que pede a benção e abençoa, é um povo abençoado. Quantas bênçãos recebemos daqueles idosos de rostos queimados e mãos calejadas pelo trabalho. Quantas histórias, quantos causos e quantas lendas.
O ofício de Nossa Senhora, o Santo terço, são devoções caríssimas para o sertanejo, o Santo Reis, a Bandeira do Divino e o Estandarte de São Sebastião percorrem as comunidades e cada um com uma característica própria.
Um povo simples e generoso, que tudo o que tinha de melhor é destinado para as missões. Encontramos jovens alegres e entusiasmados, seus olhos brilhavam com as propostas e os desafios que o evangelho nos impõe.
E o que dizer das crianças! Eram sempre momentos de alegria, todas as tardes às 15:00, as crianças sempre bem arrumadas, aguardavam a nossa chegada na igreja, para as orações, cantos, brincadeiras, leituras, pinturas e desenhos e no final doces, e uma pequena lembrança daquele momento.
A despedida é o pior momento, impossível é não chorar, impossível é não se comover com as expressões de carinho de todos. São bilhetes, desenhos, uma bala, um abraço muito apertado e um soluço quase abafado...
A missão é um eterno aprendizado! Trazemos muito mais do que levamos, deixamos um pedaço de nossos corações, e trazemos um pedacinho de cada um para preencher o nosso espaço.
Concretamente falando; Deixamos um grupo do terço dos homens com 52 membros. Foram dados os primeiros passos para criação da pastoral do idoso. Foram criados mais dois grupos bíblicos. O grupo de jovens e a pastoral catequética ganharam um novo impulso e a pastoral da criança ganhou mais duas voluntárias.
Quando estávamos entrando em nosso ônibus, uma jovem, chorando, disse: " Nossas vidas nunca mais serão as mesmas..." Eu digo a mesma coisa...

 PAZ E BEM!   

Comentários

Unknown disse…
Bom dia Márcio.
Onde encontro mais sobre Missão, como ser missionário, onde buscar essa informação?

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo