São Roque


São Roque
Protetor contra pestes e epidemias
16 de agosto


“... Olho para direita e vejo: não há ninguém que cuide de mim. Não existe para mim um refúgio ninguém que se interesse pela minha vida, eu vos chamo Senhor, vós sois meu refúgio, sois meu quinhão na terra dos vivos. Atendei o meu clamor...” (Salmo 141, 5-7)

Montpellier, na França, foi no ano de 1295, cenário e berço do nascimento de um de seus mais ilustres filhos; Roque! O nobre Fidalgo João e sua esposa Libéria, aguardavam com ansiedade a chegada dessa criança, era afinal, uma benção desejada.
Roque foi levado a pia Batismal, já nos primeiros dias de vida; sua mãe Libéria, era mulher virtuosa, mulher de fé e piedosa, que via naquele frágil bebê, um sinal de amor de Deus.
O pequeno Roque teve uma educação primorosa, estudou nos melhores colégios e herdou de sua mãe os mais vivos sentimentos de fé, e vida de oração.
Quando completou vinte anos, foi duramente provado com a morte repentina de seus pais, vendo-se sozinho e com uma herança invejável, sentiu em seu coração um forte apelo ao despojamento. Dispos de todos os seus bens móveis em favor dos mais necessitados e os imóveis foram entregues aos cuidados de seu tio; Roque em condições de pobre peregrino, dirigiu-se a Roma.
Quando Roque chegou a Aguapendente, na Toscana, um terrível epidemia (Peste Negra) se alastrava, e nosso jovem peregrino ofereceu-se prontamente para tratar dos doentes que lotavam as enfermarias dos hospitais.
De Aguapendente seguiu para Caesena e Rimini, por toda parte onde chegava o jovem Roque, via-se desaparecer a terrível epidemia, como que a fugir do Santo.
Foi em Roma que a caridade de Roque achou um novo campo de ação, dedicando-se durante 3 anos, ao tratamento dos pobres e abandonados doentes. Depois voltou aos lugares onde já tinha estado, e seu zêlo escolhia entre os mais doentes, mais abonados, sempre nutrindo o desejo ardente de poder oferecer a Deus o sacrifício da vida.
Por vária vezes foi provado pela doença e em todas, o Senhor conservou-lhe a vida, no que todos reconheceram uma especial proteção Divina.
Na Itália, Roque conheceu o carisma franciscano e fez votos na Ordem Terceira, como irmão penitente.
Restabelecidas as forças, Roque seguiu para Piacenza, onde a Peste dizimava a população. Com uma abnegação, que lhe era peculiar, dedicou-se ao serviço de enfermeiro no hospital, sendo também atingido pelo terrível mal. Após um sono profundo, foi acometido duma febre violenta e atormentado por uma dor fortíssima na perna esquerda, causando-lhe uma terrivel chaga.
Roque aceitou a doença, como uma Graça Divina, as dores chegaram, porém, a tal ponto que fizeram chorar e gritar continuamente.
Em pouco tempo, Roque, viu-se abandonado e desprezado por todos, decidiu em seu coração, não se tornar um peso para ninguém. Com muito custo arrastou-se até um bosque e lá acomodou-se em uma cabana abandonada.
Confiando no Senhor e entregando-se a sua Divina Providência, Roque experimentou o amor de Deus, que todos os dias enviava um cão para alimentá-lo, trazendo um pão tirado da mesa do Fidalgo Gottardo.
Certa manhã Gottardo, observando as atitudes do cão, resolveu segui-lo e qual não foi sua surpresa ao encontra-lo na choupana em companhia de Roque. Assim todos descobriram o paradeiro do Santo.
Gottardo ficou algum tempo em companhia de Roque e este, sentindo-se restabelecido de sua forças decidiu voltar para sua terra natal.
A França, por aquele tempo, estava em guerra, e assim se explica que Roque, lá chegando fosse tomado por espião.
O sofrimento e a dor tinham deixado marcas significativas em seu rosto, em seu corpo, que até o próprio Tio, que era o juiz da cidade, não o reconheceu e condenou-o à prisão.
Toda essa humilhação, Roque aceitou sem protesto algum, e todas as injustiças sofridas, ofereceu por amor a Jesus e pela conversão dos pecadores.
Por cinco anos permanceu encarcerado sem que ninguém o reconhecesse foi acometido por uma grave e terminal enfermidade, lá no cárcere recebeu os Santos Sacramentos.
Confessou sua identidade ao Sacerdote, exalava de seu corpo um suave perfume de santidade que se-espalhou por todo o presídio, Roque com seus 32 anos, entregou sua santa alma ao Senhor humilde e silenciosamente, era o ano de 1327.
(O primeiro milagre póstumo que lhe é atribuido foi a cura do seu carceireiro, que se chamava Justino e era manco de uma perna. Ao tocar no corpo de Roque, para verificar se estaria morto realemente, sentindo algo estranho percebeu sua perna milagrosamente curada).
Seu sepultamento, foi marcado por muitas honras e grandes milagres, agora reconhecido com nobre filho de Montpelier. Tempos mais tarde seus restos mortais foram transladados para Veneza, onde seus devotos lhe erigiram um belo templo.
Assegura-se que por intercessão de São Roque, muitas cidades foram poupadas da peste, entre elas Constança, na ocasião em que dentro dos muros se lhe reunia o grande concílio, em 1414.
O povo católico sempre nutriu especial confiança em devoção a São Roque e venera-o como padroeiro poderoso contra epidemias.
Será que não está a hora do povo Católico se unir em oração e clamar a intercessão de São Roque, junto ao Senhor, para que a “Gripe A”, seja definitivamente extinta. Devemos sempre acreditar, o Senhor tudo pode.
Para alcançar a vida eterna é necessária a prática da virtude. Em São Roque temos o modelo de homem virtuoso de fato.
Os Santos são setas que nos indicam o caminho que é Jesus, a verdade de Jesus e a vida que está em Jesus.
Oração a São Roque
São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, daí-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos da doenças e do perigos.
Amém.

Comentários

Curioso disse…
Sou devoto de São Roque, tenho muita fé em sua santidade.
José Carlos
Deus é dez disse…
nao conhecia a historia de sao roque depois que descobri fiquei devota
Uatos disse…
sou devoto de são Roque, e gostei muito da iniciativa de divulgar a historia de vida deste magnífico Santo.
Unknown disse…
Li a primeira frase e não consegui parar até ler o texto por completo.
Que historia impressionante!
Salete disse…
Hoje, quero agradecer a São Roque graças recebida, fiz a novena com o Pe. Reginaldo Manzoti. Obrigada Jesus, obrigada São Roque e obrigada Pe. Reginaldo.
Salete disse…
Por isso estou aqui, estou fazendo a novena de São Roque, mas não conhecia a sua história e mesmo assim já consegui graças. Obrigada Jesus e obrigada São Roque.
Blog da Deydi disse…
Eu nasci no dia de São Roque e devido a isso eu fui pesquisar a história dele muito interressante!!!!
Castro disse…
minha comunidade festeja são roque mais nao conhecia a sua historia!!!
muito bonita, modelo de santidade e de entrega a Deus!

são roque rogai por nós!
blog de duda disse…
eu ganhei uma nota 10 com essa historia de sao roque,ele era um piedoso,muito legal e agrdeciso,por tudo o que deus deu para ele.
blog de duda disse…
meus pesames foi em 16 de agosto q são roque morreu!!
Douglas Ghimell disse…
Triste e linda história de um grande Santo. Só o amor a Deus e a seus semelhantes faz essas proezas.
eu estive em são roque em 21/08/11 estava muito frio,e não parei para saber da historia. as pessoas que perguntei que trabalham na cidade não sabia me contar,todos locais que eu ia via aquela figura mostrando um machucado na perna.chegando em sp pesquisei sua vida fiquei muito comovida,historia de vida muito linda e triste. estou emocionada!
cordeiro disse…
que as bençãos de sao roque permaneça para sempre nos corações humides!!!
cordeiro disse…
que as bençãos de são roque permaneça nos coraçoes humildes e simples
LILIAN CRISTINA disse…
Nossa!!!!!! fiquei surpresa com a vida de São Roque, pois realmente não conhecia. Sempre me disseram que o Santo era protetor dos animais, por isso sempre o chamava quando via um animal em perigo.
LILIAN CRISTINA XAVIER SANTOS
DIVINÉSIA - MG
bibble disse…
Oi!Gostaria de agradecer a São Roque,pela saúde e recuperação do meu bebê de 4 patas,dálmata de 2 anos,o Bibble!Esteve beira da morte,internado,passou por cirurgia,foi dado como desenganado,eu não conhecia São Roque,mais meu pai conhecia e rezou muito pedindo a São Roque que ajudasse o Bibble,e hoje,o Bibble esta aqui em casa,comendo,brincando,no peso certo,já sem os pontos!MUITO OBRIGADA SÃO ROQUE,TE PEÇO HUMILDEMENTE QUE CONTINUE CUIDANDO DELE,PARA QUE ELE TENHA MUITA SAÚDE,E ESSA ALERGIA QUE ELE PAGOU SE CURE,PARA QUE ELE PARE DE FICAR SE AUTO MORDENDO E MACHUCANDO!POR FAVOR SÓ FALTA SARAR ESSA ALERGIA AGORA,PRA GENTE PODER OLHAR PRO BIBBLE E DIZER ''O PESADELO ACABOU''!OBRIGADA SÃO ROQUE POR TUDO,NÓS ABENÇÕE POR FAVOR,AMÉM!PESQUISE SOBRE A SUA VIDA E FIQUEI MUITO IMPRESSIONADA E ADMIRADA!
Laura Fonseca disse…
Há uma pequena capela dedicada a S.Roque Na margemesquerda do rio Cõa,a sua festa é organizada pelos mordomos a 16 de Agosto,mordomos da aldeia de Mido cocelho de Almeida e distrito da Guarda.
rob disse…
nao conhecia a sua vida agora conheço e irei conta sua historia´´tem parente na cidade de sao roque !
Unknown disse…
Peço a Deus que sempre eu me recorde do exemplo de São Roque, de seu testemunho de santidade e de sua dedicação missionaria para com os doentes.
São Roque, curai todos os doentes do nosso Brasil e abençoai os medicos, psiquiatras, psicologos e psicolgas, enfermeiros, enfermeiras, atendentes e todos os que rezam pelos doentes.

Sao Roque, rogai por nós......
São Jorge disse…
São Roque abençoai o nosso Brasil e livrai-nos de todas as doenças contagiosas, que por ventura, vierem à nos molestar.. São Roque Rogai por nós,,,amém...
Candy Delivery disse…
Nasci no dia de São Roque e peço a ele livrar a mim e aminha familia das doenças infecciosas e contagiosas. Sçao Roque rogai por todos nós.
Amem.
Candida Sacramento
Unknown disse…
Tenho adoração a São Roque desde criança, pois aprendi a rezar aos pés de sua imagem em uma comunidade pequena do interior.
Prosperei com fé em Deus e em São Roque. Atualmente tenho uma granja com o nome de GRANJA SÃO ROQUE.
Graças a isso consigo contribuir anualmente nas festas de São Roque da pequena comunidade do interior de SC.
Obrigado São Roque.
Ceratto
Unknown disse…
Queridos irmãos, shalom!
Comecei ontem dia 17 de abril de 2013 a Novena de São Roque. Estou em estado de muita ogonia por achar que estou com uma determinada doença. Estou depositando em Deus, a confiança e a esperança de não estar com "essa doença". Peço humildemente as orações de quem lê esse apelo para que Deus na sua infinita misericórdia tenha compaixão de mim e não permitas que eu esteja doente. Peço a intercessão de São Roque e a todos os Santos que intercedam por mim. Amém. Obrigado e que Deus abençoe.
Fábio Sampaio
Fábio estarei rezando por vc. minha filha foi agraciada pela intercessão de São Roque e vc também será, confie no Poder de Deus e na Santidade de São Roque.
Um abraço.
Unknown disse…
muito linda a historia de São Roque
Unknown disse…
são roque foi um santo muito esforçado.
Unknown disse…
Nao conhecia a história de São Roque mas que benção que santidade de vida...São Roque rogai por nós...
Unknown disse…
Nao conhecia a história de São Roque mas que benção que santidade de vida...São Roque rogai por nós...
Unknown disse…
Não conhecia sua história, gostei bastante.
Unknown disse…
MEU FILHO NASCEU NO DIA 16 DE AGOSTO E APESAR DE NÃO COLOCAR O NOME DELE DE ROQUE EU NESTE MOMENTO QUERO ENTREGA-LO A PROTEÇÃO DE SÃO ROQUE,PORQUE ESTE SANTO PODERÁ E FARÁ TUDO PARA PROTEGER, AMPARAR,ACONSELHAR NOS MOMENTOS NECESSÁRIOS. POR ISSO EU AFIRMO MAIS UMA VEZ "SÃO ROQUE O MEU FILHO É SEU TAMBÉM E EU SEI QUE O SR AJUDA-LO" EM TODOS OS MOMENTOS DE NECESSIDADE,ABRI E ILUMINE OS CAMINHOS DELE.AMÉM
Unknown disse…
Muito obrigado...
Muito obrigado...
Muito obrigado...
Unknown disse…
Obrigado São Roque, pela sua intercessão, o Dilson vez a cirurgia no pé teve que tirar um pedaço do dedão mas graças a sua intercessão não precisou tirar o dedo todo, a infecção foi controlada e está se recuperando muito bem. Obrigado amém!
JORGE R LEITE disse…
São Roque rogai por nós
Roberto Oliveira disse…
Em minha família (primos de meus pais) até hoje no dia 16 de agosto, reza-se um terço, para festejar esse santo. O avô de meus pais (hoje todos falecidos), no início de 1.900, ele criava gado, e como alguns ficavam doentes e morreriam, ele fez promessa a São Roque, invocando-o, para proteger seu rebanho da peste. Em agradecimento todo dia 16 de agosto fazia um jantar, acompanhada da reza do terço, até hoje essa tradição foi mantida. SÃO ROQUE interceda por nós junto a Deus e nos livre da peste material e espiritual. Amém.
Unknown disse…
Historia de vida maravilhosa.Devemos nos espelhar na vida de nossos Santos com muita Fe e devoção.Peço a São Roque que interceda por minha filha Monika Rodrigues Pereira para a cura da Dermatite Atópica,junto a Deus Nosso Senhor,Amém e misericordia de todos nós principalmente os de pouca Fe.
Unknown disse…
Com certeza umas das histórias de São Roque,foi contada no livro de zibia Gasparetto. Laços eternos, maravilhoso aprendizado q ao menos um pouquinho,devemos colocar em prática em nossas vidas..abs
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Eu aprende a ser devota o ele por ele mim curou eu tive hanseníase depois que eu conheci são Roque minha vida mudou hoje não tomo mais remédio vivo normalmente o que eu passei não desejo a ninguém viva são Roque
Marcos Viana disse…
São Roque. Exemplo de amor santidade e temor a Deus. Vivendo os mandamentos com fidelidade e devoção. Fez de sua vida a propria caridade. No silencio de dua dor ainda vei a oferecer a Deus em favor dos pecadores e por amor a jesus. Homem virtuoso e diguino. São Roque. Filho Deus Rogai por nós..... Amém
Glória disse…
Achei linda o relato do cachorro que levava pão para São Roque. Minha mãe fazia todos os anos no dia de São Roque, um almoço especial para todos os cachorros. Porém, ela falava para nós que São Roque tinha uma ferida enorme na perna e um dia o cachorro deu uma lambida e a ferida cicatrizou rapidamente!
Linda história! Não a conhecia , encontrei pesquisando orações para resgatar um animal perdido, meu amado Dominique fugiu a 30 dias, Ele é um gato muito assustado , creio que São Roque na sua infinita bondade o guiará de volta para sua família que o ama e sente muito sua falta. Amém

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo