Os Santos Arcanjos




Santos Arcanjos

29 de setembro


O catecismo da Igreja Católica nos diz que: “A existência dos seres espirituais, não corporais, que a sagrada escritura chama habitualmente de Anjos, é uma verdade de Fé”.
Santo Agostinho afirma que por todo o seu ser, os Anjos são servidores e mensageiros de Deus. No livro de São Mateus Lemos como o próprio Cristo afirmou que os Anjos contemplam “constantemente a face de meu Pai que está nos céus”. (Mt 18, 10)
O concílio ecumênico de Latrão definiu que Deus criou as coisas materiais e espirituais. O diabo e os outros espíritos malignos foram criados bons por Deus porém tornaram-se maus por si mesmos.
Antes de ter criado o homem, Deus criou os Santos Espíritos, os espíritos puros, isto é, não compostos de matéria, embora por vontade divina, possam às vezes apresentar-se aos homens sob formas corporais.
Nas sagradas escrituras encontramos os anjos agrupados em 9 corpos, a saber:
- Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e os Anjos, que por sua vez constituem três hierarquias. A primeira é dos Serafins, Querubins e Tronos têm por missão servir perante o trono de Deus; Dominações, Potestades e Virtudes, que tem por missão servir no espaço da criação. E a terceira hierarquia: Principados, Arcanjos e Anjos, tem por missão o serviço junto a humanidade.

Miguel Arcanjo

Lemos no livro de Daniel que : “Surgirá Miguel, o grande príncipe, que guardará o teu povo” (Dn 12,1). São Miguel é honrado e invocado como guarda e protetor da igreja e também como guardião dos agonizantes.
São João, no livro do apocalipse, escreveu sobre uma grande batalha que houve no céu. Quando Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão e seus anjos, estes foram derrotados e não houve mais lugar para eles no céu (Ap, 12,7-8).







Rafael Arcanjo

Dentre os anjos que conforme a sagrada escritura, se revelaram aos homens como mensageiros de Deus e executores dos seus designos, destacamos o glorioso Arcanjo Rafael.
A sua principal missão no mundo foi a de guia dos homens, amparo e defesa contra todos os males corporais e espirituais que lhes possam ameaçar.
A missão maior do Arcanjo Rafael encontramos no livro de Tobias, nas escrituras sagradas: “Rafael = Deus Cura”.

Arcanjo Gabriel

Gabriel foi o embaixador do Senhor, enviado para levar e revelar os planos do Altíssimo, em primeiro lugar a Zacarias sobre a vinda do precursor do messias, e depois à Virgem Maria anunciando a vinda de Jesus e a encarnação em seu ventre virginal.
Também o profeta Daniel fez referência ao Arcanjo Gabriel, em dois momentos e em ambos como portador das revelações do Altíssimo.
É o Arcanjo da mais bela e importante saudação da história: “Ave Maria, cheia de Graça...”
A tradição Católica conservou e preservou a devoção aos (3) Arcanjos do antigo testamento e os consideram poderosos intercessores junto ao trono do Altíssimo.
Outros títulos e denominações de anjos que se referem a datas específicas e nomes, são pura invenção que não encontram legitimidade nas Escrituras Sagradas.

Comentários

Ana Lucia disse…
metira miguel nuca fui o melho
wan disse…
miguel smp será o melhor! aceite!!

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo