São Lourenço


São Lourenço
Diácono e Martír

10 de agosto

“ Louvamos teu martirio, Lourenço, Santo irmão, pedindo que da igreja escutes a oração.” (Liturgia das horas).

No livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 6, vemos a preocupação dos mesmos quanto ao crescimento do número dos discípulos, convocaram uma reunião e expuseram sua angústias, dizendo: “Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus para administrar.” (Servir as mesas) pois muitos dos discipulos gregos queixavam-se que suas viúvas, estavam sendo esquecidas e negligenciadas pelos hebreus.
Foram escolhidos entre os irmãos, homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para administrar o cuidado com os pobres, orfãos e viúvas ... Ou seja o tesouro precioso do Senhor.
Estes homens foram chamados de Diáconos.

O patrono dos Diáconos

Astro de primeira grandeza, brilha o nome de São Lourenço no firmamento da Igreja Primitiva.
O nome Lourenço é o mesmo que Laureamtenens, querendo dizer “Coroa feita de Louro”, como a que antigamente os vencedores recebiam após suas vitórias. Lourenço obteve a vitória em sua paixão.
Assim como o Pé de louro, ou seja suas folhas servem para dissolver cálculos, curar infecções dos ouvidos e evitar raios, Lourenço quebra o coração endurecido, devolve a audição espiritual e proteje os condenados de injustas sentenças.
O Diácono Lourenço, de Origem espanhola, foi levado a Roma pelo bem-aventurado Sisto II, em Roma nosso Diácono foi incubido de administrar os bens da Igreja e socorrer os pobres que eram mantidos pela mesma.
O cruel Imperador Valeriano, determinou uma acirrada perseguição a Igreja, seus bispos, sacerdotes e diáconos, e uma das primeiras vítimas foi o Papa Sisto II, este sofreu o martírio em 258. Lourenço acompanhou-o até o lugar do suplício, e com os olhos marejados de lágrimas disse-lhe: “Meu pai, para onde vás sem vosso filho? Para onde o Santo Padre, sem o vosso diácono? Jamais oferecestes o sacrifício, sem que eu vos acolitasse? em que vos desagradei? Encontrastes em mim alguma infidelidade?”
O Papa, comovido com estas palavras de dedicação filial, respondeu: “Não te abandono, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte; velhice e fraqueza fazem com que tenham pena de mim; daqui a três dias me seguirás.” Tendo assim falado, deu ao jovem diácono instruções sobre os tesouros da Igreja, aconselhando que os repartisse entre os pobres.
Lourenço atento a solicitação do Santo Padre, procurou todos os pobres, viúvas e orfãos da Igreja e entre eles repartiu o dinheiro que havia. Objetos de outro, prata, como pedras preciosas, vasos sagrados de grande valor, tudo foi vendido e com o dinheiro sustentou os milhares de pobres da Igreja.
Quando o prefeito da cidade teve conhecimento dos grandes tesouros da Igreja e de que Lourenço era o administrador, mandou chamar-lo em sua presença e disse-lhe: “Nada de ti exijo, que não seja possível realizar. Soube que vossos sacerdotes se servem em vasos de ouro e prata em vossas celebrações e que usais velas de cera, colocadas em castiçais de ouro. Soube, também, que vossa Igreja ordena dar a Cesar o que é de Cesar; trazei-me, pois, todos estes objetos, de que o imperador precisa.”É verdade, - replicou Lourenço, - a Igreja é rica, mais rica que o Imperador. Concedei-me o prazo necessário, e tudo será arranjado em tempo.” O Prefeito supondo tratar-se de riquezas materiais deu-lhe de boa vontade o prazo de três dias.
Lourenço correndo contra o tempo, foi ao encontro de todos os pobres, viúvas, orfãos, cegos, surdos, mudos, paralíticos, peregrinos e desamparados, para que no terceiro dia estivessem todos à porta da Igreja.
No dia e hora marcados, todos em grande multidão, comparaceram à porta da Igreja. Lourenço convidou o Prefeito para inspecionar os tesouros da Igreja e apontou para a multidão reunida: “Eis os tesouros da Igreja : os míseros que levam com resignação a cruz de cada dia, carregam o ouro da virtude; são as almas prediletas do Senhor que valem muito mais que pedras preciosas.”
O Prefeito vendo-se enganado e iludido, cheio de ódio falou: “É assim que te atreves a ludibriar as Autoridades Reais Romanas? Miserável! Se o teu desejo é morrer, pois bem, hás de morrer, mas uma morte longa e cruel.” Deu a ordem para que Lourenço fosse cruelmente açoitado.
Finalmente mandou que trouxessem uma grelha, que foi posta sobre brasas.
O Santo foi despido e colocado sobre a grelha incandescente.
Santo Ambrósio escreveu que eu rosto brilhava como um fogo divino,e de seu corpo exalava um suave perfume que inebriava a todos.
Lourenço demostrava uma paz inigualável; seus lábios esboçavam um discreto sorriso; e com mansidão disse ao Juiz: “Se desejares, podeis dar ordem para que me virem, pois já estou bastante assado deste lado!”
O Santo mártir rezava pela conversão de Roma, cidade eterna regada com o sangue dos apóstolos Pedro e Paulo. Seus útimos momentos foram de louvor e adoração; era o dia 10 de agosto de 258.
São Prudêncio era da opinião que a conversão de Roma, foi fruto do martírio de São Lourenço.
São Leão assim expressou seu martírio: “As chamas não puderam vencer a caridade de Cristo; e o fogo que queimava por fora foi mais fraco do que aquele que lhe ardia por dentro.”
Que o exemplo de São Lourenço nos inspire sempre a pratica da caridade verdadeira e perfeita.

Comentários

Mateus Cordoba disse…
Obrigado pela ajuda. meu ajuou bastante com este artigo.
Anônimo disse…
Linda e comovente .Ainda hoje na Igreja com uma amiga ela me perguntou sobre a história de Sao Lourenço,debaixo de sua imagem.Sao Lourenço ,rogai por nós!
Raquel Popadiuk disse…
Possamos nós, católicos termos sempre essa fé ardorosa que combata sempre o inimigo.``As vezes nos deparamos com o perigo e esquecempos de confiar em Deus. Que sejamos e tenhamos essa fé de que S> Lourenço teve, esse ardor, e coragem. Amém
adalberto disse…
Olha Deus age, de um jeito que só Ele entede.
Pois eu estou me sentido atraido para o Diacónato Permanente, E eu não sabia da história de São Lourenço, como é que pode, como Deus é tão sutil, lovado seja São Lourenço.
Paz e bem!
nart disse…
Nasci no dia de São Lourenço e meus pais me deram o nome dele, fico feliz por ter esse nome e saber que São Lourenço foi um grande homem.
Lucker disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex José Adão disse…
Sou padre na cidade de São Lourenço, Minas Gerais e gostei muito de seu texto. Deus te abençoe.
antonio disse…
Hoje festeja-se na Aldeia de Murçós em Portugal Trás-os-Montes, o nosso padroeiro S. Lourenço, foi na pesquisa que aterrei no seu blog. deveras interessante, e um texto sobre S. lourenço que me deixou os cabelos de pé!... parabéns
com os meus respeitosos cumprimentos,
António Braz
Unknown disse…
uma vida dedica em auxiliar aos menos favorecidos , amava ao proximo mais do que a si proprio. exemplo de amor maravilhoso . rogai por mim santo lourenço
Unknown disse…
sao lourenço protegei minha familia
Gabriel Moraes disse…
Belíssima história, essa de São Lourenço!! Que o seu exemplo nos impulsione a se doar mais fielmente pela Santa e amada Igreja! Muito obrigado pela postagem, Paz e Bem irmão!
Que sua tenacidade e retidão de fé seja um exemplo a ser seguido por todos aqueles que procuram por um mundo melhor sem injustiças, sem preconceitos, sem corrupção, sem intolerância, sem inveja e com muito amor. Obrigado
São Lourenço teve morte cruel determinada pelo cruel prefeito da sua cidade natal mas a fé em Jesus Cristo fiel guerreiro divino transcendeu em seu Amor, pois no Céu logo chegou e as chamas da crueldade não lhe atingiram a Fidelidade Divina!!
Naninha disse…
Cresci com meus lendo para mim as vidas dos Santos. Esta prática nunca foi abandonada por mim. O exemplo dos santos nos tornam melhores cristãos.
Naninha disse…
Cresci com meus lendo para mim as vidas dos Santos. Esta prática nunca foi abandonada por mim. O exemplo dos santos nos tornam melhores cristãos.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo