Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)




21 de janeiro

“Bendito seja Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de Misericórdia e Deus de toda consolação, o qual nos consola em toda a nossa tribulação, para que também nós possamos consolar os que estão em qualquer angústia...”
(II Cor. 1, 3 – 5)

Devemos procurar a consolação junto a Deus e junto a Maria, pois ela é a mãe dos aflitos. E Jesus lembra que: “Bem-aventurados são aqueles que choram porque serão consolados” (Mt. 5, 5).

Nossa mãe sabe consolar, como ninguém, nossas aflições, pois a sabedoria divina está em seus lábios: “Os teus lábios são como o favo de que destila mel” (Cant. 4, 11). Com que doçura destilam dos lábios de Maria suas expressões de consolo.
Esta devoção mariana vem dos tempos dos santos apóstolos. Após a morte e ressurreição de Jesus, eles tinham Maria por verdadeira mãe e mestra, consumada na ação do Espírito Santo, o consolador prometido. Maria é a própria consoladora do espírito, a fortaleza que reconforta os sofredores, o porto seguro dos aflitos.

Origem histórica da Correia ou Cinta da Ssma. Virgem Maria



Era de costume, na Judéia, as mulheres andarem cingidas, na cintura, com uma correia, desde pequenas, como símbolo de pureza.
A Virgem Maria também usou, como toda judía, durante toda a sua vida, uma correia, sendo com a mesma sepultada. Uma tradição muito antiga narra que por ocasião de sua morte, achavam-se, por inspiração divina, reunidos junto dela, os apóstolos, exceto São Tomé, que estava muito longe, e chegara três dias depois. Estando já sepultada a Ssm. Virgem, ele ficou tristíssimo e com grande desejo de vê-la pela ultima vez.
Os apóstolos tinham tanto amor e veneração por Maria, que carinhosamente a chamavam de mãe. E era com coração de filhos que eles, após três dias, ainda velavam o sepulcro fechado; para consolar Tomé, removeram a pedra que o fechava, porém, com espanto geral, viram que o corpo puríssimo de Nossa Senhora lá não estava, encontrando-se apenas as suas vestes e a correia, no meio de rosas, que exalavam um suave aroma.
A virgem Maria foi levada aos céus pelos anjos da corte celeste.
O apóstolo Tomé, tomou nas mãos a correia, e, cheio de consolação, venerou a preciosa relíquia, colocando-a no sepulcro novamente. Como lembrança daquele acontecimento, Tomé passou a usar uma correia semelhante à de Nossa Senhora.
Passados muitos anos, Juvenal, patriarca de Jesuralém, encontrou o sepulcro onde esteve, por três dias o corpo virginal de Maria, e lá estava a bendita correia. A Imperatriz Santa Pulquéria a fez transportar para Constantinopla e colocá-la numa magnífica igreja, construída para este fim. E assim difundiu-se a devoção da Santa Correia.
Este culto piedoso era muito querido do povo, pois São Germano, que era Patriarca de Constantinopla pelos anos 720, escreveu: “Não é possível ver vossa venerável correia, ó Sssm. Virgem, sem sentir-se cheio de alegria e penetrado de devoção”.
O monge Eutino, que viveu pelos anos 1098, pregando sobre ela, dizia: “Nós veneramos a Santa Correia, vemos conservar-se inteira depois de 900 anos: Cremos realmente que a Rainha do Céu cingiu-se com ela”.


Santa Mônica e a Sagrada Correia ou Cinta

Uma piedosa tradição, antecedente ao achado da Santa Correia pelo Patriarca de Constantinopla, refere o seguinte: Achando-se Santa Mônica desoladíssima com a morte de seu marido e com a vida desregrada de seu filho Agostinho, pedia com insistência a Virgem Maria que lhe mostrasse como devia vestir-se para imitá-la no tempo que passou sobre a terra, após a ascensão de Jesus ao céu.
Nossa Senhora apareceu-lhe vestida de preto e cingida por uma correia de couro e disse-lhe: “Filha, seja este o teu vestido... e recebe esta correia sagrada que cingiu este corpo que deu a luz o Salvador”. E acrescentou: “Doravante cinge-te com ela e propaga esta devoção de minha santa correia, pois eu te prometo especial proteção a todos que forem cingidos e venerarem piedosamente a Sagrada Correia”.
Em tudo Santa Mônica obedeceu a Nossa Senhora e ainda conseguiu que sua filha e netas usassem os trajes penitenciais com a correia; logo em seguida teve a graça de testemunhar a conversão de seu filho. Agostinho aceitou ser batizado, e desde esse dia usou a correia, legando à sua ordem este distintivo em honra da Rainha do Céu!
Com o crescimento da Ordem Agostiniana no mundo, espalhou-se a devoção da Sagrada Correia; porém, foi somente em 1256 que o Papa Alexandre IV reconheceu-a canonicamente e em 1575 que o Papa Gregório XIII definiu a confraria com o título: “Cinturados de Nossa Senhora da Consolação de Sto. Agostinho e Santa Mônica”, como é conhecida até hoje.
Temos aqui a manifestação do amor de Deus, um amor sem medidas, um amor que é consolo para os aflitos, refugio para os pecadores e poderoso auxílio para todos os cristãos. Maria Ssma. é sem dúvida a maior e a mais bela das manifestações criadas pelo amor de Deus!
“Deus juntou todas as águas do oceano e chamou de mar! Da mesma forma juntou todas as perfeições e maravilhas da graça e a chamou de Maria”.

Oremos:

Doce Mãe da Consolação
Tu que és a ouvinte da palavra,
A perfeita disciplina,
A serva dos pobres de Javé.
Tu que trazes em teus braços Jesus
A verdadeira consolação.
A ti consagramas as nossas vidas
nossas famílias, nossas crianças e jovens
e o mundo inteiro.
Abençoa-nos, Mãe da Consolação,
Amém.
Paz e Bem!
Márcio Antônio Reiser O.F.S.

Comentários

Agostini disse…
Parabéns pelo belo trabalho de evangelização.
PAZ & BEM
MARIA MAINARDY disse…
Recentemente começei a fazer parte de uma caminhada aqui em Fortaleza intitulada CAMINHADA COM MARIA - NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO, que sai de uma pequena capela e segue em procissão por aproximadamente 5km rezando o TERÇO, cantando e dando louvores a Nossa Senhora da Consolação. Acontece todo 2° domingo do mes chova ou faça sol saimos em procissão as 6hs da manhã acompanhados de um PADRE e finalizamos com a SANTA MISSA e um café da manhã.Saber a história de N.Sra. foi muito bom.Deus abençoe
ro disse…
Deus dê forças a todos que divulgam o nome de Maria.
Na Igreja do Convento da Graça, em Torres Vedras, há um altar dedicado a Nª Srª da Correia, com uma imagem alusiva.
Curiosamente, ninguém me soube explicar esta tradição religiosa. Nem os Párocos...
Unknown disse…
Desde 2003 que conheci esta mãe maravilhosa e começou minha devoção. Como ela me ajudou! Curou meu pai de uma doença no fígado e agora com muita fé realizei um sonho de minha filha: um emprego em uma faculdade, onde que sabe poderá continuar seu curso de Pedagogia.Obrigada Mãe Consoladora por cuidar deste coração aflito.

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

São Miguel Arcanjo