São Cosme e Damião


São Cosme e Damião

27 de Setembro

“Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o altíssimo quem o criou. Toda medicina provém de Deus..., a ciência do médico o eleva em honra.”
(Eclo 38, 1-3)

Pelo ano 303 na cidade de Egéia, na Arábia, nasceram os gêmeos Cosme e Damião, filhos de nobres árabes; Dona Teodata, mulher piedosa e de grandes virtudes, transmite aos filhos os vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.
O nome Cosme vem de “Cosmos” – no grego: Puro, e Damião – “Damianus”: “Mão do Senhor” segundo a tradição. Nossos gêmeos foram educados e instruídos pelos grandes mestres da Síria e lá especializaram-se nas ciências e na medicina.
Os ensinamentos cristãos de sua Mãe, aliados a arte de curar e de aliviar os sofrimentos alheios, fizeram de nossos jovens médicos, um testemunho de amor e dedicação aos irmãos.
Os gêmeos médicos eram muito requisitados pelos pagãos, que neles encontravam um sopro de esperança e um alento nos sofrimentos.
Cosme e Damião não perdiam a oportunidade de falar de Jesus Cristo, o Médico dos Médicos, e de seu evangelho, assim aliavam a cura do corpo e da alma.
A admiração dos pagãos crescia ainda mais, vendo que os médicos Cristãos, não aceitavam a mínima gratificação, eram outras as riquezas que atraiam: “Almas para Deus.”
Incontáveis conversões foram testemunhadas, graças ao empenho e a dedicação de Cosme e Damião. As curas aconteciam de várias formas sendo até mesmo de formas extraordinárias, era o poder de Jesus sendo manifestado através de seus servos fiéis.
Durante muitos anos viveram os médicos como missionários na Cilícia. O empenho e a fama dos dois chamaram a atenção de autoridades, e uma das primeiras medidas do governador Lígias, quando chegou a a Cilícia, foi ordenar a prisão dos gêmeos, que lhe foram indicados como inimigos das divindades pagãs.
O então governador Lígias dizia cumprir ordens do imperador Diocleciano que nutria um ódio mortal contra os Cristãos.
Citados perante o tribunal de Lígías, este os interpelou sobre o exercício da profissão e sobre algumas denúncias maldosas de prática de feitiçaria.
Cosme e Damião estavam sendo acusados de exercer a medicina gratuitamente, e isto, estava causando incômodo a alguns mercenários da medicina.
Responderam as acusações dizendo:
-Curamos as doenças – mais em nome do Senhor Jesus Cristo, do que pelo valor de nossos conhecimentos e ciência.
Lígias respondeu furioso:
-É preciso que adoreis aos Deuses, sob pena de cruel tortura!
Novamente respoderam eles:
-Teus deuses não tem poder nenhum; nós adoramos o criador do céu e da terra, e nele depositamos nossa confiança.
Nossos gêmeos médicos foram submetidos aos cruéis tormentos para faze-los negar a fé e renegar a Jesus Cristo.
Vendo o governador que nada os fazia mudar de ideia, ordenou que fossem decapitados, e assim martirizados os médicos da gratuidade, os gêmeos da bondade e da caridade.
Os corpos Cosme e Damião, foram carregados por uma centena de amigos, pacientes e admiradores que por eles nutriam grande respeito e veneração
Depois de algum tempo, os restos mortais foram levados para a Síria, numa cidade chamada Cyra, e lá construiram uma Igreja em homenagem aos dois.
Em Constantinopla foi construída outra Igreja em honra aos mártires, por determinação do Imperador Justiniano I, que por eles foi favorecido em grave doença.
Parte das relíquias de nossos santos encontram-se em Roma e parte em Munique, no altar da Igreja de São Miguel.
Nossos Santos foram sempre muito festejados, são padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Algumas crendices lhes são atribuidas, porém devemos guardar como exemplo de suas vidas é o zelo pelos que sofrem e o despeendimento dos bens materiais.
Oremos:
São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai pois, os médicos e farmacêuticos. Medicai meu corpo na doença e fortalecei meu espírito contra todos os tipos de supertição.
Amém.Paz e Bem!

Comentários

Mariana disse…
Olha eu gostei bastante !!!!!! mais vc precisa postar outra coisa ,uma que chame atenção e que todos se interessen!!!!!
Márcio disse…
Não posso postar outros assuntos pois meu blog e somente sobre a vinda dos Santos e Santas e da Mãe do Senhor OK!
Unknown disse…
nao quero julgar a historia e admiravel,mais porque todos o anos nos centros de macumba e feiticaria,eles distribuem balas e doces em nome de cosme e damiao!falo isso porque quando chega o dia deles,tem ate bolo nos centros de macumba,falo porque ja vi muitas vezes,por isso fico confusa a respeito deles.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
fique muito feliz em saber sobre a vida deles que eles curava tinha muito medo deles as pessoa falava que eles fazia muito mal as crianças e era muito vigador com as crianças e com que prometia não compria e vaedade ou e uma grade metira estou muito feliz depois que eu li sobre a vida deles como eles era maravilhoso,com as crianças,curava de graça nuca queria nada em troca sempre estava colocando DEUS E NOSSO SENHOR E SALVADOE JESUE CRISTOa cima de tudo,como pode se eles tinha muita fé em DEUS como eles pode ser mal, sabendo que eles era medico eu ja fiz meus pididos a eles de cura na minha vida contas vez nois pode fazer pidido a eles,fiz tres pidido a eles esta serto,tenho muita fé neles que eles vão realiza todos os meus pididos,condo nois era piquena minha maê tinha a imagem deles sempre dava cariru para eles,minha tia tabem dava cariru sempre eu e meus irmãos sentava na mesa,hoje meu irmão esta preso o outro bebe muito e jaga e o outro bebe muito,muitas pessoa fala que era por que minha maê dava cariru para eles e deixo de dá cariru para eles por iso que meus irmãos e asim e eles sofre meus pais o que eu faço a credito ou não mi ajuda tira estas duvidas peço saúde,força,proteção,prosperidade,paz,amo.alegria libertação para meus irmãos,protas de trabalhos na minha vida que eles mi ajuda ir bem nois estudos min ensina lera escrever bem que eles libera promoçao;bride,coisas grande no meu nome que eles protija toda meus familiares muito obrigado são cosme e damião pelas graça na minha vida e de toda meus familiares naõ estou vendo mais ja a agradeço a são cosme e damião pelos milagre na minha vida eu amo vocês dois salve saõ cosme e damião.







Publicar comentário Visualizar
edite viana disse…
eunão entendo porque dois santos bons que só queria ajudar o próximo foram mortos desse jeito não entndo
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
o amor resplandesse a qem acredita em deus e na nossa fé eu digo deus lhe abençoe com todo corinho amem!
Unknown disse…
ADOREI A HISTÓRIA DESSES SANTOS!! MINHA FILHA FALA MUITO DE SÃO COSME E DAMIÃO. ELA TINHA A CURIOSIDADE DE SABER MAIS SOBRE ELE, ASSIM ACABAMOS ENCONTRANDO MAIS INFORMAÇÕES AQUI. ADORAMOS!!
andeson filho disse…
eu amei astoria delis tenhomuita fer neles
andeson filho disse…
eu tenho muita fe neles eu amei aestoria deles
andeson filho disse…
a estoria deles sal en quivio
andeson filho disse…
cuando estava cravida perde com muita fè ales pr me ajunda na hora doparto eles me deu muita forsa en pemeiro luga deus segunda nosa senhora do parto depois eles sol muito canta aeles obrigando meus santos
andeson filho disse…
eles ajunda muito que tei fer quei nao ten nao desfarsa deles porque mesmo nao tenho nao presisa porque um dia por presisa
deles
jurema disse…
Eu sempre acreditei em Cosme e Damião, eles são protetores das crianças, nos centros de umbanda existe a chamada linha de criança que é a de Cosme e Damião. Muitos se enganam dizendo centro de macumba, mas macumba é qdo se faz mal à alguém e jamais Cosme e Damião atua nesses lugares, pois são entidades elevadas e só fazem o bem, se assim acontecer pode ter a certeza que é uma entidade impostora e sem escrúpulos fazendo se passar por eles. As pessoas que tem crianças em casa deve sempre orar e pedir proteção no lar principalmente p/ as crianças que ali moram é muito bom, pode ter certeza disso...um abraço.
misterenigma disse…
Maggie: os costumes de doces e festas com cosme e damião são produto de um sincretismo religioso. Os escravos associavam suas entidades a santos porque não pudiam cultuar explicitamente seus orixas e entidades como um todo. Por não puderem cultuar abertamente os Ibejis(entidades gêmeas e infantis)acabaram associando-os a santos gêmeos do catolicismo(Cosme e Damião.
Qual foi a idade que morreram São Cosme e São Damião?

Vanessa RJ
isabel disse…
boa tarde a todos! essa historia e simplismente maravilhosa, acredito, em acada palavra aqui escrita ser verdadeira. fiquem todos com Deus, São Cosme e Damião.bjs isabel cristina.
Rosana Gunnell disse…
Historia linda! mas se eles morreram por amor a Deus e por nao adorar outros deuses que nao fosse a Deus, porque assim a biblia ensina, pq muitos continuam adorando eles agora? nao é ironico? eles morreram por nao adorar outros deuses e hoje o povo o adoram e ate oração fizeram pra eles, como se eles fossem levar pra Deus, . GENTEEEEEEEE ACORDEM, PEDIDOS SÓ FAZEMOS DIRETO A DEUS, ESTES HOMENS FOI UM EXEMPLO GRANDE DISSO.
Claudio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudio disse…
Isso naum são Santos e sim Demônios, olha lah no centro
espírita as festas que fazem com esses demônios e as crianças, depois naum sabem oq acontece tanta desgraça, mais em vez de amar a Deus amam a Demônios!
Marcos Munhoz disse…
O IGNORANTE CLAUDIO, DEMÔNIOS SÃO AQUELES QUE SE REVOLTARAM CONTRA DEUS NO CÉU E FORAM EXPULSOS DE LÁ POR SÃO MIGUEL ARCANJO. ESSES GRANDES HOMENS SÃO EXEMPLOS DE VIDA PARA NÓS, POIS AMARAM A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E POR ISSO FORAM MORTOS, SÃO MÁRTIRES, ISTO É, NÃO RENEGARAM SUA FÉ E DERAM A VIDA POR AMOR ÀQUELE QUE OS CRIOU. O QUE SE CULTUA NOS CENTROS ESPÍRITAS MESA BRANCA, NEGRA, AMARELA, AZUL,ETC, NÃO SÃO ELES E SIM DEMÔNIOS. ESSA GENTE SEM FÉ EM DEUS, USURPOU OS SEUS NOMES COMO DE SÃO JORGE E OUTROS E LEVARAM PARA ESSES VERDADEIROS CENTROS DOS DEMÕNIOS. ESSES HOMENS COMO OS QUE CITEI SÃO DE DEVOÇÃO CATÓLICA.
Marcos Munhoz disse…
ROSANA, UMA PERGUNTA:
SE VOCÊ TIVER MÃE DEUS TE ABENÇÕE.
A SRA. SUA MÃE É UM EXEMPLO PARA VOCÊ NÃO É?
VOCÊ LOUVA SUA QUERIDA MÃE E AGRADECE SEMPRE A DEUS POR ELA E SUA SAÚDE NÃO É VERDADE?
SÃO COSME E SÃO DAMIÃO TAMBÉM SÃO UM EXEMPLO PARA NÓS CATÓLICOS, SE ELES AMARAM A DEUS PERFEITAMENTE EU TAMBÉM POSSO IMITÁ-LOS NO AMOR A DEUS DO QUAL SÓ A ELE DEVEMOS ADORAR.
AOS DOIS SANTOS QUERIDOS NÃO ADORAMOS E SIM IMITAMOS SEUS EXEMPLOS COMO VOCÊ IMITA SUA MÃE NAS COISAS BOAS QUE ELA FAZ,OK?
DEUS TE ABENÇÕE E SÃO COSME E DAMIÃO RECEBA SUAS ORAÇÕES E LEVE ATÉ DEUS TODO PODEROSO.
Claudio disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Você falou bem Claudio, a Biblia diz não adorarás imagem nem faras para ti uma imagem. Mas nessa mesma Biblia Deus diz para levantar a serpente de bronze, também os querubins da arca da aliança, e outros exemplos em que esse mesmo Deus manda fazer imagens. Deus não proíbiu de fazer imagens, Ele apenas nos proibiu de adora-las, catolicos não adoram imagens nós apenas as veneramos, temos elas como lembraça daqueles que em vida foram fieis e obedintes à Deus, ou seja, admiramos eles. Abraão foi um exemplo de vida e até hoje ele é lembrado, ele foi santo, mas não porque não pecava mais sim porque foi fiel em tudo ao seu Deus. Então meu caro irmão não venha querer dizer que adoramos imagens. Antes procure saber muito bem de um assunto, para depois vim falar qualquer coisa, viu!
JANETE disse…
Gostei muito, não sabia da histária de Cosme e Damião e nem que eram médicos, estou passando por uma enfermidade e agora, Graças a um telefonema de uma amiga, sei a quem pedir a interseção de Deus para a cura do meu corpo e se possível da minha alma, estou muito triste e sofrendo muito, prte desse sofrimento eu sei que são cargas do passado pelo qual hoje me arrependo de ter feito. Espero que Deus me perdoa e que Cosme e Damião possa ouvir e atender as minhas preces.
Unknown disse…
hoje eu fui rezado por uma mae de santo e com são cosme e damiao e tenho muita fe neles pois eles ja mim ajudou muito e vão mim ajudar muito mais e vc esta de parabéns por posta as historia deles obg e tenha uma boa noite....
Anônimo disse…
Bem o pouco que sei pela tradição católica, São cosme e São Damião comemora-se no dia 26/09 e não dia 27 como postado aqui. Na umbanda é que comemora-se no dia 27. Bem fica o alerta quanto a data
Unknown disse…
Pessoal, os centros espíritas fazem festa para Cosme e Damião em respeito e admiração pela vida que levaram servindo a Deus e levando o evangelho de Jesus aos pagãos. quando chegavam as casas e localidades distribuiam guloseimas as crianças famintas. Hoje em dia os evangélicos falam de Jesus da mesma forma que eles faziam, mas como médicos que foram eles tinham recursos materiais e científicos para ajudar as pessoas doentes.
Dayana disse…
Desde de criança eu aprendi a amar e respeitar o meu Deus.Vendo e conhencendo as estórias dos Santos.Minha fé cada dia cresce e permanece nesse Deus, tão maravilhoso.A estória da vida de Cosme e Damião foi um exemplo de amor e fé que devemos usar como lição de vida e acompanhar.Imitando-os na bondade e no amor que eles sentiam por Deus.Não é difícel, só depende da gente para esse mundo se tornar melhor.
Alexandre
Olá Marcio!nao quero julgar a historia e admiravel,mais porque todos o anos nos centros de macumba e feiticaria,eles distribuem balas e doces em nome de cosme e damiao!falo isso porque quando chega o dia deles,tem ate bolo nos centros de macumba,falo porque ja vi muitas vezes,por isso fico confusa a respeito deles.
Alexandre
Olá Marcio!nao quero julgar a historia e admiravel,mais porque todos o anos nos centros de macumba e feiticaria,eles distribuem balas e doces em nome de cosme e damiao!falo isso porque quando chega o dia deles,tem ate bolo nos centros de macumba,falo porque ja vi muitas vezes,por isso fico confusa a respeito deles.
Unknown disse…
sou devota de sao cosme e damião, rezo todos os dias para eles pedindo proteçao abaixo de deus claro... chamo eles de meus anjos da guarda.
mceg disse…
São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Sempre recebi doce da própria Igreja Católica. O que falta a vocês é informação
NY 2009 disse…
Foram mortos por causa da intolerância religiosa ...essa mesma que os falsos evangélicos pregam para hipnotizar seus discípulos em prol do dinheiro
Unknown disse…
Adoreii a História !! Tenho muita Admiração por São Cosme e São Damião todos dias 27 de setembro eu junto com minha familia participamos do caruru de são Cosme e Damião e eu adoroo fazer isso isso me faiz muito bem!! Boa noite a todos Parabéns ao autor
hulk disse…
Pesquisei este site ,achei bem interessante ,obrigado por postar,pois estava mesmo á pesquisar a vida desses Santos.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo