São José Alamano


São José Alamano

Fundador dos Missionários da Consolata

16 de fevereiro

Em Castelnuovo D’Asti, Itália, berço dos grandes santos como Dom Bosco e São José Cafasso, nasceu no dia 21 de janeiro de 1851, José Alamano.
José Alamano, filho de pais piedosos e tementes a Deus, manifestou desde os primeiros anos de vida o firme propósito de servir a Deus como sacerdote.
Por esse tempo, o grande mestre e educador Dom Bosco dirigia o seu oratório festivo dando aos jovens todo o tipo de formação e oferecendo cursos profissionalizantes.
João Alamano, tio de José, era muito amigo de Dom Bosco e com ele conseguiu uma vaga no oratório.
Dom Bosco, percebendo a pérola preciosa que lhe confiaram, adotou José como seu filho espiritual e também como seu confessor.
Quando completou 15 anos, o jovem José segue para o Seminário Metropolitano de Turim e lá permanece até o ano de 1873, quando completa os estudos de filosofia e teologia. É ordenado sacerdote em setembro do mesmo ano, pelo então Monsenhor Gastaldi e nos dia 21 de setembro celebra a sua primeira missa em Castenuovo.
Pe. Alamano foi por dois anos assistente no Seminário Arquidiocesano de Turim e ao mesmo tempo, estudou no Convitto Eclesiástico San Francesco D’Assis, também em Turim, aulas de moral.
No ano de 1880, Monsenhor Gastaldi confiou-lhe o Santuário da Virgem da Consolata, o Convitto Eclesiástico San Francesco D’Assis e do Santuário Sant’Inazio; Pe. José Alamano com tão pouca idade é o novo reitor das maiores obras de Turim.
Obediente e humilde, Pe. José executa suas funções com zelo e dedicação. É por esse tempo que Pe. Alamano escolhe como seu colaborador nas funções de vice-reitor e ecônomo o Cônego Giacomo Camisassa.
Um novo tempo chega com o novo reitor, o Santuário da Consolata passa por uma belíssima transformação tanto material como pastoral. As celebrações são enriquecidas, o atendimento aos peregrinos é intensificado e, principalmente, a devoção mariana.
Homem de visão e grandes horizontes Pe. Alamano não se aliena diante das transformações políticas e sociais de seu tempo. Incentiva o trabalho da ação católica e tudo o que estivesse de acordo com o bem do povo.
Foi um sacerdote entusiasmado pela encíclica “Rerum Novarum”, incentivando os jovens sacerdotes a estudá-la para bem ensiná-la.
A paixão pela igreja e pelo anuncio do evangelho, inquietava o coração de Pe. Alamano. Seu desejo maior era a evangelização além das fronteiras, as santas missões.
Foi com esse espírito que no ano de 1901 fundou o Instituto Missões Consolata e em 1910 o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata.
Mesmo sem desejar, Pe. Alamano foi o superior geral do Instituto dos Missionários da Consolata até o fim de sua vida.
O tempo consumiu-lhe as forças, porém não o entusiasmo. Pe. José era sempre um grande entusiasta das missões e de suas obras.
A paixão pela Virgem da Consolata fez de Pe. Alamano um homem confiante e determinado, alegre e despojado.
O rigoroso inverno de 1926 abateu violentamente o nosso Santo, contando com 75 anos e uma obra bem consolidada. Morre em 16 de fevereiro de 1926.
Foi canonizado em 16 de julho de 2005 pelo Papa Bento XVI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo