domingo, 2 de maio de 2010

Santo Isidro ou Santo Isidoro


Santo Isidro

Patrono dos lavradores

11 de maio

Passei as noites vigiando, passei frio e calor para aumentar teus bens. Pouco possuías, quando entrei no teu serviço e vês agora como estás rico”. (Gen 30,30)

Devemos aproveitar todas as ocasiões que o Senhor nos propõe como meio de santificação. No livro do gênesis o Senhor sentencia ao homem um meio eficaz; “Tiraras da terra, com trabalhos penosos, o teu sustento todos os dias de tua vida... Comerás o teu pão com o suor de teu rosto.” (Gen 3, 18-19)
O Senhor nos apresenta o trabalho como meio santificador, é no cotidiano e nas pequenas ocasiões que encontramos os meios eficazes para alcançá-la.
O lavrador possui todos os meios de salvação, todos os elementos da natureza são fontes de inspiração e que permitem uma maior intimidade com o Criador. O contato com a terra e seus frutos etc.

E Quem foi Santo Isidro?

A Bela e encantadora Madri, capital da Espanha, foi o berço natal de Isidoro o lavrador. Seus pais eram muito pobres, nada possuíam em bens, e todo bem que possuíam era por graça de Deus; o tesouro da fé.
A Isidro não foi permitida a frequência na escola, a extrema pobreza o chamou desde os primeiros anos de idade, ao trabalho pesado, no campo.
Foi a assistência do Espírito Santo, merecida pela sua extraordinária humildade, que substituiu-lhe perfeitamente a falta livros. Isidro, na ânsia de conhecer as verdades da fé, não perdia ocasião de ouvir a palavra de Deus, que tão profundamente lhe calava na alma.
A paciência nas contrariedades, o modo afável de tratar o próximo, a prontidão em perdoar ofensas à fidelidade nos patrões.
A pontualidade no cumprimento dos deveres, o respeito e a modéstia e antes de tudo a grande caridade para com todos, assim Isidro trilhava o árduo caminho da santidade.
Isidro transformava em oração os trabalhos mais pesados, tudo oferecia por amor ao seu Deus e para cumprir sua vontade.
Enquanto a mão dirigia o arado o coração estava elevado em Deus, era tanta intimidade, que os outros empregados e seus patrões tinham a impressão de que ele estava em êxtase. Seu olhar era iluminador e suas palavras cheias de ternura e mansidão.
Seu patrão chamava-se João de Vagas e soube sempre ser reconhecido ao seu mais ilustre servo Isidoro. João refletia o versículo do Eclesiastes, como conselho que diz: “Como tua alma ama e estima um empregado prudente.” Isidro obteve de seu patrão a autorização de assistir a missa todos os dias. Levantava-se de madrugada para cumpri suas primeiras obrigações com Deus e seu patrão.
Apesar de sua pobreza, dava o que possuía aos mais pobres e sempre com o coração cheio de alegria.
Casou-se com Maria Turíbia que em tudo se parecia com seu santo esposo.
O único filho do casal morreu ainda criança, e logo em seguida morre Maria Turíbia, com fama de santidade.
Certo dia enquanto Isidro detinha-se em sua contemplação e oração, seu patrão foi a campo e testemunhou o grande prodígio, de ver um anjo arando a terra.
Isidro adoeceu gravemente e com exatidão predisse a sua morte, para a qual se preparou com todo o zelo. Era dia 11 de maio de 1170, estava com 60 anos.
Muitos milagres lhe confirmaram a grande santidade. Era por todos muito amado.
Quarenta anos depois de sua morte, o corpo foi transportado do cemitério para a Igreja de Santo André e mais tarde colocado na capela do Bispo.
Isidro foi canonizado em 1622 pelo Papa Paulo V.
Que os homens do campo, lavradores, agricultores, a exemplo de Santo Isidoro, façam do seu trabalho diário um meio perfeito de santificação.
E que Santo Isidro interceda por todos quantos tiram a terra o seu sustento e o alimento de milhares de mesas. Amém!

10 comentários:

Ju Santos disse...

pensei que Santo Isidro, tivesse nascido em Portugal...Santo Isidro é o santo padroeiro da minha terra (Vila Real), mais presisamente em Abambres. :)

Joe disse...

Belíssima história. Torna ainda mais viva em nosso meio as palavras de Jesus quando agradece ao Pai por revelar seus segredos aos pequenos e aos pobres escondendo-os aos grandes e aos poderosos. Procuramos Deus nas coisas grandes enquanto Ele se manifesta nas pequenas coisas.
Só um lembrete a título de colaboração: o Pontificado do Papa PAULO V ocorreu de 16.5.1605 a 28.1.1621. A canonização de S. Isidoro Lavrador foi feita pelo Papa GREGÓRIO XV que governou a Igreja de Cristo entre 9.2.1621 a 8.7.1623.

celio onofre disse...

é com muito orgulho que venho manifestar essa imessa alegria de dizer que o SANTO ISIDRO tambem é padroeiro de nossa cidade que é, IBIRAJUBA-PE BRASIL, que talves seja a unica cidade BRASILEIRA que o SANTO ISIDRO é padroeiro, fiquem todos na paz de DEUS...

Gabriel Araujo chaveiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberis disse...

Devemos aproveitar todas as ocasiões que o Senhor nos propõe como meio de santificação.

Alberis disse...

Devemos aproveitar todas as ocasiões que o Senhor nos propõe como meio de santificação.

Mario Sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mario Sergio disse...

Quem lê esse artigo preste atenção que são vários Santos Isidros (o agricultor é de Madri, dos anos 1150 e o Bispo e Doutor da Igreja é de Cartagena e viveu pelos idos de 700... etc e tem outros).

geovanddro santos disse...

Olá. Fiquei muito interessado em conhecer Santo Isidro depois de rever suas imagens feitas pelas padres Jesuitas da Companhia de Jesus ( acho que espanhóis) e os índios guaranis. As imagens, que são muito belas e possuem ricos detalhes esculpidas em madeira
estão no museo das ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo/RS destruida por volta de 1750.O artigo veio a me esclarecer muito o motivo da devoção a Santo Isidro e o trabalho de evangelização dos índios no século 18. Muito Obrigado e parabéns.

cesar prado disse...

Estou nesse momento olhando pela janela a Catedral de San Isidro, no distrito de San Isidro, ao lado de Buenos Aires.
Aos devotos, indico conhecer a catedral de 1708 maravilhosamente conservada e lindíssima, construida em estilo gótico com suas torres pontudas e muito altas.
No link aqui há algumas fotos: (https://www.google.com.br/maps/preview/uv?hl=pt-BR&pb=!1s0x95bcb033291a37d5:0x7491fd76544cca18!2m5!2m2!1i80!2i80!3m1!2i100!3m1!7e1!4shttp://www.panoramio.com/photo/525768!5scatedral+de+san+isidro+-+Pesquisa+Google&sa=X&ei=YB_6UrH-MPC10AHvwIEw&ved=0CJ8BEKIqMBA).

Os Santos, como o Santo Isidro, não são apenas para serem venerados, mas assim como ele mesmo, são exemplos de vida e de conduta para nós, filhos do Pai.