Santo Isidro ou Santo Isidoro


Santo Isidro

Patrono dos lavradores

11 de maio

Passei as noites vigiando, passei frio e calor para aumentar teus bens. Pouco possuías, quando entrei no teu serviço e vês agora como estás rico”. (Gen 30,30)

Devemos aproveitar todas as ocasiões que o Senhor nos propõe como meio de santificação. No livro do gênesis o Senhor sentencia ao homem um meio eficaz; “Tiraras da terra, com trabalhos penosos, o teu sustento todos os dias de tua vida... Comerás o teu pão com o suor de teu rosto.” (Gen 3, 18-19)
O Senhor nos apresenta o trabalho como meio santificador, é no cotidiano e nas pequenas ocasiões que encontramos os meios eficazes para alcançá-la.
O lavrador possui todos os meios de salvação, todos os elementos da natureza são fontes de inspiração e que permitem uma maior intimidade com o Criador. O contato com a terra e seus frutos etc.

E Quem foi Santo Isidro?

A Bela e encantadora Madri, capital da Espanha, foi o berço natal de Isidoro o lavrador. Seus pais eram muito pobres, nada possuíam em bens, e todo bem que possuíam era por graça de Deus; o tesouro da fé.
A Isidro não foi permitida a frequência na escola, a extrema pobreza o chamou desde os primeiros anos de idade, ao trabalho pesado, no campo.
Foi a assistência do Espírito Santo, merecida pela sua extraordinária humildade, que substituiu-lhe perfeitamente a falta livros. Isidro, na ânsia de conhecer as verdades da fé, não perdia ocasião de ouvir a palavra de Deus, que tão profundamente lhe calava na alma.
A paciência nas contrariedades, o modo afável de tratar o próximo, a prontidão em perdoar ofensas à fidelidade nos patrões.
A pontualidade no cumprimento dos deveres, o respeito e a modéstia e antes de tudo a grande caridade para com todos, assim Isidro trilhava o árduo caminho da santidade.
Isidro transformava em oração os trabalhos mais pesados, tudo oferecia por amor ao seu Deus e para cumprir sua vontade.
Enquanto a mão dirigia o arado o coração estava elevado em Deus, era tanta intimidade, que os outros empregados e seus patrões tinham a impressão de que ele estava em êxtase. Seu olhar era iluminador e suas palavras cheias de ternura e mansidão.
Seu patrão chamava-se João de Vagas e soube sempre ser reconhecido ao seu mais ilustre servo Isidoro. João refletia o versículo do Eclesiastes, como conselho que diz: “Como tua alma ama e estima um empregado prudente.” Isidro obteve de seu patrão a autorização de assistir a missa todos os dias. Levantava-se de madrugada para cumpri suas primeiras obrigações com Deus e seu patrão.
Apesar de sua pobreza, dava o que possuía aos mais pobres e sempre com o coração cheio de alegria.
Casou-se com Maria Turíbia que em tudo se parecia com seu santo esposo.
O único filho do casal morreu ainda criança, e logo em seguida morre Maria Turíbia, com fama de santidade.
Certo dia enquanto Isidro detinha-se em sua contemplação e oração, seu patrão foi a campo e testemunhou o grande prodígio, de ver um anjo arando a terra.
Isidro adoeceu gravemente e com exatidão predisse a sua morte, para a qual se preparou com todo o zelo. Era dia 11 de maio de 1170, estava com 60 anos.
Muitos milagres lhe confirmaram a grande santidade. Era por todos muito amado.
Quarenta anos depois de sua morte, o corpo foi transportado do cemitério para a Igreja de Santo André e mais tarde colocado na capela do Bispo.
Isidro foi canonizado em 1622 pelo Papa Paulo V.
Que os homens do campo, lavradores, agricultores, a exemplo de Santo Isidoro, façam do seu trabalho diário um meio perfeito de santificação.
E que Santo Isidro interceda por todos quantos tiram a terra o seu sustento e o alimento de milhares de mesas. Amém!

Comentários

Joana Santos disse…
pensei que Santo Isidro, tivesse nascido em Portugal...Santo Isidro é o santo padroeiro da minha terra (Vila Real), mais presisamente em Abambres. :)
Unknown disse…
Belíssima história. Torna ainda mais viva em nosso meio as palavras de Jesus quando agradece ao Pai por revelar seus segredos aos pequenos e aos pobres escondendo-os aos grandes e aos poderosos. Procuramos Deus nas coisas grandes enquanto Ele se manifesta nas pequenas coisas.
Só um lembrete a título de colaboração: o Pontificado do Papa PAULO V ocorreu de 16.5.1605 a 28.1.1621. A canonização de S. Isidoro Lavrador foi feita pelo Papa GREGÓRIO XV que governou a Igreja de Cristo entre 9.2.1621 a 8.7.1623.
Unknown disse…
é com muito orgulho que venho manifestar essa imessa alegria de dizer que o SANTO ISIDRO tambem é padroeiro de nossa cidade que é, IBIRAJUBA-PE BRASIL, que talves seja a unica cidade BRASILEIRA que o SANTO ISIDRO é padroeiro, fiquem todos na paz de DEUS...
Alberis disse…
Devemos aproveitar todas as ocasiões que o Senhor nos propõe como meio de santificação.
Alberis disse…
Devemos aproveitar todas as ocasiões que o Senhor nos propõe como meio de santificação.
Mario Sergio disse…
Quem lê esse artigo preste atenção que são vários Santos Isidros (o agricultor é de Madri, dos anos 1150 e o Bispo e Doutor da Igreja é de Cartagena e viveu pelos idos de 700... etc e tem outros).
Unknown disse…
Olá. Fiquei muito interessado em conhecer Santo Isidro depois de rever suas imagens feitas pelas padres Jesuitas da Companhia de Jesus ( acho que espanhóis) e os índios guaranis. As imagens, que são muito belas e possuem ricos detalhes esculpidas em madeira
estão no museo das ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo/RS destruida por volta de 1750.O artigo veio a me esclarecer muito o motivo da devoção a Santo Isidro e o trabalho de evangelização dos índios no século 18. Muito Obrigado e parabéns.
Unknown disse…
Estou nesse momento olhando pela janela a Catedral de San Isidro, no distrito de San Isidro, ao lado de Buenos Aires.
Aos devotos, indico conhecer a catedral de 1708 maravilhosamente conservada e lindíssima, construida em estilo gótico com suas torres pontudas e muito altas.
No link aqui há algumas fotos: (https://www.google.com.br/maps/preview/uv?hl=pt-BR&pb=!1s0x95bcb033291a37d5:0x7491fd76544cca18!2m5!2m2!1i80!2i80!3m1!2i100!3m1!7e1!4shttp://www.panoramio.com/photo/525768!5scatedral+de+san+isidro+-+Pesquisa+Google&sa=X&ei=YB_6UrH-MPC10AHvwIEw&ved=0CJ8BEKIqMBA).

Os Santos, como o Santo Isidro, não são apenas para serem venerados, mas assim como ele mesmo, são exemplos de vida e de conduta para nós, filhos do Pai.
Raul Lourenço disse…
Por princípio não acredito em sonhos, porém, hoje dia 16 de Maio acordei pelas 8 horas da manhã acordado de um sonho onde um homem sentado com vestes iguais a Santo Izidro, num campo e eu sentado ao seu lado direito, falou comigo de vários assuntos só me lembro de me ter dito que era Santo Izidro e que hoje dia 15 era o seu dia. Acordei e olhei para o despertador e vi a data, era dia 16, porém eu estava na noite de 15 para 16, e não entendi bem. Algo aconteceu! Só me acredito que o Santo me apareceu em sonho pois nada sabia da sua vida. Entrei na internet e vi que o dia do santo Izidro era a que ele me tinha dito.
Nunca escreveria nada aqui ou em outro lugar que fosse se realmente não houvesse algo de verídico.
Entrei numa igreja acendi uma vela rezei a Santo Izidro e agradeci a visita dele.
Deixo o meu testemunho.
Obrigado Santo Izidro!��
Ámen!
Raul Lourenço disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Sempre fui agricultor arrendatário, agora vou comprar uma área e o nome da propriedade será Fazenda Santo Isidoro em homenagem ao padroeiro dos agricultores
Unknown disse…
Meu nome é José Luis, sou engenheiro aposentado e de poucas posses, mas tenho um projeto de tecnologia que se for bem sucedido ajudará o homem do campo e eu terei um emprego.
Vou consagrar meu empreendimento a São Isidro, que é também padroeiro dos desempregados. Em nome de Jesus e de sua Santíssima mãe Maria!
Carlos Francisco disse…
Na cidade de São José do Barreiro SP, especificamente no Parque Nacional da Serra da Bocaina, tem a Cachoeira do Santo Isidro, será essa a origem do nome da cachoeira?

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo