Nossa Senhora de Loreto



Nossa Senhora de Loreto

A Santa Casa de Nazaré é levada para a Itália

10 de Dezembro


“Pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos” (Is 56,7)

Loreto, bela cidade italiana situada à 300 Km de Roma, artisticamente ornada de flores campestres, pelas mãos do Altíssimo, impõe-se sobre uma colina, nas costas do mar Adriático, na região das marcas de Ancona.
O nome Loreto foi dado, pelo povo, tendo em vista que nas imediações da colina havia um belo bosque de louros.
Nosso Pai, São Francisco de Assis, ao passar por aquelas regiões, profetizou, sete décadas antes de sua morte, que Loreto seria um lugar dos mais sagrados do mundo, assim como Nazaré da Galiléia. Por isso, ali devia ser construída uma Igreja.

A História

No ano 313, a imperatriz Santa Helena, mãe do imperador Constantino, construiu um magnífico templo em Nazaré, na Galiléia, para abrigar a humilde casa da Sagrada Família.
Segundo uma antiga tradição, no dia 10 de dezembro de 1291, os cruzados foram derrotados pelos mulçumanos e expulsos da Terra Santa.
Muitos lugares, considerados sagrados para os cristãos católicos, foram destruídos. Era a intensão dos mulçumanos não deixar pedra sobre pedra do Cristianismo.
A casa da Virgem Maria, em Nazaré da Galileia, era uma humilde construção composta de duas partes: uma gruta escavada na rocha, e a parte da frente, composta de três paredes, de pedras.
Bem sabemos do valor daquela singela habitação, pois foi ali que a Virgem Maria nasceu e passou sua infância; foi ali, também, que ela ficou noiva; foi ali que ela recebeu a visita do embaixador do céu, o Arcanjo Gabriel; foi ali o cenário divino da anunciação e da encarnação do filho de Deus; foi ali que Jesus passou a morar desde a volta do exílio no Egito até o inicio da sua vida pública.
Aquela casa era por demais querida e amada por Jesus, e sendo assim, deveria ser preservada da destruição e da profanação.
Segundo uma antiga tradição, neste mesmo dia 10 de dezembro de 1291, os anjos teriam transportado a parte da frente da casa, ou seja, as três paredes de pedras. Primeiro para a Iliria, hoje Tersatto, na Croácia; e depois para a Itália, em 10 de dezembro de 1294.
Talvez a historia da transladação por obra dos anjos tenha nascido de um erro de tradução da expressão latina “de Angelis”, pelos anjos. Hoje se tem conhecimento que de Angelis era o sobrenome de uma família bizantina, sendo assim, em português seria “Dos Anjos”.
Provavelmente, então, as pedras da Santa Casa de Nazaré, teriam sido levadas de navio pela família De Angelis. Talvez com um presente ao papa Celestino V.
Se a casa foi transportada pelos anjos ou pela família, de navio, não importa; o que realmente importa é que Loreto guarda a maior relíquia do Cristianismo fora da Terra Santa.
A capela tem 4,5m de largura, por 9,5m de comprimento, tamanho que corresponde exatamente aos dois alicerces da casa que existia em Nazaré. As pedras que se vêem nas paredes são as mesmas, tanto em Nazaré como em Loreto. Até a coloração e as marcas das pedras se encaixam.
O resto da casa é de tijolos da região de Loreto. A capela tem apenas as três partes vistas, pois a do fundo, revestida de mármore, não havia na casa de Nossa Senhora, que terminava numa gruta escavada na pedra. A gruta é venerada, atualmente, na Basílica da Anunciação, em Nazaré.
A imagem de Nossa Senhora da Loreto é negra, esculpida artisticamente em cedro do Líbano.
A Basílica de Loreto, onde se encontra o precioso tesouro , que é a casa de Nazaré, foi construída em 1468.
O Papa João XXIII chamou a Basílica de Loreto de “Santuário da Encarnação”, em 1962. Na casa de Nazaré, o Santuário Espírito-Santo estava presente em Maria: a nova Arca da Aliança, sendo assim a Santa Casa é o santuário do Espírito-Santo por excelência.
Nossa Senhora de Loreto é a padroeira da aviação, declarada oficialmente em 1920, pelo Papa Bento XV.


A Ladainha Lauretana, ou de Loreto

A ladainha da Santíssima Virgem Maria, é conhecida como Lauretana em lembrança e homenagem a Igreja de Loreto. A causa esta em que a igreja, ou a Santa Casa de Loreto, a basílica mais importante, em honra da Virgem Maria, fora da Terra Santa.
A palavra Ladainha é grega em sua origem, e significa uma súplica, um louvor.
Os frutos e a utilidade das ladainhas na igreja são inumeráveis. Servem para afastar os males do corpo e alma. Para fazer cessar as chuvas demasiado abundantes, as tormentas, os terremotos; para livrar da fome e da seca, da guerra, dos assédios; para obter a abundancia dos frutos da terra; para afastar outros males e para alcançar numerosos benefícios...
Olhando para a casa de Loreto, o Papa João II, fazia votos para que todos os filhos da Família Humana, vindos ao mundo, tivessem um teto, uma casa para morar. A Sagrada Família de Nazaré é o modelo e a padroeira de todas as Famílias Cristã, por isso, os fieis invocam Nossa Senhora de Loreto como padroeira de suas famílias e de suas casas.
Tudo é comum, tudo é divino no cotidiano convívio da Sagrada Família, nada chama a atenção dos vizinhos e amigos. A casa de Nazaré é a mais perfeita escola de sabedoria, de virtudes, onde o silencio era mestre da perfeição. Tudo era guardado nos três corações unidos de amor.
Amém!
Paz e Bem!

Comentários

Júlie disse…
Já foi provado cientificamente, que não há chance da casa de Loreto tenha sido transladada por mãos humanas!
A CIÊNCIA JA RECONHECE "A CASA DE LORETO" COMO MILAGRE!
É preciso corrigir a informação a cima.
Júlie disse…
Já foi provado cientificamente, que não há chance da casa de Loreto tenha sido transladada por mãos humanas!
A CIÊNCIA JA RECONHECE "A CASA DE LORETO" COMO MILAGRE!
É preciso corrigir a informação a cima.
Tem algumas versões de como ela chegou à Italia. O que parece ter sido cientificamente comprovado é que as pedras da parede são mesmo do local onde viveu Nossa Senhora. Uma delas é que tenha sido transportado, pelos céus, por anjos. Uma outra é que foi desmontada e trazida de Nazaré, pelo mar, por pessoas que não queriam ver a casa da mãe de Deus destruida quando os
cruzados começaram a perder a guerra Santa e tudo o que lembrasse a história do cristianismo estavam sendo destruidas. Isso é o que eu ouvi e li até hoje. Não sei dessa afirmação de que cientificamente já está provado que foi transportada por milagre, por anjos.....
Unknown disse…
Um milagre bonito .... Preservar a casa de Nossa Senhora !
Daniel Argollo disse…
Não haveria como transportar as paredes I teiras, nem como reconstruir com a mesma técnica e argamassas locais da Palestina. A transaladaçao seria menos milagrosa do que o transporte e reconstrução por mão humanas.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo