Santa Josefina Bakhita


Santa Josefina Bakhita
A Afortunada de Deus

08 de fevereiro

“...ainda embrião, teus olhos me viram e tudo estava escrito no teu livro, meus dias estavam marcados antes que chegasse o primeiro...” (Salmo 138,16).


É impossível não se encantar com a trajetória de vida de Santa Bakhita. Tudo em sua vida é manifestação divina, é o próprio Deus diriindo seus passos até mesmo nos cruéis anos de escravidão.
Bakhita, um pouco anjo, um pouco criança, grande mulher, que foi elevada à honra dos altares pelo caminho da obediência e da simplicidade.

A Escravidão

Bakhita nasceu no Sudão, região de Dafur na África, no ano de 1869 e através de suas poucas informações sabemos que sua aldeia natal é Olgossa, cuja pronúncia é “algoz”, que em árabe significa “Dunas de Areia”.
De família abastada, seu pai possuía terras, plantações e gado; ele era irmão do chefe da aldeia. Sua família era composta pelos pais e sete filhos, sendo muito unidos e afeiçoados.
Não devemos nos esquecer de que, apesar de possuírem terras, gado, etc., viviam num aldeia onde as cabanas eram de barro com telhado de palha. Todos nas aldeias estavam sujeitos ao grande perigo que eram os bandos negreiros que raptavam homens, mulheres e crianças para negociar no mercado de escravos.
No ano de 1874, sua irmã mais velha foi raptada. A dor dilacerou o coração daquela família tão unida e feliz.
Bakhita” não foi o nome que recebera dos pais quando nasceu. No ano de 1876, com mais ou menos 7 anos de idade, foi raptada e arrancada do seio de sua família. A pequena menina tomada de pavor, foi levada brutalmente por dois árabes e foram eles que impuseram o nome de “Bakhita”, que significa: “afortunada”.
A pequena escrava, depois de um mês de prisão, foi vendida a um mercador de escravos. Na ânsia de voltar para casa, Bakhita se arma de coragem e tenta fugir. Porém, foi capturada por um pastor e revendida a outro árabe, homem feroz e cruel, que, por sua vez, revendeu-a a outro mercador de escravos.
Novamente ela é vendida a um general turco, cuja esposa era mulher terrivelmente má. Desejou marcar suas escravas e Bakhita estava entre elas. Chamou então uma tatuadoura que, com uma navalha, ia marcando os corpos das meninas que se contorciam de dores, mergulhadas numa poça de sangue. Bakhita recebeu no peito, no ventre e nos braços 114 cortes de navalha que eram esfregados com sal para que as marcas ficassem bem abertas. A jovens escravas foram jogadas sem tratamento e nenhum cuidado, durante um mês.
No ano de 1882, o general turco vendeu Bakhita ao agente consular Calisto Legnani que seria, para ela, seu anjo bom. Na casa do cônsul, Bakhita conheceu a serenidade, o afeto e os momentos de alegria, lembranças dos momentos felizes na casa dos pais.
Em 1885 o sr. Calisto é obrigado a retornar à Itália; Bakhita pede para acompanhá-lo e obtêm consentimento. E assim partiram em companhia de um amigo, o sr. Augusto Michieli, a quem o cônsul presentearia em Gênova com a jovem africana.
Chegando à Itália com seu 7º “patrão”, o rico comerciante Michieli, foi para vila Zianino de Mirano Veneto onde Bakhita se tornou babá de Mimina, a filhinha do casal. Apesar de serem pessoas boas e honestas, não eram praticantes de religião. Como sempre, Deus tem seus caminhos e acabou colocando no caminho de Bakhita, o administrador dos Michieli, Iluminato Chechini.
Iluminato era um homem muito religioso e logo se preocupou com a formação religiosa de Bakhita; e ao dar um crucifixo a ela, disse em seu coração: “Jesus, eu a confio a Ti”.
Quando os Michieli tiveram de voltar para Suakin, na África, por motivos de negócios, Bakhita e a pequena Mimina ficaram aos cuidados das Irmãs Canossianas, em Veneza, e isto graças ao sr. Iluminato.
Bakhita iniciou o catecumenato (catequese para receber os sacramentos iniciais), no Instituto das Irmãs. Ao final de nove meses, a sra. Maria Turina voltou à Itália para buscar sua filhinha Mimina e aquela que considerava sua escrava, pois retornariam à África.
Naquele instante, Bakhira já toda apaixonada por Jesus, prestes a receber os sacramentos, recusa-se a voltar para a África, apesar do afeto que nutria pela família Michieli e principalmente pela pequena. Sentia em seu coração um desejo inexplicável de abraçar a fé e vivê-la para sempre.
Apesar dos apelos e até ameaças da sra. Michieli, nossa jovem africana não cedeu em sua minima resolução. Bakhita estava livre, na Itália não havia escravidão. Sua patroa retornou à África com sua filha e Bakhita prosseguiu com sua catequese, feliz mesmo sabendo que seria a última chance de rever seus familiares na África.
No dia 09 de janeiro de 1890, Bakhita é batizada, crismada e recebe a 1° comunhão das mãos do Patriarca de Veneza, Cardeal Agostini. No batismo recebe o nome de Josefina Margarida Bakhita. Ela descreveria este dia como mais feliz de sua vida: sentir-se filha de Deus era-lhe uma emoção inigualável, assim como receber Jesus na eucaristia era o Céu na Terra.
Bakhita nutria em seu coração o sublime desejo de se tornar religiosa, uma Irmã Canossiana. Josefina Bakhita foi aceita na congregação das Filhas da Caridade Canossianas, servas dos pobres e, depois de três anos de noviciado, no dia 08 de dezembro de 1896 pronunciou os votos de: Castidade Pobreza e Obediência.
Depois da profissão religiosa, nossa Irmã Bakhita foi transferida para a cidade de Schio, em outra obra da Congregação, e lá permaneceu por 45 anos, onde passou a ser conhecida como a “Madre Morena”.
Irmã Bakhita era atenciosa com todos, sem distinção, desde as crianças do colégio, seus pais, sacerdotes, com suas irmãs religiosas, etc., sempre levando a todos palavras de conforto, consolo e amor incondicional a Deus Pai.
Em todas as funções que exerceu, sempre colocou seu coração doce e sincero na Igreja, na Sacristia, na portaria ou na cozinha, era tudo para todos, com seu sorriso de anjo.
Irmã Bakhita, em sua infância na África, mesmo sem saber nada de Deus, pensava em seu coração inocente e puro, quando olhava a lua e as estrelas: “Quem será o patrão de todas estas coisas?”. Oh! Bakhita, Deus já estava te preparando para Ele!
Bakhita sonhava com a conversão do povo africano e, no dia de sua profissão religiosa, rezou: “Ó Senhor, se eu pudesse voar lá longe, entre a minha gente e proclamar a todos, em voz alta, a tua bondade. Oh! Quantas almas eu poderia conquistar para Ti! Entre os primeiros, a minha mãe e o meu pai, os meus irmãos, a minha irmã ainda escrava... e todos, todos os pobres negros da África. Faça, ó Jesus, que também eles te conheçam e te amem!”.
No ano de 1947 Bakhita adoeceu, já quase sem forças, em cadeira de rodas, passava horas em oração, em adoração e contemplação. Era o dia 08 de fevereiro de 1947, nossa Irmã Morena murmurava: “Como estou contente! Nossa Senhora! Nossa Senhora!”.
Depois de algum tempo, em seus últimos momentos, disse: “Vou-me devagarinho para a eternidade... Vou com duas malas: uma contém os meus pecados; a outra, bem mais pesada, contém os méritos infinitos de Jesus Cristo. Quando eu comparecer diante do Tribunal de Deus, cobrirei a minha mala feia com os méritos de Nossa Senhora. Depois abrirei a outra e apresentarei os méritos de Jesus Cristo. Direi ao Pai: ‘Agora julgai o que vedes’. Estou segura de que não serei rejeitada! Então me voltarei para São Pedro e lhe direi: ‘Pode fechar a porta porque eu fico!”
Às 20 horas, irmã Bakhita entrega sua alma a Deus. O povo em grande multidão quer dar o último adeus à Madre Morena, sua fama de santidade se espalhou rapidamente e todos recorriam ao seu túmulo pedindo sua intercessão.
Em 17 de maio de 1992 foi beatificada e, em 1º de outubro de 2000, foi elevada à honra dos altares, declarada “Santa” pelo nosso Santo Padre, o Papa João II, sendo que o milagre que a levou a ser reconhecida como Santa, aconteceu em Santos, no Brasil.
Santa Bakhita deve sempre inspirar sentimentos de confiança na Providência, doçura para com todos e alegria em servir.

Paz e Bem!
Amém

Comentários

Unknown disse…
Conheci a história da vida de Santa Josefina Bakhita lendo uma revista ARAUTOS DO EVANGELHO desde então nunca mais deixei de pedir sua
intercessão pois acho uma santa muito
forte e espero através dela alcançar três graças extremamentes importantes,uma das quais é as condições de pagar o acorde e a matricula do meu curso de direito.
Santa JOSEFINA BAKHITA intercedei por nós.Amém.
Anônimo disse…
As fotos de Santa Bakhita, assim como de todos os Santos, são lindas.
Zumbi RS disse…
Jorge Mendonça;Rio Grande do Sul, conheci a História da Santa Morena(BAKHITA) NO FILME Q ME FOI DADO DE PRESENTE POR UMA AMIGA(LIGIA) FIQUEI IMPRECIONADO COM A HISTÓRIA! APESAR DO SOFRIMENTO ELA SEMPRE TEVE UM SORRISO E UMA PALAVRA AMIGA.
SANTA BAKHITA ROGAI POR NÓS.
AMÉM.
Zumbi RS disse…
Obrigado, sejamos todos feliz no
AMOR DE DEUS, AMÉM
martha belotto disse…
assisti o filme e fiquei muito emocionada e agradeco a deus por colocar entre nos pessoas com esta pois o mundo esta precisando ver e ouvir que a felicidade esta en pequenas gestos de amor carinho e compreencao,somente estas palavrasserian necessario para nos termos um mundo mais tranquilo e feliz.
Unknown disse…
Santa Josefina Margarida BAKHITA, ajuda-me a pagar todas as dívidas que tenho e ajudar oe meus irmãos e as pessoas que passam na minha vida.
DELMO OLIVEIRA, de Belém do Pará.
cicero disse…
Não conhecia a história de Santa Bakhita e chorei quando a lí...um verdadeiro anjo que se encontra ao lado de Deus.Santa morena,rogai a Deus por nós.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Fui informdo por um doce espiríto de que Santa Bakhita, hvia se aproximado de mim, fiquei feliz e ao mesmo tempo dezejai conhecer a sua hstoria . Estou encantado pelo que vi na internet. O também me encantou foi seu nome Josefina MARGARIDA bAKHITA , POIS Margarida é o nome que tem a minha mãe, desemcarnad desde 1968. De agora por diante Sta. Baquita será mais um ser espirital a me ajudar em minha caminhada . Obs: sou Espiríta estudante ds obras de Kardec.Obrigado Irmã em se interssar por um espirito tão pequenao e pobre de virtudes-Adalberto Tavares Beltrão
Ana Paula disse…
Realmente não a conhecia.
Hoje, 30/10/10, fazendo uma brincadeira no facebook, saiu Ela como meu santo de devoção. Aí fui pesquisar... e estou encantada! Que, de fato, ela se torne a minha Santa de Devoção, entre as demais que já tenho "intimidade". Amém!
Deborah disse…
Quero, por caridade, informar ao Adalberto que não deve ter sido Santa Josefina Morena a apontada pelo tal espírito. Jamais ela usaria de tal expediente, pois ela é uma santa católica apostólica romana, o que vc não sabe o que seja, pois vc é infelizmente um espírita, algo que a Igreja abjura. A Igreja não aceita sincretismo. Deborah
Unknown disse…
A alguns anos atrás , estavamos passeando no interior do maranhão, e quando estava-mos saindo de uma das casas visitadas a dona desta casa sem ter o que me oferecer, retirou um daqueles imãs de geladeira e era a santa BAKHITA, eu agradeci e coloquei-a no painel do carro. Nossa viagem prosseguiu ate Sao Luiz MA , eu estava muito anciosa para conhecer as praias , nos alojamos em um hotel a beira mar , fui ate o quintal e pensei , amanha cedinho vou dar uma caminhada na praia bem cedo..........
No dia seguinte , levantei bem cedinho , me dirigi ate o quintal e me debrucei sobre uma cerca, tive neste momento um mau geito em minha coluna que mal consegui chegar ate o quarto , estava completamente entrevada.
Passamos a procurar ajuda e nada ja havian se passado dois dias (ja estava-mos cogitando a hipotese de eu voltar de avião em uma maca para casa), quando lembrei da santa que havia ganho , e a pedi que iluminasse alguém que pudesse me ajudar naquela cidade completamente desconhecida para nós.No outro dia , cedinho, pedimos informaçao a um taxista , este sabia de uma pessoa que poderia nos ajudar e nos levou ate la , fiz acupuntura e em dois dias estava praticamente restabelecida , pude ir a praia e nossa viagem continuou sem problema , minha coluna estava recuperada. Atribuo a santa BAKHITA que me conduziu a cura. Amém.
Unknown disse…
A alguns anos atrás , estavamos passeando no interior do maranhão, e quando estava-mos saindo de uma das casas visitadas a dona desta casa sem ter o que me oferecer, retirou um daqueles imãs de geladeira e era a santa BAKHITA, eu agradeci e coloquei-a no painel do carro. Nossa viagem prosseguiu ate Sao Luiz MA , eu estava muito anciosa para conhecer as praias , nos alojamos em um hotel a beira mar , fui ate o quintal e pensei , amanha cedinho vou dar uma caminhada na praia bem cedo..........
No dia seguinte , levantei bem cedinho , me dirigi ate o quintal e me debrucei sobre uma cerca, tive neste momento um mau geito em minha coluna que mal consegui chegar ate o quarto , estava completamente entrevada.
Passamos a procurar ajuda e nada ja havian se passado dois dias (ja estava-mos cogitando a hipotese de eu voltar de avião em uma maca para casa), quando lembrei da santa que havia ganho , e a pedi que iluminasse alguém que pudesse me ajudar naquela cidade completamente desconhecida para nós.No outro dia , cedinho, pedimos informaçao a um taxista , este sabia de uma pessoa que poderia nos ajudar e nos levou ate la , fiz acupuntura e em dois dias estava praticamente restabelecida , pude ir a praia e nossa viagem continuou sem problema , minha coluna estava recuperada. Atribuo a santa BAKHITA que me conduziu a cura. Amém.
Unknown disse…
fiquei impressionado com a história dela!!! não á conhecia... passei o reveillon de 2011 em santos, deitado no sofá a tarde vi sua imagem na parede em um pequeno quadro. perguntei pra mãe do meu amigo onde disseme detalhes dela. acessei a net e procurei saber mais sobre sua trajetória. passarei a ser devoto dela. Amém
Douglas ferreira - São Paulo
Gostei muito da historia desta santa eu já tinha visto em um filme na TV SÉCULO XXI ela é um exemplo de vida para nós...!
Unknown disse…
Lúcia Maria Teresina- PI
Conheci esta Santa através de uma amigo em 2004 e sempre me acalmou ao vê-la ou somente pronunciado seu nome. Ela é uma Santa muito bela e me apaxonei por sua historia mesmo com tantos sofrimentos ela jamais deixou de acreditar em Deus.
Fabio Takeuchi disse…
Realmente misteriosos são os planos de Deus! Santa Bakhita também era carinhosamente chamada de Irma Neguinha, relatos contam que por onde ela passava a alegria era contagiante. Era impossível permanecer triste perto de Santa Bakhita. Ela é a prova de Deus que o racismo é o pior dos pecados. Negra, sequestrada e tomada de seus pais, vendida diversas vezes, como escrava sofreu inúmeros maltratos, o que justificaria que Ela nutrisse aversão pelo homem branco (não diria ódio porque seu que seu coração nunca conheceu tal sentimento) e pelo contrário, nunca fez distinção de ninguém por nada. Santa Bakhita, intercedei por nós junto ao Senhor! Bendita seja! Amém
Unknown disse…
Conheci a Santa Josefina Bakhita por acaso, estava na sala de um padre amigo nosso e vi a imagem da santa negra na sua estante e perguntei que era ela, ele me disse que era uma Santa e que se chamava Bakhita , comecei a pesquisar e encontrei uma maravilhosa historia de vida e modelo de perseverança e fé , desde de entao rezo e peco sua intercessao em diversas situações de vida , como as de hoje...


Santa Josefina Bakhirta intecerdei por nos
adilson disse…
adilson américo minha tia encontrou um folheto no chao de uma igrja em sc e ela me deu um li sua istoria de vida carrego comigo nas minhas viagem sua imagem sempre lembro dela e rezo por ela e por nos e que ela me ampare e nas minha s viagens amem
adilson disse…
adilson américo minha tia encontrou um folheto no chao de uma igrja em sc e ela me deu um li sua istoria de vida carrego comigo nas minhas viagem sua imagem sempre lembro dela e rezo por ela e por nos e que ela me ampare e nas minha s viagens amem
gabi disse…
estou assistindo o filme na tv aparecida,e resolvir pesquisar e maravilhoso que santa bakhita ilumine a todos
Unknown disse…
santa Josefina Bakhita peço sua intercessao para o tratamento do meu filho Lucas de sua perna direita que fique boa.AMÉM ASS:BERNADETE.
Deilane disse…
Obrigada Santa Josefina Bakhita pelas graças alcansadas e peço vos que me d muita paciencia para com meus pais e muita calma para minha mãe, ilumina meus caminhos e toda minha vida,me fazendo uma pessoa feliz.AMÈM.
Bel Artesã disse…
Débora, as divisões que tu achas que exitem podem acontecer do lado de cá, do lado de lá não exitem divisões. Fiquemos em paz.
Marcos disse…
Acabei de conhecer esta linda hisoria, estou passando por um momento muito dificil em minha vida;

Também vou pedir em minhas orações a ajuda de Santa Bakhita e quero voltar aqui para conta-la a todos .
SANTA BAKHITA! ROGAIS POR NÓS! Sou historiador e tive a alegria de ocnhecer o Continente Africano, porém não sabia desta Santa, até que um dia assistindo a Rede Vida de Televisão Dom Dom Washington Cruz, em sua pregação, falou da estraordinaria fé de Santa Bahkita, como negro e devoto de Nossa Senhora Aparecida, comecei a investigar a vida desta Extraordinaria Religiosa Africana! comecei então a minha devoção, até que hoje 1º de Outubro, adquirir sua Imagems Negra a COR do povo Brasileiro de Origem Africana. Confesso que não sabia que fora em 1º de Outubro de 2000 que fora elevada a Gloria dos Altares pelo nosso Santos Papa João Paulo II. Outra grande graça, Santa Bakhita fora Batizada em 1890, no memso dia recebeu o Crisma e a Primeira Eucaristia dia 09 de Janeiro daquele ano, um grande graça me faz mais devoto! eu nasci em 09d e Janeiro de 1964! SANTA BAKHITA, ROGAIS POR NÓS!
Anônimo disse…
Santa Bakhita, eu te peço roga por mim, para que eu abra o meu coração ao Senhor, sirva com alegria, gratidão a Deus que tudo me dá!!!
Ô Santa Bakhita, ajudai-me, para que eu consiga pagar minha dívida espiritual, pois o seu sorriso me trás esperanças!!!! Almiro Almeida Junior
disse…
Realmente é emocionante sua história, me comovo sempre que olho em seus olhos, minha devoçáo , devo à minha mãe,por inúmeras graças atendidas, hoje, minha filha, de 08 anos, tbm é sua devota ,tem o filme de sua história, ve e se emociona.
disse…
Obrigada por abençoar meu emprego, me proteger,das pessoas invejosas, e todos aqueles que me querem mal, abençoe meu lar , minha família e que eu possa ser exemplo de dignidade sempre , se eu cair me estenda sua mao, guie meus passos. Que eu possa trabalhar com dignidade para sustentar minha filha. Amém.
evangelizar disse…
ainda não a conhecia,mas fiquei encantado com sua historia de obidiência e fé,graças e louvores sejam dadas a todo momento amém!!!!
Marlene Gomes disse…
A história da Santa Josefina Bakhita, me deixou muito emocionada. Foi através de uma amiga que me deu um terço de Santa Bakhita. Estou vivendo um momento muito dificil de minha vida peço a Santa Bakhita que interceda a Jesus por nós por toda a minha família.. Amém
No ano passado tive a Graça de visitar a Cidade de Mariana-MG e quando entrei pela porta da casa de um bispo de lá, levada pela sua irmã, uma freira de mais de 80 anos que caminha por aquelas ladeiras com um sorriso incomparável, notei uma folhinha (calendário) na parede com a foto de uma mulher negra com expressão difícil de se esquecer. Logo fizemos uma oração e ela nos estendeu um marca paginas com a mesma foto do calendário e nos apresentou a história de Santa Bakhita. Desde então ficou gravada em meu coração, sendo intercessora das causas que encontro por essa minha caminhada.
Que Deus seja louvado pelo Anjos e Santo que deixa para nos auxiliar.
Eilleen
No ano passado tive a Graça de visitar a Cidade de Mariana-MG e quando entrei pela porta da casa de um bispo de lá, levada pela sua irmã, uma freira de mais de 80 anos que caminha por aquelas ladeiras com um sorriso incomparável, notei uma folhinha (calendário) na parede com a foto de uma mulher negra com expressão difícil de se esquecer. Logo fizemos uma oração e ela nos estendeu um marca paginas com a mesma foto do calendário e nos apresentou a história de Santa Bakhita. Desde então ficou gravada em meu coração, sendo intercessora das causas que encontro por essa minha caminhada.
Que Deus seja louvado pelo Anjos e Santo que deixa para nos auxiliar.
Eilleen
IRINEU disse…
Não sabia da existência dessa Santa. fiquei conhecendo-a, quanto estive em Jaú e fui visitar a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. Foi nessa igreja que vi, pela primeira vez, uma estátua de Santa Josefina Bakhita. Li sua história que é maravilhosa e nesse primeiro dia, fiz-lhe um pedido e fui atendido.Hoje sou devoto dela e peço para que ela interceda por nós sempre. AMÉM.
Elanio disse…
Um exemplo de santidade e amor ao proximo e principalmente a Deus, que possamos seguir esse exemplo e amar a quem não nos ama, em Jesus sobre nossa fraquezas.
Anônimo disse…
conheçi a historia dela atraves de um amigo aki em sao paulo e apartir do dia 23 de março comprei a e passei ser devoto dela...pois sou espirita mais começei na umbanda aonde tem muito santos de igreja catolica aonde gosto de todos.e tenho muito fe nos santo da igreja caotlico,aonde me idntifiquei com a santa n.sr.josefina margarida bakhita.dia abençoa..amem. e tenha fe que vou alçancar minha graça que tanto quero nessa vida e assim que alçançar mandar imprimir santinhos com sua oraçao...amem..
Aída Batchelor disse…
MORANDO EM LONDRES, FICO MUITO POR FORA DO Q ACONTECE NO BRASIL. MAS, GENTE NO FACEBBOK CRIOU UM GRUPO COM O NOME DE STA. BAKHITA. ENTAO, VIM AO GOOGLE PRA SABER MAIS SOBRE A HISTORIA DELA. FIQUEI MUITO EMOCIONADA, MAIS AINDA COM OS PENSAMENTOS DELA ANTES DO "DESENCARNE". ESPERO APRENDER MAIS E CULTUAR ESTE ESPIRITO TÃO NOBRE E ILUMINADO, DAKI POR DIANTE.NAO SENDO CONHECEDORA, APENAS AGRADEÇO A OPORTUNIDADE, SANTA BAKHITA, DE TÊ-LA EM MINHA VIDA. E Q ASSIM SEJA, EM NOME DE JESUS.
Conheci Santa Bachita, atraés de umamigo meu católivo,elefalou que aqui em São Paulo, na Igreja do Largo doPaissandú, tinha a imagem dela, fui até aigreja e como já sou devoto de Santa Clara e Santo Expedito e Nossa Senhora Aparecida, comecei minha adoração por Santa Bachita rezo todos os dia prá que Ela interceda por mim e pela minha família e por todos que passam por necessidade. Amo esta Santa e lendo sua história na internet,
ficquei mais apaixonado. Santa Bachita rogai por nós,que recorremos à Voz.
José Alves de Freitas
Karlos André disse…
Dou graças ao bom e eterno Deus por eu poder ter conhecimento desta historia tão sofrida mas porem foi no sofrimento que o Senhor a preparou e por isso também te peso senhor que vós use do meu sofrimento para mim dar a coroa da vitoria que Deus abençoe o Santo Anjo que publicou esta história.
Rosemary disse…
FICO FELIZ EM SABER DESSA SANTA NEGRA AFRICANA.
AGORA TENHO MAIS UMA PESSOA QUE SE PARECE COMIGO,E QUE ESTÁ AO LADO DE
DEUS.SANTA EFIGÊNIA,SÃO BENEDITO,SÃO
MAURÍCIO E TANTOS OUTROS DOS QUAIS EU NÃO ME RECORDO O NOME AGORA.
QUE DEUS SEJA LOUVADO!ELE QUE TUDO VÊ
E NÃO REJEITA NINGUÉM.
SANTA JOSEPHINA BAKHITA,ROGAI À JESUS
POR TODOS NÓS.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Caro editor do Blog. Sou mestrando em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba e gostaria de escrever u artigo acadêmico sobre religiosidade popular e a figura de Bakhita é muito importante e exemplar no mundo,. Você não teria acesso à literatura sobre a vida da mesma, onde eu poderia encontrar virtualmente ou em bibliotecas? Será que você poderia me indicar?
Unknown disse…
Caro editor do Blog. Sou mestrando em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba e gostaria de escrever u artigo acadêmico sobre religiosidade popular e a figura de Bakhita é muito importante e exemplar no mundo,. Você não teria acesso à literatura sobre a vida da mesma, onde eu poderia encontrar virtualmente ou em bibliotecas? Será que você poderia me indicar?
Unknown disse…
Caro editor do Blog. Sou mestrando em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba e gostaria de escrever u artigo acadêmico sobre religiosidade popular e a figura de Bakhita é muito importante e exemplar no mundo,. Você não teria acesso à literatura sobre a vida da mesma, onde eu poderia encontrar virtualmente ou em bibliotecas? Será que você poderia me indicar?
Márcio disse…
Rcomendo livros das Ediçoes Loyola e o filme das Paulinas.
Obrigado
Marcio Antonio Reiser OFS
Verinha disse…
Hoje fui a missa da minha igreja q frequento desde criança!Mas especialmente hoje senti um olhar sobre mim!natural mente me virei pra ver quem me observava, e pra meu espanto era um quadro na parece da igreja!era a santa Bakita, achei estranho frequento aquerla igreja a tantos anos e nunca havia visto aquele quadro,me perguntei quem seria aquela mulher com olhar tão penetrante tão real atravéz de uma pintura!ñ conseguia parar de olhar,senti uma paz tão grande um carinho vindo daquele olhar do intrigante quadro! até então ñ sabia quem era,fiquei curiosa e perguntei pra uma mulher q estava ao meu lado mas ela só sabia o nome dela!continuei a encarar aquele olhar q parecia me falar tantas coisas, era como se a conhecesse a muitos anos!era como se ela tivesse me falando calma estou aqui vim te dizer q Deus vai te dar a vitória tenha fé! Fui embora com paz no coração.Chegando em casa perguntei pra minha mãe quem era ela me explicou por cima alguma coisa!Mas eu ainda impressionada e curiosa vim saber mais na internet e me apaixonei anida mais por ela!Por isso achei importante relatar essa história aqui, pra ficar sacramentado o dia q conheci santa Bakita... Meu nome é vera Lucia M. isso aconteceu na igreja de são vicente estado de sp o nome da igreja é Paróquia de são vicente Martir!
Hoje lendo o depoimento de uma irmã, lembrei-me que visitando a Cidade de Mariana, quando entrei para conhecer a casa de uma freira professora e tão carinhosa já com uma certa idade e ao entrar na casa me chamou demais a atenção daquela folhinha que tinha a imagem encantadora e então perguntei quem era e tive a história contada e também ganhei os marca livros com sua imagem.
Lindo olhar.
Santa Bakhita Rogai a Deus Nosso Senhor e a Jesus pelos pais que esperam a recuperação de seus filhos.
Amém
Niura disse…
Prezada Deborah, que falta de liberdade! Que falta de conhecimento!
Pois não disse Jesus Cristo: "todos os caminhos levam ao Pai" "na casa de meu Pai existem muitas moradas"???? Nos assuntos de Deus não existe "infelizmente". Só existe "infelizmente" para a crueldade dos homens, em atitudes, pensamentos e palavras.
Niura
Unknown disse…
assisiti esse filme ontem na escola muito bom.....
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Niura o que Jesus disse, foi: " Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.(João14:6)
Unknown disse…
AO ESCRITOR MARCIO POR FAVOR RELEIA O QUE ESCREVE POIS EXISTEM MUITOS ERROS DE PORTUGUES COMO TATUADOURA (TATUADORA) DEPOIS DIIGIRA (DIRIGIA).
DESDE JÁ AGRADEÇO
Unknown disse…
Conheci a história de Santa Bakhita através do filme. Estava procurando pelo filme "Amor profundo" quando na lista de opções apareceu a opção de assistir o filme "Bakhita'. Fiquei emocionado com a história. Linda história de força de vontade e superação.
Unknown disse…
PRAZER EM CONHECE-LA SANTA BAKHITA, EU A CONHECI A SEMANA PASSADA, NA CASA DO MEU IRMÃO,ONDE MINHA CUNHADA TEM UM ESTAMPA COM SUA FOTO, E UMA IMAGEM ... INTERESSANTE ANTES DE SABER SUA HISTÓRIA, AO OLHAR PARA ESTAMPA, ELA ME PARECIA SORRIR, AI PERGUNTEI A MINHA CUNHADA QUEM ERA E ELA ME CONTOU SUA HISTÓRIA,MESMO SEM SABER SEU NOME EU ME ENCANTEI PELO SEU LEVE SORRISO NAQUELA ESTAMPA,SEI LÁ ALGO MAGICO E HOJE AQUI ESTOU PROCURANDO CONHECER MELHOR ESTA A QUEM O LEVE SORRISO DAQUELA ESTAMPA ME FEZ SENTIR ALGO DIFERENTE. SANTA BAKITA ROGAI POR NÓS. E INTERCEDE PELA MINHA CAUSA.
Rosi lopes disse…
Rosi: Agradeço em nome de minha mãe dona Eva P.O. Por uma graça alcançada em nome de Santa Bakhita. Sempre seja louvada.
Rosi lopes disse…
Agradeço em nome de minha mãe dona Eva D. P.O. por uma graça alcançada em nome de Santa Bakhita.Para sempre seja louvada.
tere guarulhos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
tere guarulhos disse…
tere.guarulhos
a pouco tempo estive, em uma livraria católica,e me interessei por uma pequenina imagem, era Santa Bakhita, hoje eu fui pesquisar na internet e li a sua estória, fiquei encantada e me emocionei muito!!!!estou passando por um momento de tribulação, a qual pedi a sua interceção, alcançando a graça que eu creio, e tomo posse, publicarei aqui a grande graça alcançada. Santa Bakhita, rogai por nós
Santa Bakhita... Agradeço a Deus por ter conhecido sua historia.
Unknown disse…
linda essa história
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
mesquitam disse…
Neste momento que o coração meu e de minha mulher, dividem se pela alegria e preocupação com a evangelização que somos impelidos por Deus, e pela tristeza com nossas dívidas, peço a Santa Bakhita sua intercessão pelo cumprimento deste periodo de evangelização e pela condição do pagamento de nossas dívidas. Desde já, agradeço lhe Santa Bakhita.
Unknown disse…
Africano que sou tenho um grade orgulho de conhecer um pouco da Santa Bakhita... a escrava do Sr. tudo aconteceu segundo a vontade de Deus a Exemplo de José vendido como escravo para se tornar um grande líder...
Unknown disse…
Acredito no senhor Sr.Adalberto, sou católica vejo o espiritismo como uma doutrina! Beijos fica com Deus
sheila vargas disse…
Conheci a historia da santa no acampamento jovem proporcionando pela rcc renovação carismática católica cada grupo tinha uma pulseira e o nome dos grupos eram nomes de santos eu fiquei com Josefina bakhita e gostei muito da historia dizem que estudar a vida dos santos nos torna santos também!
Lucas João disse…
Fotografei a imagem da Santa Josefina Bakhita igreja matriz de Jaú Est. de São Paulo e só hoje 13 12 2015 li a História.
Unknown disse…
Acabo de conhecer essa linda história de amor e fé em Jesus Cristo, ao final da leitura, após tantos relatos bonitos e comoventes não me contive e comecei a chorar. Apenas do alto é que conseguiremos encontrar forças para suportar tantas injustiças aqui na terra. Santa Josefina Bakhita, Rogai por nós e rogai também pela paz no mundo. Amém.
Domingas disse…
Eu não lembro o ano, mas encontrei um Santinho naa ria de Santa Josephina Bakhita. Avhei intrigante e um olhar muito forte o dela. Desde então, me tornei devota dela. Santa Josephina Bakhita rogai por nós 🙏🏾

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo