Santa Maria Domingos Mazzarello


Santa Maria Domingos Mazzarello
14 de maio
“Fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora
Irmãs Salesianas”


Na primavera do ano de 1837, a bela Mornese ao norte da Itália, assistia o nascimento de sua filha mais ilustre; "Maria Domingas Mazzarello", a primogênita dos 10 filhos, do casal José Mazzarello e Maria Madalena Calcagno.
Os tempos eram muito difíceis para os camponeses e tecelão daquela região. Todos eram muito pobres, porém o que tinham de mais precioso e valoroso era a fé  e a vida de oração.
Maria, desde muito pequena demonstrou ser bastante extrovertida e alegre. Cuidava dos irmãos menores, cuidava dos afazeres domésticos com a mãe e dos vinhedos com o seu pai.
Foi no ano de 1850 que Maria fez a sua primeira comunhão, sempre foi uma referencia de piedade e dedicação ao catecismo.
Por volta do ano de 1860, Maria estava com 23 anos, quando o tifo apareceu na região em que moravam seus tios. Todos contraíram a doença, e mesmo com todo risco de contaminação, Maria Mazzarello vai ajudá-los, e logo contrai a doença, que depois de algum tempo, fica curada porém com algumas sequelas.
A jovem Maria começa a despertar o interesse de alguns jovens, que conhecedores de seus talentos e virtudes, a escolhem como esposa, porém o casamento não estava em seus planos.
Seu coração inquieto, ainda não conhecia os planos de Deus, porém certa vez ao caminhar pelas colinas de Bargo Alto, vê diante de si, em visão, um alto edifício com muitas meninas correndo e brincando num grande pátio interno e ouve nitidamente estas palavras: "Tome conta destas meninas". Ao revelar a visão ao padre Pestarino este logo afirma ser fruto de sua imaginação.
Por quase todos os dias Maria e outras jovens desciam de Valponasca, antes do sol nascer, para participar da Santa Missa.
Quando Pe. Pestarino celebrava a noite, Maria Mazzarello, não podendo ir, ficava da janelinha de sua casa contemplando, ao longe, os vitrais iluminados pelas chamas das velas da igrejinha, e assim adorava o Senhor Jesus.
Foi no ano de 1853 que Maria Mazzarello ingressou, a convite da jovem Angela Maccagno, na Pia União das Filhas da Imaculada. Eram jovens dedicadas e piedosas que se encontravam para rezar e promover obras assistenciais.
O bispo de Acqui, Dom Contrato aprova o estatuto do grupo das Filhas de Maria dia 20 de Maio de 1857.
No ano de 1854, em Turim, Dom Bosco e mais alguns padres fizeram o firme propósito de atuarem no meio dos jovens com total dedicação e assim nasce a Sociedade de São Francisco de Salles - Salesianos.
A jovem Mazzarello arregaça as mangas e com sua amiga Petronilla, resolve aprender corte e costura para poderem ensinar a outras jovens o ofício de costureira.
Logo em seguida alugaram uma sala e começaram as aulas de costura e assim muitas meninas iam para o curso, aprendiam o ofício e também os mais valiosos preceitos cristãos.
Dom Bosco foi a Mornese com seus meninos e antes de partir falou com Maria e Petronilla, ficou conhecendo o trabalho das jovens e recomendou, além da oração, muito trabalho. Dom Bosco falou também de seu projeto: Construir em Mornese um colégio para meninos.
Em pouco tempo o colégio estava em construção e Pe. Pestarino, que se tornara Salesiano, estava a frente da obra. De repente Dom Bosco chama Pe. Pestarino a Turim para informar o que Papa havia aprovado a fundação de uma congregação feminina e determina que o colégio em obras, seja delas.
No dia 05 de agosto de 1872, na capela do colégio, 11 Filhas da Imaculada fazem os seus votos a Deus. São as primeiras Filhas de Maria Auxiliadora.
Os tempos eram difíceis, a alimentação era escassa, porém a confiança na Virgem Auxiliadora é que ás sustenta.
Pouco a pouco outras jovens aderem ao sonho de Dom Bosco e de Irmã Maria Mazzarello. As oficinas são um referencial em Mornesse e por toda a Itália.
De outros lugares surgem pedidos para que as irmãs assumam outras obras e assim em 1874, um grupo segue para São Martinho e em 1877 Dom Bosco envia um grupo de voluntárias para as missões na América Latina.
Irmã Maria Mazzarello é a superiora da congregação e o coração da mesma. Seus olhos brilham de entusiasmo e seu coração pulsa de alegria e júbilo pelo que o Senhor tem feito pelas Filhas de Maria Auxiliadora.
Visitava as novas casas e sempre escolhia os trabalhos mais difíceis e pesados para realizar. Era mãe, irmã e filha de todas. Era uma chama viva de amor a Jesus Eucarístico e a virgem Maria.
No ano de 1881, sabendo que seu fim estava próximo, pediu à Madre Josefina que viajasse para América em seu lugar. Irmã Maria Domingas Mazzarello faleceu no dia 14 de maio de 1881, com 44 anos.
Suas últimas palavras foram: "Adeus, até o céu!". Foi beatificada por Pio XI em 1939 e canonizada por Pio XII em 1951. Seu corpo encontra-se no altar da grandiosa basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Turin.
Que seu bom exemplo e testemunho nos inspirem, ò Santa Maria Domingas Mazzarello.

Comentários

' Dulce disse…
maravilhosa história, pena que os católicos não leem tanto a vida deles..
Unknown disse…
Muito emocionante essa história, isso deixa a gente a imaginar, quanta fé essas pessoas tinham antigamente. Quem nos dera ter uma fé assim tão forte!
Unknown disse…
Nos ensinou pelo seu exemplo e que devemos sempre ensinar pelo exemplo. Santa M. Mazzarello rogai por nós. Louvado Seja o nosso Senhor Jesus Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo