Santa Cecília


SANTA CECÍLIA

“A Padroeira da Música Sacra”

“22 de Novembro”

“... o ruído que ouvi era como o som de músicos tocando harpa.” (AP 14,2)

Cecília nasceu de uma nobre família romana dos Metelos. Seus pais pertenciam á nobresa Cristã, eram generosos com os menos favorecidos da sociedade e em tudo procuravam viver o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A pequena Cecília, apesar do meio pagão em que vivia, era um testemunho para todos os que a conheciam. Uma menina de beleza angelical e de dons artísticos incomparáveis. Distinguia-se das demais crianças, por sua piedade e simplicidade aliadas a uma inteligência invejável.
Tão profunda era sua convicção religiosa, tão sincera sua dedicação a causa de Jesus, por quem nem por um segundo teria hesitado em sacrificar sua vida, se as circunstâncias exigissem.
Cecília dedicava-se a estudar as sagradas escrituras dia e noite, e foi justamente nos Santos Evangelhos que nossa jovem romana, encontrou sua vocação, decidiu consagrar sua vida ao Cristo.
A vocação de Cecília não estava em conformidade com a vontade de seus pais, pois sem que ela soubesse ou desse o seu consentimento, prometeram-na em casamento a um jovem patrício romano, chamado Valeriano.
O casamento do jovem casal foi marcado pelo luxo, pelos belos trajes, pela festa de vários dias e principalmente pela aparência triste e sombria da noiva que não conseguia esconder seu desgosto.
Cecília estava abatida pois havia jejuado por três dias, os dias que antecederam as bodas foram de intensa oração e jejum absoluto.
Na noite de núpcias e estando a sós com o noivo, disse-lhe Cecília com toda firmeza e delicadeza: “Valeriano, eu estou sob proteção de meu anjo da guarda, e que guarda minha virgindade”. E acrescentou: “Fiz voto de fidelidade a Jesus Cristo, e, a ele prometi guardar-me sempre pura.” Valeriano, a princípio, pareceu indignado com tal revelação da noiva, porém manifestou o desejo de conhecer o anjo guardião de Cecília e fez uma promessa de se tornar cristão se o seu desejo fosse alcançado.
Cecília respondeu que para ver o anjo guardião, Valeriano deveria ser batizado. Cecília o encaminhou ao Papa Urbano que prontamente lhe conferiu o batismo depois de um tempo de preparação.
Certo dia, Valeriano chegando em casa encontrou Cecília em oração, e qual não foi sua surpresa, quando de fato viu ao seu lado o anjo da guarda, e ficou maravilhado como ser celestial.
O anjo uniu os noivos e cingiu-lhes, com duas coroas de rosas e lírios e exortou-lhes à perseverança.
O irmão de Valeriano, chamado Tiburci, ao ouvir o relato do irmão e da cunhada, desejou ser batizado e tornou-se um cristão convicto e corajoso.
O prefeito de Roma chamava-se Almáquio e era irmão de Valeriano e Tiburcio, ao saber de suas conversões citou-os perante o tribunal e exigiu que abandonassem o cristianismo.
Os irmãos foram decapitados diante de Cecília e esta corajosamente enfrentou o cunhado e foi também condenada a vários métodos de tortura, porém sempre se mostrou irredutível em sua fé.
Por fim Almáquio ordenou que fosse golpeada até a morte, três golpes não conseguiram separar o corpo da cabeça, e Cecília ficou ferida no chão por três dias.
Todos os bens do casal foram distribuídos aos pobres e seu corpo foi sepultado no cemitério perto da via Apia.
No ano de 1599, o túmulo de santa Cecília foi aberto por ordem do cardeal Sfrondati, e o corpo encontrava-se na mesma posição descrita pelo Papa Pascoal I, em 817.
Os anjos de Deus, em coro cantaram as virtudes de Cecília e Valeriano, o jovem casal foi acolhido pelos céus ao som de harpas e citaras, como bem aventurados.
Tocai Cecília, tocai; para nós as melodias celestiais que encantaram Valeriano e que elas possam nos encantar hoje e sempre. Amém!

Comentários

Vlad da Matta disse…
Maravilhoso o seu Blog, que O Senhor esteja com vocÊ sua família!!!
Estava mesmo a procura da história de Santa Cecília padroeira dos músicos, no qual eu peco pra ela proteger os membros do ministério de música da nossa Comunidade Divino Espírito Santo, Breve adicionarei no blog da nossa comunidade...
Fique na paz com o Nosso Senhor!!!
Unknown disse…
linda história não conhecia,pois tive um sonho onde escutava um hino lino que falava em nossa senhora do acanto que vinha me acalenta e salvar.
Tiago Pedro disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Bela história! Perseverança e fé!

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo