O menino Jesus e a pequena Rebeca



O menino Jesus e a pequena Rebeca


“Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do Senhor e os olhos dos cegos verão no meio das trevas e das sombras” (Is. 29, 18).


No campo dos pastores, próximo a Belém, todos já se preparavam para o descanso, a noite avançava, o frio era intenso, porém o céu parecia querer anunciar algo de extraordinário, as estrela brilhavam como nunca!
No acampamento, a barraca de Jacó e Mírian, ainda estava com as candeias acesas, e de lá ouviam-se vozes.
Mirian penteava os lindos cabelos da pequena Rebeca, enquanto Jacó contemplava o firmamento.
- Não consigo tirar os olhos do céu. O brilho das estrelas é encantador, disse Jacó.
- Mamãe, como são as estrelas? E que brilho elas têm?, perguntou Rebeca.
Rebeca, a única filha do casal, estava com 4 anos, era uma linda menina de cabelos encaracolados até os ombros e seus olhos lindos e amendoados, escondiam uma deficiência visual desde o nascimento.
- Bem, Rebeca, as estrelas não têm uma forma definida, estão muito longe de nós, e o que conseguimos perceber é que são incontáveis, então o que conseguimos contemplar é sua luminosidade.
- Acho que sei como é! Vou dormir imaginando o meu céu e as minhas estrelas, respondeu Rebeca.
Jacó faz as orações do final do dia e preparam-se para descansar. Apagam-se as lamparinas.
Rebeca adormece abraçada a sua pequena ovelhinha Dana; a noite estava apenas começando.
Rompe-se o silêncio! Ouve-se por todo o campo, como o cantar harmônico de anjos, e, eis que todos se levantam assustados.
- O que houve?
- Que significam esses sons?
Apareceu então sobre eles um anjo do Senhor e a glória do Senhor os cercou de luz, de sorte que eles foram tomados de grande medo. Mas, o anjo disse-lhes, “Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria para todo o povo. Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, o Salvador que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em faixas e deitado numa manjedoura”. De repente, uniu-se ao anjo uma multidão dos exércitos celestes que louvavam a Deus e diziam: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc. 2, 9 – 14).
A sensação era de júbilo e esperança, e todos saíram ao encontro do menino. Jacó e Mírian, também encantados com o acontecido, seguem os outros e deixam Rebeca dormindo.
Percebendo movimentos e sons, Rebeca levanta-se, toma seu cajado pequeno e com Dana no colo, sai atrás de todos.
Todos os outros pastores se agitam e fazem até bastante barulho, na procura do Salvador.
Rebeca segue sua intuição; o que procura, nem ela sabe e realmente, apenas saiu do acampamento com os outros sentidos bastante aguçados, ela ouve por primeiro o choramingo de um bebê! “Parece que um bebê está chorando?!”. Passo a passo vai se aproximando da gruta, e eis que está à porta, e com um largo sorriso exclama! “Achei o chorãozinho!”.
Nossa Senhora, achando muita graça e sinceridade naquelas palavras, perguntou: “O que faz uma menina tão linda e tão pequenina aqui sozinha? Como você se chama e onde estão seus pais?
- Meu nome é Rebeca, e esta é Dana, meus pais saíram do acampamento com todos os outros a procura de não sei o que e eu saí atrás e me perdi de todos. Eu ouvi um bebê chorando e cheguei aqui.
Maria se encanta com Rebeca e pede que se aproxime.
Passo a passo Rebeca se aproxima e Maria percebe sua deficiência, e sem querer demonstrar, faz sinal a São José que a tome pela mão.
O jovem casal se encanta com Rebeca, e Maria tomando sua mãozinha tão gelada pelo frio, traz até o menino que acabava de mamar. “Ah! está aqui o chorãozinho. Parece bem gordinho”. E assim ia tocando por todo o corpo do menino; chegou à cabeça, massageou seus cabelos, chegou aos olhos e levemente acarinhou olhos, ouvidos, boca. “Ele é tão lindo que parece um anjo, disse Rebeca. “Realmente ele muito lindo assim como você é linda Rebeca!”, disse José com voz embargada.
O menino faz alguns movimentos, como querendo retribuir tanto carinho. Nossa Senhora, percebendo que as mãozinhas do menino desejavam alcançar o rosto de Rebeca, levou-as de encontra a ele. “Como seus dedinhos são quentes, parecem ferro em brasa!
- Você já tocou em ferro quente?, perguntou São José.
- É, só foi uma vez, pois meu pai me repreendeu.
- E com razão, disse ele, é muito perigoso.
De repente, as mãozinhas do menino tocaram os olhos de Rebeca e por alguns segundos ali permaneceram até que a menina exclama, “Parece que meus olhos estão queimando”, diz ela, esfregando suas mãos contra eles.
- José, traga aquele pano, disse Maria.
Enquanto o menino permanecia brincando, Maria massageia os olhos de Rebeca. “Passou!”, diz ela.
Rebeca percebe uma luminosidade intensa e tudo vai tomando forma ao seu redor até que seus olhos se encontram com os do menino e ela exclama, “Como você é lindo”. O menino retribui com um gracioso sorriso! José e Maria parecem não acreditar no que estão vendo, será que Rebeca está enxergando; o que realmente aconteceu, se tudo parece estar parado no tempo.
Rebeca, olhando para Maria, diz, “A senhora é muito linda!” e a José, “E o senhor também”, e de seus lindos olhos brilhantes correram lágrimas de uma emoção sem explicação, emoção que é dos três.
Ouvem-se murmúrios, são os pastores chegando. Silenciosamente vão entrando e reverenciando o Salvador anunciado. Por fim, entram Jacó e Mirian e ficam duplamente emocionados, afinal, Rebeca chegara ali, e que brilho era aquele que havia em seus olhos?
Mirian aproximou-se de Rebeca e chegando bem perto da menina, que estava encantada diante da beleza de Jesus, disse, “Filha, como você chegou aqui?
- Mamãe, como você é linda, muito mais linda! E olhe o menino, seu nome é Jesus, ele tem os dedos e as mãos tão quentinhas que abriram meus olhos.
A emoção foi geral, porém o primeiro olhar daquela menina foi para o Eterno, o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós.
Rebeca, a primeira visitante do menino Jesus, um olhar que jamais se apagará de sua lembrança até o final de seus longos e felizes dias.

Comentários

Unknown disse…
Que linda história! E o trecho do livro de Isaías caiu como uma luva.

Que Deus lhe abençoe!
Até mais!

grupopcv.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo